Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

19
Jun08

O PASSADO RECENTE

Bruno Carvalho

 

 

Na apresentação deste blog, como foi tornado público na altura por diversos órgãos de comunicação social, estiveram presentes o Sr. Presidente do Benfica, o Sr. Dr. Manuel Vilarinho, anterior Presidente e actual Presidente da Assembleia Geral e o Sr. Mário Dias, ilustre Administrador da Benfica Estádio.
 
Quero dizer publicamente a minha opinião sobre cada um deles para que tudo fique absolutamente transparente e para que se percebam as minhas motivações relativamente a este blog.
 
Gostava de começar por Manuel Vilarinho. Tenho para mim que se não fosse Manuel Vilarinho provavelmente já não haveria Benfica ou a haver seria algo lamentável.
 
Manuel Vilarinho arrancou a ferros uma vitória eleitoral sobre Vale e Azevedo que se preparava para apropriar-se do Benfica através de uma SAD pensada à sua medida.
 
Hoje em dia parece que Vale e Azevedo nunca teve apoiantes, mas devo lembrar que ele foi presidente do Benfica com os votos dos sócios, alicerçando a sua vitória num discurso anti-portista fácil, gostando que o apelidassem de “Pinto da Costa vermelho”. Com pena minha verifico que esse tipo de discurso ainda hoje tem forte apoio dos adeptos do Benfica.
 
Voltando a Manuel Vilarinho, se mais motivos não houvera, só o facto de ter salvado o Benfica das mãos de um criminoso já seria suficiente para entrar na história. Eu sou dos que pensa que Manuel Vilarinho ainda não teve a justa homenagem por parte dos benfiquistas.
 
Quanto a Luís Filipe Vieira, penso que seguiu o legado de Manuel Vilarinho e tem feito uma correcta gestão empresarial do clube bem coadjuvado por Domingos Soares de Oliveira.
 
Com Luís Filipe Vieira e Manuel Vilarinho o Benfica conseguiu construir o seu magnífico estádio onde se disputou a final do Euro 2004, passando igualmente a dispor de um moderno centro de estágios.
 
Não posso deixar de saudar, neste capítulo, o Sr. Mário Dias que com enorme dedicação liderou a execução das obras, tendo, no caso do estádio,lutado contra um prazo curtíssimo.
 
Com Manuel Vilarinho e Luís Filipe Vieira o Benfica voltou a ser um clube respeitado, passou a ter resultados económicos positivos, aumentou substancialmente o número de sócios para patamares que nos deixam a todos orgulhosos.
 
Luís Filipe vieira conseguiu que o Benfica voltasse a ser campeão nacional e reestruturou os escalões de formação do futebol do Benfica.
 
Por tudo isto considero o consulado de Luís Filipe Vieira positivo, por ter, com Manuel Vilarinho, tirado o Benfica dos escombros e devolvido a dignidade ao clube.
 
E agora? Devemos ficar eternamente gratos e por isso silenciosos? Devemos ignorar os sucessivos erros desportivos constantes?
 
Teremos que ser um clube que se deve reger por regras totalitárias de pensamento único?
 
Eu acho que não. E por isso neste blog vou, de uma forma construtiva explicar aquilo que acho que está mal, aquilo que, na minha opinião, nos afasta do caminho dos títulos.
 
Winston Churchill liderou o Reino Unido durante a 2ª Guerra Mundial, tendo com os seus aliados americanos e russos derrotado a Alemanha nazi. No entanto, nas primeiras eleições após a guerra, Churchill perdeu as eleições, uma vez que os britânicos, apesar de eternamente gratos pela sua liderança durante a guerra, entenderam que ele não era o homem ideal para os desafios que os novos tempos traziam.
 
A razão de existência do Benfica é o futebol. Mas é o futebol para ganhar. O Benfica tem que ser muitas vezes campeão. É isso que se exige ao Benfica. É isso que exige à liderança do Benfica!
 
Para quem eventualmente não se lembre, aqui ficam as classificações do Benfica desde o primeiro mandato de Manuel Vilarinho:
 
- época 99/00: 3º (a 8 pontos do Sporting)
- época 00/01: 6º (a 23 pontos do Boavista) – fora da UEFA
- época 01/02: 4º (a 12 pontos do Sporting) – fora da UEFA
- época 02/03: 2º (a 11 pontos do FC Porto)
- época 03/04: 2º (a 8 pontos do FC Porto)
- época 04/05: 1º
- época 05/06: 3º (a 12 pontos do FC Porto)
- época 06/07: 3º (a 2 pontos do FC Porto)
- época 07/08: 4º (a 23 pontos do FC Porto)
 
O Benfica não precisa de auto-elogios e de discursos populistas permanentes a anunciar novos ciclos. É tempo de encarar os problemas de frente. É isso que pretendo fazer. E vou fazê-lo dando a cara, pois eu assino as minhas opiniões e não me escondo atrás do anonimato que tanto serve a alguns.
 
Bruno Carvalho
 
PS: Peço desculpa a todos por não ter respondido aos comentários que fizeram ao meu anterior post “APITO FINAL", mas devido ao seu elevado número foi-me de todo impossível. Obrigado a todos aqueles que, concordando ou não comigo, expressaram, educadamente, a sua opinião.
 

48 comentários

Comentar post

Pág. 1/3

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D