Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

14
Jul09

GLORIOSO SLB!

José Esteves de Aguiar

 

Depois de diversos posts dedicados ao folhetim das últimas eleições no Benfica, sabe bem voltar a concentrar as atenções no futebol.
 
Ano após ano, pouco mais de um mês depois de terminada uma época, eis que voltam as emoções, as expectativas, parece que tudo se renova, mesmo que as memórias da época anterior não sejam as melhores.
 
Começam os jogos amigáveis e o “bichinho” instala-se de novo. Estamos no trabalho e vamo-nos lembrando, ao longo do dia, de que a determinada hora termos encontro marcado com as esperanças renovadas e, mesmo que seja a feijões, cada instante do jogo é antecipado com alguma excitação.
 
Será, seguramente, cedo para tirar ilações sobre o Benfica que está a ser construído por Jorge Jesus, mas parece-me inegável que já se nota claramente a sua influência.
 
O jogo do Benfica – principalmente a primeira parte das partidas contra o Sion e contra o Shakhtar Donetsk - revelaram um Benfica rápido a pensar e a executar, com grande capacidade técnica e apreciável mobilidade ofensiva, com capacidade de envolver os adversários numa “teia”, desferindo os golpes decisivos na altura certa.
 
Atendendo à diferença de tempo de preparação entre o Benfica e aquelas equipas, pareceu-me que estamos a construir uma equipa sólida, fisicamente bem aproveitada e em que todos os jogadores sabem exactamente o que o treinador deles espera.
 
Será bom recordar que o Shakthar foi o vencedor da última edição da Taça UEFA, a mesma Taça na qual o Benfica teve uma prestação miserável, arrastando-se pela fase de grupos. Pois ontem, parecia que os papéis estavam totalmente invertidos, tal a confiança demonstrada pelos jogadores do Benfica, mesmo aqueles que estão ainda a lutar para conquistar a confiança do treinador.
 
Jorge Jesus é um perfeccionista e manda repetir as movimentações dos jogadores, durante os treinos, até que tudo saia como ele quer e gosta. Este “pequeno” pormenor faz com que sejam criados automatismos que, sem anularem a criatividade dos jogadores mais tecnicistas, conferem muito maior segurança ao jogo da equipa.
 
No jogo de ontem foi notável a certeza dos passes efectuados e, embora não tenha visto qualquer estatística, estou certo de que foi muito diminuta a percentagem de passes errados. A espaços, fez-me lembrar dos tempos em que o Benfica punha em prática a circulação de bola a que convencionou chamar-se “carrocel”. A bola circulava de pé para pé, pondo os adversários a “cheirá-la” e desgastando as equipas adversárias até ao ponto do massacre.
 
Nestas primeiras amostras do Benfica 2009/2010, nota-se que há alegria de jogar e que se pretende aliar um futebol eficaz ao futebol espectáculo que leva gente aos estádios e, logo, mais apoio para a equipa.
 
Nota-se, também, que os jogadores “comem relva”, mostrando uma garra que já há bastante tempo não via no Benfica. Parece que os votos que formulei num post anterior – de que não fosse tolerado, a qualquer jogador, armar-se em prima donna – estão a confirmar-se.
 
Cada um daqueles jogadores, do mais “consagrado” ao mais ilustre desconhecido, deve aprender o que significa envergar aquela camisola e dar tudo para merecer a honra de poder vesti-la.
 
Não é qualquer equipa que move multidões onde quer que vá e o Benfica pode orgulhar-se de ser uma das raras excepções a nível mundial.
 
É tão bom voltar a ouvir os cânticos do Glorioso SLB!!!

15 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D