Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Novo Benfica

Novo Benfica

15
Fev11

UMA EXPLICAÇÃO

Pedro Fonseca

Motivos vários levaram-me a estar ausente deste blog. Um blog de referência da blogosfera benfiquista. Um blog que atingiu um número de visitantes que o catapultou para a liderança dos blogues de futebol. Um blog que foi tema de notícias várias e que teve o prazer (e a honra, também) de ter visto o Presidente do Benfica marcar presença em três jantares de convívio para assinalar o seu lançamento, o 1º mês de existência e o ter atingido o meio milhão de visitantes.

Pelo meio desta ainda curta mas vibrante história, o blog foi colocado nas bocas do Mundo porque aí germinou uma candidatura à presidência do Benfica, a de Bruno Carvalho (não confundir com o candidato ao sporting), ele próprio um dos mentores, com António Souza-Cardoso, deste blog. Devo dizer, em abono da verdade, que esta foi uma iniciativa pessoal de Bruno Carvalho, que nunca colocou em causa a independência do blog durante a campanha eleitoral. Nem nunca Bruno Carvalho tentou ou fez questão de utilizar o blog e os seus membros para a sua campanha.

Talvez isso não tenha ficado claro na mente de alguns, que, de maneira precipitada e algo inexplicável, resolveram deixar de integrar a equipa fundadora.

Estas vicissitudes, todavia, vieram a prejudicar o blog, a sua influência, e a sua capacidade única de atrair visitantes. A razão de ser deste blog mantém-se, quanto mais não fosse porque é do Benfica que se trata. O António Souza-Cardoso, a quem quero aqui prestar a minha homenagem, tudo tem feito para manter vivo este espaço de referência benfiquista na blogosfera. Este esforço e dedicação é tanto mais admirável quanto o António Souza-Cardoso é um homem com uma actividade profissional de alta voltagem, que já lhe custou um pequeno e felizmente ultrapassado "susto".

Não fosse ele e, provavelmente, o Novo Benfica já não existia. É muito por ele que aqui continuo. Mas é também por respeito e amizade com o Raul Lopes, o Miguel Álvares Ribeiro e o José Esteves de Aguiar. Mas, principalmente, é porque um benfiquista nunca desiste; um benfiquista está sempre onde está o nome Benfica.

Peço desculpa aos leitores do blog esta prolongada ausência; pelo desculpa aos meus companheiros de painel. Estamos a atingir os 750 mil visitantes. É um número interessante. No final do campeonato, vamos qual o tráfego que geramos. E certamente que iremos fazer uma festa de arromba. Na Luz, no Jamor e em Dublin.

10
Jan11

À ESPERA DE VÍTOR PEREIRA

Pedro Fonseca

Ilusão, mera ilusão. A suave arbitragem de Carlos Xistra no jogo fc porto – Marítimo, tem um responsável: Freddy Guarín. O médio portista, a poucos minutos do intervalo e com  o resultado em 0-0, resolveu testar a sorte e saiu-lhe o euromilhões.

Estou plenamente convencido que, a manter-se o 0-0, com a 2ª parte em andamento, a pressão sobre Xistra iria fazer-se sentir e o árbitro albicastrense provavelmente não seria capaz de lhe resistir.

Aliás, foi isso que aconteceu em Guimarães, no jogo contra o fc porto, em que Xistra influenciou o resultado evitando a 1ª derrota portista, tendo o jogo terminado com um empate a uma bola.

Não por acaso, Pinto da Costa respirou de alívio e a satisfação foi tão grande que o presidente portista não se conteve, saltou na tribuna presidencial e, no final, esteve na zona mista a prestar declarações que merecem reflexão.

Uma delas tem a ver com o desrespeito evidenciado por uma prova chamada Taça da Liga e ainda o desrespeito evidenciado pelo profissionalismo dos jogadores do fc porto e dos seus adversários, dizendo que não se importa de perder todos os jogos da competição. Não sei o que têm a dizer a isto os responsáveis disciplinares da Liga??!!

Mas quem não pode passar ao lado destas questões é Vítor Pereira. O líder da arbitragem, que deve estar a agendar a sua conferência de imprensa de balanço das últimas 5 jornadas, tem de explicar, também, a arbitragem de Elmano Santos, no fc porto – Vitória de Setúbal.

Nomeadamente responder a esta pergunta: quando é que um penálti deve ser repetido?

Mas mais, Pereira deve explicar a nomeação de Xistra para um jogo do fc porto, quando este mesmo árbitro foi penalizado por ter beneficiado o fc porto no já referido jogo de Guimarães.

Mais ainda. Ontem, em Leiria, um jogador leiriense joga a bola com a mão dentro da área. Duarte Gomes nada assinala. Caro Vítor Pereira: quando é que as bolas que batem na mão são passíveis de ser grandes penalidades?

Pelos vistos, a favor do Benfica, nunca; contra o Benfica, todas. Pelos vistos, contra o fc porto, nunca; a favor do fc porto, todas.

Critérios uniformes exigem-se e precisam-se. Vítor Pereira tem de responder e actuar em conformidade.

19
Jul10

ROBERTO É PARA FICAR

Pedro Fonseca
Dizia-me um amigo meu, que ontem me acompanhou a Guimarães para ver o Benfica, que Roberto é o nome que se dá aos bonecos de marionetas. Na conversa de final de jogo, todos os caminhos iam dar ao homem que agora ocupa a baliza do Benfica, o espanhol Roberto, olvidando a máquina goleadora em que se está a transformar o Benfica, ainda sem Cardozo, Ramires, Luisão, Coentrão e Maxi.
Eu esforçava-me para defender o portero, mas as minhas palavras esbarravam num evidência: a exibição tinha sido preocupante. Na retina ficou-me também a atitude de Moreira. O jovem (?) guarda-redes português nem por um momento se abeirou de Roberto. No início do jogo, enquanto se encaminhava para o banco de suplentes, Moreira agradeceu os aplausos da bancada, com os bracos no ar.
Depois do intervalo, o guarda-redes português foi o primeiro a regressar das cabines. Enquanto caminhava para o banco, voltou a erguer os braços para a bancada. Sentou-se sozinho no banco de suplentes e aí ficou alguns minutos, só depois chegaram os seus companheiros.
No final, enquanto que Roberto se ia tentando explicar e os colegas procuravam discretamente apoiá-lo, Moreira manteve sempre um distanciamento calculado. Depois do "post" no facebook, em que pedia uma oportunidade. Moreira está a forçar a nota.
Jorge Jesus não tem um, mas dois problemas na baliza. Estou certo que os irá resolver a contento, como bom psicólogo e gestor de balneário que é. Roberto está para ficar e ainda tem mais 4 jogos pela frente para fazer valer a sua categoria: Mónaco, Tottenham, Aston Villa e Sunderland. Depois, vem o fc porto para a Supertaça e, aí, não há perdão possível.
Post- Scriptum: Terceiro jogo, terceiro equipamento. Primeiro foi todo verde, depois todo preto, ontem todo amarelo. Trata-se de alguma superstição?
16
Jul10

FALTA MAIS UM "10"

Pedro Fonseca
O Benfica tem um "maestro" no banco e no gabinete, mas falta-lhe um outro "maestro" no relvado. É certo que tem Aimar, mas o argentino, apesar do grande início de pré-época que está a fazer, não é homem para durar, durar, durar... E vêm aí a Liga, mais a Champions, mais a Taça, mais a Taça da Liga.
Jesus tem vindo a puxar por Felipe Menezes, mas um jogador que praticamente foi sempre preterido na época passada, ainda não pode dar garantias totais. A hipótese Gaitán mais ao centro traz outros problemas. Perde-se um extremo, que é o único, para já, a poder substituir Di Maria, e não se ganha um nº 10 completo.
É, por isso, que o Benfica continua no mercado e em força. Salta aos olhos que o plantel é muito forte. Existem 2 opções de igual valor para cada lugar. Excepto para um lugar nevrálgico: o de distribuidor de jogo. A falta de mais um nº 10, de dimensão internacional, é a lacuna que é preciso colmatar. Rapidamente e em força. (ver também em http://oinfernodaluz.blogspot.com)

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D