Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

27
Abr09

O BENFICA GLOBAL II

Pedro Fonseca

 

Há semanas escrevi neste blogue um texto intitulado “O Benfica Global”. Nele, defendia a tese de que o Sport Lisboa e Benfica é muito mais do que um clube de futebol, sendo hoje o mais eclético clube do Mundo.
É certo que o futebol, escrevia, é a alma e o coração do nosso clube – o “core business”, como agora se diz. Mas não é menos certo que o Benfica é muito mais do que isso. O Benfica é José Maria Nicolau e Eusébio, Espírito Santo e Carlos Lisboa, Livramento e Ramalhete, António Leitão e Vanessa Fernandes, Panchito Velasquez e Ricardinho, Nélson Évora e Telma Monteiro.
Este fim-de-semana foi paradigmático sobre o Benfica Global. No basquetebol, vencemos o fc porto, terminando a fase regular com um recorde absoluto de 30 vitórias consecutivas – não conheço um desempenho igual em nenhuma das outras modalidades durante a sua história. No andebol, atingimos as meias finais do play-off. A nossa Telma Monteiro foi campeã europeia de judo. E no hóquei em patins perdemos por 1-0 em casa do fc porto, no primeiro jogo do play-off de acesso à final, depois de uma arbitragem vergonhosa.
Já não bastavam as arbitragens manhosas, vergonhosas e inadmissíveis com que somos prejudicados na Liga, agora até no hóquei em patins assistimos a um “fartar vilanagem” que devia fazer corar de vergonha todos os responsáveis por esta modalidade tão querida dos portugueses.
Daqui quero dar um grande abraço de parabéns à jovem equipa de hóquei em patins do Benfica, que num clima intimidatório e adverso, e tendo ainda que bater-se contra a equipa de arbitragem, dá esperança aos benfiquistas de que ali estão os dignos sucessores de Livramento, Carlos Dantas, Luís Ferreira, Jorge Vicente, António Ramalhete, Mariano Velasquez e Panchito Velasquez.
A tudo isto se junta a vitória obtida frente ao Marítimo, na Luz, perante uma apreciável moldura humana. O Benfica Global está bem e recomenda-se.
Porém, não nos deixemos iludir. Vivemos em Portugal e, só isso, explica muita coisa. Explica a arbitragem do hóquei mas não só. Explica ainda a actuação ignóbil da federação portuguesa de judo e do seu presidente.
Este senhor ficou desagradado com o facto da campeã Telma Monteiro ter falado ás televisões sobre o seu título europeu envergando o fato de treino do Benfica. Eu quero agradecer à Telma Monteiro esse facto. Não só porque o equipamento do Benfica fica bem em qualquer circunstância, mas porque é ao Benfica que Telma tem de agradecer o apoio que lhe permite tais desempenhos.
Ao senhor da federação de judo, apenas isto: ninguém em Portugal daria conta da federação de judo, muito menos do seu presidente, se não fossem as vitórias de Telma Monteiro. Esse senhor devia agradecer à Telma por alguém notar a sua existência.
O Benfica agradeceu publicamente aos campeões Nelson Évora, Vanessa Fernandes e Telma Monteiro. Faria bem melhor a federação de judo em adoptar uma postura mais civilizada.
Este é o Benfica Global. O Benfica de todos os benfiquistas. O Benfica dos que amam o futebol e dos que apreciam o hóquei, dos que festejam os golos no andebol e dos que vibram com os cestos da nossa equipa-maravilha no básquete, dos que não esquecem Eusébio, nem Lisboa, nem Nicolau, nem Leitão. O Benfica dos benfiquistas que estão em Portugal e dos espalhados pelo Mundo. O Benfica Global.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D