Sexta-feira, 12 de Junho de 2009

Paulo Ferreira em 12/06/09 |

Escreveram os apoiantes de LFV neste fórum que a saída de Quique era uma invenção da imprensa com vista à desestabilização do clube e que o cenário de eleições antecipadas era uma impossibilidade à luz dos estatutos.

 

Previsivelmente ambas aconteceram e mais uma vez o Benfica fica melindrado publicamente pelas suas indefinições, discurso incoerente e falta de visão estratégica a longo prazo.

 

Contudo, congratulo-me com a antecipação das eleições! O que não posso concordar e nem mesmo de me chocar é com os motivos para tal e com a forma como tudo se procedeu. E se dúvidas existissem sobre os reais motivos que levam a que tudo se proceda desta forma, a entrevista de Vilarinho e as participações (que me envergonham enquanto benfiquista)  em programas de televisão de Sílvio Cervan deixam-no claro. Aconteceu porque estrategicamente era melhor para a reeleição e porque LFV assim o quis!

 

Nem por uma vez (e mais uma vez) está em causa o que é melhor para o Benfica! Não questiono a importância que Vilarinho e LFV tiveram para o Benfica, mas não é possível que por tal os benfiquistas tenham uma dívida eterna a estes senhores. Neste momento, a gestão do Benfica é altamente centralizada, o clube está cada vez mais longe dos seus sócios e os resultados financeiros são maus.

 

Quanto aos resultados desportivos e respondendo às críticas que me foram feitas a semana passada:

  1. O Benfica é essencialmente um clube de futebol (embora seja de importância enorme o seu ecletismo) e é na sua equipa principal que os resultados são importantes. Desportiva e Financeiramente. É aqui que meço em grande percentagem o sucesso desportivo do nosso clube.
  2. Considero que as performances das equipas de formação de futebol (e parabéns aos iniciados) são muito boas, mas os objectivos das equipas de formação é formar jogadores. Ganhar é óptimo mas a menos que saiam talentos para a equipa principal e para rentabilizar, de nada serve! O tempo dirá se o trabalho de formação está a ser bem feito, ainda que tudo indique que sim...
  3. As modalidades são importantes e é bom ganhar, mas não troco um título de futebol por 4 ou 5 nas modalidades. Estas devem ser a cereja em cima do bolo e não o bolo inteiro

 

Finalizo, dizendo que continuo preocupado com o futuro do clube e que a cada dia encontro motivos que legitimizam os meus sentimentos pessimistas, infelizmente!

 

PS1 - Queiroz conseguiu destruir em muito pouco tempo a nossa selecção. É confrangedor ver a nossa equipa jogar!

 

Saudações Benfiquistas,

Paulo Ferreira

 

 




De Toupeira Real a 14 de Junho de 2009 às 13:12
Sempre defendi que o SLB deveria ter poucas mas vencedoras modalidades. Espero que aconteça nas 4 em que se aposta a sério. Os títulos no futebol da formação são mais importantes do que julga. Por acaso imagina o que é, num clube que se quer campeão, fazer a formação desde os infantis e chegar a sénior sem qualquer título? Acha que um jogador que chegue assim à equipa principal, tem condições objectivas e, já agora, mentalidade vencedora para se impor, saber e perceber o que é ganhar? Obviamente que queremos que aqueles que um dia cheguem à equipa principal sejam bons e tenham mentalidade à Benfica, por isso é melhor habituarem-se a ganhar desde pequeninos. É este Benfica que queremos!
Não posso deixar de comentar lateralmente as performances da equipa do senhor Queiroz (a qual pouco me diz, sobretudo quando não vejo ali qualquer jogador do Glorioso) mas concordo consigo. era caso para dizer, parafraseando o teórico professor, que não é o Nuno Gomes que não casa com a selecção , é o senhor Queiroz que não casa com ela nem ela com ele. Aliás, olhando-se para o que se tem passado tiram-se as seguintes conclusões: a primeira, é que o cavalheiro decidiu fazer uma limpeza estaliniana da era Scolari, sem perceber como se faz uma transição; a segunda, mais grave, é que aquilo mais parece uma montra de jogadores para transferir de alguns clubes; a terceira, é que também já há um tabu pois temos dois jogadores com lugar cativo, o guarda-redes (lá deve ir jogar para o FCP) e o "birrinhas", aquele alegado melhor jogador do mundo, o que, relativamente a este, custou a qualificação. No mais, nada que não fosse esperado pois a história do futebol português mostra-nos que quando ser criam "vagas de fundo" como a que tratou de promover o "homem dos títulos do Manchester" - O Ferguson estava lá apenas para ir beber uma garrafa de bom vinho com o Wenger -, só poderia dar no que deu. Daí nada de surpresas.
Fiquemo-nos pelo Glorioso: mais e melhor formação, mais títulos, seja em que modalidade for, e o dever de agradecer a quem contribuiu decisivamente para o restabelecimento da credibilidade e recuperação do seu estado moribundo, esperando que o mandato que iniciará em Julho seja o último, para bem da sua própria imagem. Agora, com todo o respeito pelos pretensos candidatos, está na hora de, olhando para o passado recente, sabermos distinguir projectos credíveis com os de meros paraquedistas, para não recomeçarmos do grau zero.
Viva o Benfica!


Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds