Quarta-feira, 24 de Junho de 2009

Miguel Álvares Ribeiro em 24/06/09 | comentar

 

      

 

 

As eleições para os órgãos sociais do Benfica deviam ser uma oportunidade para se discutir o clube, projectando as soluções que permitam o seu engrandecimento.

 

A discussão das propostas alternativas permitiria uma participação de todos os benfiquistas, pelo menos através da escolha do projecto que mais os entusiasmasse com o voto consciente e esclarecido.

 

Em vez disso, assiste-se a um jogo de interesses, em que cada candidato se preocupa pouco com os interesses do Benfica e muito com as suas hipóteses de chegar ao poder.

 

Luís Filipe Vieira nem sequer se dá ao incómodo de apresentar o seu projecto para que possa ser discutido e avaliado!

 

Além disso, manifestou claramente que a sua reeleição se sobrepõe ao superior interesse do Benfica, com a manobra táctica da antecipação das eleições, para uma altura em que já havia assumido um conjunto importante de compromissos que formatam definitivamente a gestão do futebol (e não só) para a próxima época, e com prazos tão apertados que limitava fortemente a capacidade de apresentação de candidaturas alternativas.

 

O Benfica deve muito a Luís Filipe Vieira pelo que fez no passado, em termos da reconstrução da instituição e da recuperação da sua credibilidade. Infelizmente, com este tipo de actuação, é o próprio Luís Filipe Vieira que está a destruir a sua credibilidade e a sua imagem perante os benfiquistas.

 

Quanto ao Bruno, a sua candidatura tem o grande mérito de ter conseguido, apesar de todas as dificuldades que esta manobra eleitoral certamente provocou, apresentar uma lista e elaborar um projecto que serve de base programática para o mandato. Concorde-se ou não com as ideias propostas (e eu gostei bastante de algumas, mas não irei discutir aqui este tópico para não dispersar em relação ao essencial do post de hoje, que já vai longo), pelo menos sabemos o que esperar do Bruno se ele for eleito.

 

Apesar disso, a manobra táctica de pedir eleições antecipadas e depois acusar LFV de não ser elegível à luz dos estatutos do Benfica por ter acedido ao seu pedido (OK, não vamos discutir a táctica do “timing” das eleições) insere-se claramente num tipo de jogada eleitoral tão ou mais criticável que a de Luís Filipe Vieira.

 

Quanto às medidas mais imediatas que cada um tomará se for eleito, também me parece que nenhuma das candidaturas foi muito feliz. De facto, apesar de não conhecer muitas propostas concretas para o curto prazo, as que conheço preferia não conhecer.

 

Luís Filipe Vieira promete envolver-se pessoalmente na gestão diária do futebol. Apesar de, obviamente, o Presidente ser o responsável máximo por tudo o que acontece no Benfica, fui um dos que aplaudiu a forma como LFV se retirou da gestão diária do futebol, entregando-a a Rui Costa, pelo que considero este um retrocesso na organização interna. Além disso, não consigo compreender como é que alguém que não pode sequer assistir aos jogos da equipa por conselho médico pode ser o responsável pela gestão dessa mesma equipa (em boa verdade, apesar de não ser médico, não percebi muito bem como é que o conselho médico proíbe a assistência aos jogos de futebol, mas permite a participação em provas de atletismo e a assistência aos jogos das outras modalidades). Além disso, as medidas de gestão já implementadas reflectem uma confrangedora falta de originalidade, com o despedimento do técnico que ia ser uma aposta de continuidade e a contratação de um novo técnico e de mais uns quantos jogadores.

 

O Bruno, apesar de felizmente já ter feito um recuo táctico, anunciou muito clara e repetidamente que a sua primeira medida seria a contratação de Carlos Azenha e o despedimento de Jorge Jesus, a quem prometeu que seria o treinador com a passagem mais curta pela Luz. Esta seria, sem dúvida, uma medida com profundas implicações ao nível do normal planeamento e desenvolvimento da preparação da época, entretanto iniciada uns dias antes e isto seria suficiente para que a decisão inicial fosse muito ponderada e definitiva (de facto, apesar de concordar que só os burros é que não mudam de opinião, acho que não se anuncia uma medida com este impacto sem uma profunda reflexão de todos os prós e contras que encerra). Independentemente de não poder avaliar a qualidade técnica de Carlos Azenha (como aliás a maioria dos portugueses, uma vez que o conhecem apenas por ter sido adjunto de Jesualdo na época 2007/08 e comentador desportivo na televisão na época passada), não me parece que a diferença relativamente a Jorge Jesus possa ser considerada tão significativa que mereça o risco inerente ao desequilíbrio que, necessariamente, se geraria no seio do plantel.

 

Das primeiras decisões de Jesus, após a contratação pelo Benfica, divulgadas pela imprensa, consta a decisão de não contar com Chalana e Diamantino como técnicos adjuntos. A ser verdade, esta é mais uma clara demonstração de ineficácia da actual Direcção; de facto, ou estes técnicos não têm competência para os lugares para que foram contratados, ou então não pode ser dada esta margem de manobra a um técnico recém-chegado ao clube.

 

Voltando ao início, as eleições para os órgãos sociais do Benfica deviam ser uma oportunidade para se discutir o clube, projectando as soluções que permitam o seu engrandecimento. Infelizmente, por tudo o que se tem passado, parece que será mais uma forma de os benfiquistas se agredirem mutuamente em facções rivais e de fornecerem mais armas aos nossos adversários, não só nas "bocas" que iremos ouvir nos próximos dias, como, e mais importante, na luta pelos nossos objectivos em termos desportivos.  

 




32 comentários:
De JOESANTOS a 30 de Junho de 2009 às 09:53
o candidato BC devia é ter vergonha de andar a colocar o Benfica nas barras deo tribunal e expôr nos a nõs que amamos este glorioso em situações nada agradáveis perante todos os outros adversários e aqui na cidade do porto da qual eu resido é demais pelo qual irei mobilizar todos os benfiquistas a irem votar no LFV mal possa criar uma proposta para levar a assembleia para esse BC ser proibido de ser sócio do meu glorioso.


De Ismael Guimarães a 29 de Junho de 2009 às 00:06
Para mim está mais que provado que Chalana não tem capacidades para treinador duma equipa qualquer que seja e muito menos dum clube como o Benfica nem que seja para adjunto.
O Diamantino é um caso especial. É um treinador bem capaz contudo acho que ele deve estar mais numa posição de ligação dos Juniores ao plantel principal.
Sou a favor dum treinador que tem a sua equipa, que tem as pessoas com quem trabalha. Se precisa de informações dos jogadores que ele tem da época passada, ele terá que trabalhar. O trabalho consiste em assistir a vídeos de jogos e vídeos internos, consiste em ler relatórios, dialogar com o director desportivo, etc. Quem deve ser a ligação do clube ao treinador é o director desportivo. Não é necessário que hajam adjuntos internos.
Se houvesse essa necessidade jamais teriam deixado sair do Benfica o melhor adjunto interno que tiveram nos últimos anos - Álvaro Magalhães.


De Le Loup Fou a 28 de Junho de 2009 às 15:48
Há mais um candidato à presidência do nosso Benfica.
É um candidato criado no twitter e com um programa eleitoral próprio.
É um candidato que fala na terceira pessoa, pelo que fala a linguagem dos jogadores.

Verifica as suas propostas e lance as suas no site http://slb.leloupfou.com

Viva o Benfica!!

PS. Bruno. Estás desafiado para um debate de ideias e minis.


De americo Machado a 28 de Junho de 2009 às 14:06
causa-me asco e náusea ler dissertações deste género . Não se pode falar ao plural quando nos estamos a descrever e e isso que o senhor faz neste texto . Como português não admito que me descrevam sem o conhecimento profundo da minha pessoa e sobretudo vindo de um individuo que não tem lições a dar a ninguém bem, pelo contrario Nos portugueses merecemos mais respeito que aquele que um filosofo de algibeira quer dar só para dar nas vista . "A bem da nação António da Silva Leitão "


De joao carvalho a 28 de Junho de 2009 às 04:02
eu voto luis filipe vieira por varias razoes!
este senhor bruno carvlho que nem 5 anos de socio tem, decidiu aparecer talvez porque o porto canal lhe dá pouco para fazer.

O que é facto é que, a criticares o LFV não vais lá por muitas razoes... Agradece a reestruturaçao das modalidades e os inúmeros títulos dos ultimos anos, a construção da catedral, a aquisição de rui costa para dir. desportivo que por sua vez, trouxe ramirez, aimar, reyes, saviola, amorim.. entre outros grandes jogadores, a recuperação financeira do clube, o êxito do kit sócio, a criação do canal benfica... ao senhor LFV .

por isso o que vens para cá fazer? estragar tudo, quando todos os dias criticas o senhor lfv?
sempre que posso critico com os benfiquistas do meu habitat a tua postura nestas eleições.

O melhor é ficares sentadinho no teu gabinete no canal porto a ler a bola e os grandes êxitos do benfica.



EU VOTO LFV!


De Pet Cool a 27 de Junho de 2009 às 15:46
Gostaria de convidar toda a gente a visitar o blogue Pet Cool.
http://petcool.blog.pt
E lembre-se...não abandone os animais, pois eles nunca lhe fariam o mesmo.


De Jorge Santos a 26 de Junho de 2009 às 17:41
Após a esperteza saloia de Vieira na antecipação de eleições, não dá para reconhecer aos adeptos deste senhor moral para criticarem a hipótese de resposta no tribunal, da parte de Bruno Carvalho, pois não é mais do que usar exactamente as mesmas armas. Mais, se realmente Vieira meteu o pé na argola na forma como organizou esta tramóia que não se queixe agora dos outros. Entendo que muitos sócios do Benfica estejam de pé atrás com Bruno Carvalho, por ser um desconhecido, mas para mim por aquilo que já se sabe de Vieira tem muito mais lógica votar no opositor, mesmo sendo desconhecido, que no actual presidente. E não me falem da "obra" que fazer "obra" deixando as finanças num caos isso faço eu e qualquer um de vocês. Contas contoladas? Sim, o prejuízo está controlado, agora é regular mas continua a existir a rodos! Pelo menos o Sr Manuel Damásio, com todos os seus defeitos ainda teve um pingo de vergonha na cara: tendo reflectido ( em menos tempo) nas asneiras que fez, assumiu que não estava a altura e não se recandidatou.


De Ricardo a 2 de Julho de 2009 às 22:06
Eu só digo que o Sr Bruno Carvalho devia ter vergonha de por o clube em tribunal sem sequer recorrer aos orgaos instuticionais e assembleias gerais... Quam ama o Benfica não o leva a tribunal para tentar ganhar na secretaria o que não tem estaleca nem coragem para ir a votos e ver a tareia que leva.... Sr bruno faça um favor e amanha nao ponha os pés na luz


De Viriato de Viseu a 25 de Junho de 2009 às 22:34
Resulta deste poste do Sr. MIGUEL RIBEIRO que está a fim de por o seu voto no Sr. BRUNO DE CARVALHO a quem eu chamo de turco, porque de benefícios está cheio o Sr. Bruno e o Sr. Vieira, é nada mais nada menos, que um tipo da pior espécie.

Já o Sr. Sousa-Cardoso afina pelo mesmo diapasão, no poste que faz a seguir a este.

No entendimento destes dois escrivas, o melhor que temos a fazer é o voto no BRUNO, porque tem ideias, ao passo que o Vieira é mais do mesmo.

Pena é não poder responder ao Sr. Sousa tracinho Cardoso, porque na sua página, quando clico NAO TEM BLOG NO SAPO....desaparece cá em baixo o......PUBLICAR COMENTARIO....eheheheheheh, gato escondido com o rabo de fora... assim não dá para responder.

Por acaso neste aqui, consegui arranjar uma nesga cá no fundo para Publicar o Comentario.

Normalmente não o consigo fazer nos outros postes, por isso é que me vêm pouco.

Termino com este meu grito de guerra:

SALVÉ LFV....OS MEUS 20 VOTOS TE SAÚDAM !!!!!!!!!!


De EU & EU a 24 de Junho de 2009 às 23:50
Coitados....que azia!!! Mas aquentem que no dia 3 de Julho, de uma vez por todas, vao calar a boca.
No Benfica nao entram mercenarios e incompetentes como, por exemplo, o vosso canditato a derrota.


De Bruto da Costa a 24 de Junho de 2009 às 23:29
Projectar soluções...????

LFV tem obra feita, é reconhecido por todos. Excepção aos ressabiados.

A lacuna de LFV reside nos maus resultados do futebol, apesar do dispendio em verbas. O que demonstra que não é por falta de vontade.

Portanto, LFV apenas tem que continuar na senda de aprofundar o seu projecto para o SLB de modo a obter os resultados que o investimento deveria (deve, deverá) justificam. É conhecida a sua vontade, o seu empenhamento, para que tal aconteça.

Já de outros candidatos, apenas se conhecem palavras e fotos.

Credibilidade, nada.
Coerencia, zero.

Exemplos: Azenha / Jesus treinador; Antecipar / adiar eleições; Banca / fundos / ordenado à conta;
Eleições ou farsa eleitoral, amanhã há mais.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds