Triste Fim de Semana
Escrevi a semana passada que os tiros no pé continuavam e que nos estávamos a arriscar a perder com o Nacional a hipótese de continuar na luta pelo 2º lugar.
O anúncio de reforços com direito a análises do treinador na véspera de um jogo como o da semana passada é apenas um exemplo de como não se deve gerir um clube e a sua vida quotidiana (e o planeamento futuro).
Infelizmente e mesmo depois do SCP empatar (o que reavivou esperanças e deveria encher a equipa de motivação) conseguimos ser derrotados e agora aspiramos apenas a manter-nos em 3º (sendo que se nos distraímos ainda acabamos em 4º...).
Por muito que se defenda LFV, Rui Costa, Quique e a própria equipa, esta época é profundamente decepcionante e deve ser equacionado profundamente o porquê de tal (voltar) acontecer.
Hoje mais preocupado fiquei ao ouvir Luisão dizer que é preciso tempo e estabilidade! Mais tempo? E que estabilidade? Esta é mais uma demonstração do espírito pouco ambicioso e desculpabilizador que está instituído. A falta de responsabilização de toda a estrutura é gritante, preocupante e castradora do que é necessário para vencer!
O que Luisão deveria ter dito é que o plantel é de luxo, tem os ordenados (altos) em dia e que tinha obrigação de fazer melhor em todas as frentes.
Agora sim, é tempo de começar a preparar a próxima época, uma vez que já não existem objectivos na corrente e nesse sentido são necessárias definições de base antes de começar a mandar vir carregamentos de jogadores. Quem será o treinador da próxima época? Qual o diagnóstico do que correu mal e quais as medidas para que não volte a acontecer? Qual afinal o papel da formação no Benfica? Qual afinal a política de contratações que se quer seguir?
Como Benfiquista (dos que ainda são ambiciosos) gostava que se desses respostas concretas a estes temas...
PS - Carlos Queirós vai convocar Pepe para a selecção. É um direito que lhe assiste e nem acho que Pepe deva ser crucificado pelo que fez. Mas para quem mandou dois miúdos fora da selecção por causa de um penalty é estranho. Ou seja, sou rigído com os fracos e agacho-me perante os mais fortes. Para mim, é no mínimo um sinal de falta de carácter e um bom início para voltar ao passado em que jogador que não tivesse tiques de pugilista não cabia na selecção.
PS 1 - Não sou jurista e por isso não tenho propriedade para analisar se a candidatura do Bruno pode seguir em frente (embora pela leitura dos estatutos a opinião que tenho formada é que sim). Mas o que me faz espécie é depois da época lamentável que o Benfica fez, alguém esteja interessado em discutir este tema em vez do que de fundo se passa no clube.
Saudações Benfiquistas,
Paulo Ferreira