Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

13
Abr09

SIGA A RUSGA

Pedro Fonseca

De repente todos começaram a falar, a dar palpites, a conceber estratégias. Saltaram da cartola os mais prováveis e os mais improváveis, os mais credíveis e os desacreditados, os notáveis, os papagaios e os diletantes. E os demais que ainda estão para vir.

 

É isto o Benfica. Um Mundo. Um clube apetecível, sempre apetecível. Espreitam os treinadores empregados e os desempregados, os nacionais e os estrangeiros – uma oportunidade de ouro para treinar um dos clubes mais famosos do planeta.
Cemitério de treinadores? Que importa, vale mais ser rei por um dia do que plebeu toda a vida. Os treinadores de bancada agitam-se em fóruns e mesas-redondas, debates e análises, elucubrações e reacções.
O mundo gira, o país consome-se em crises e desemprego, mas o Benfica, que diabo!, é o Benfica. As televisões esfregam as mãos, na expectativa de audiências recordes. Os jornais prometem capas mais sensacionais para o dia seguinte.
A paranóia chegou a tal ponto que um destes encartados pensadores da bola, há muito arredio destas vidas, chegou a alvitrar que “o Benfica devia assumir que não vai ganhar nos próximos anos e, assim, poder reorganizar-se”.
Tudo isto depois de uma derrota, na Luz é certo. Meu Deus!, o actual presidente e ex-presidente do Sporting quase que chegam a vias de facto perante o país e tudo continua na paz do Senhor. O fc porto está a dois dias de um jogo que o pode colocar nas meias-finais da “Champions” e nem uma agulha bule naquela quieta melancolia.
O Benfica, nós somos o Benfica. E sendo o Benfica, a dimensão das coisas mais comezinhas atinge proporções inusitadas. A esta altura já estou a ouvir os meus simpáticos leitores: “Este gajo está em exercício de diversão”. Puro engano.
O Benfica, sempre o Benfica, é o que nos interessa e o que nos une. Por isso, não deixa de ser engraçado toda esta agitação. Os sócios agitam lenços brancos nas bancadas da Luz, mas amanhã e depois encherão com a mesma fé, o mesmo sonho, essas bancadas.
Porque o Sport Lisboa e Benfica é dos sócios, dos mais de 200 mil que nos tornam o maior clube do Mundo. E se há coisa que os sócios do Benfica não são é burros. Souberam sempre, nos momentos mais complicados, ter a lucidez de indicar o caminho.
Nunca precisamos de promover listas de assinaturas encomendadas para garantir vagas de fundo artificiais. Somos o Benfica, a democracia antes da democracia, o clube do povo, a alma de Portugal.
O que significa uma derrota perante esta realidade? Uma dor passageira, uma noite mal dormida, uma irritação conjuntural. Há o levantar do chão, sacudir o pó e recomeçar o caminho que nos há-de levar à vitória.
Basta de auto-flagelação, como disse Quique, certo por uma vez. Ser solidário não é ser acrítico, querer a união não é esconder os erros, apelar à serenidade não é ignorar que algo deve mudar.
A reflexão temos de fazê-la entre nós. Para já ainda há um caminho a percorrer, com os que estão connosco. Um objectivo a perseguir, um lugar a conquistar, uma “Champions” para alcançar.
Até lá, vamo-nos divertindo com o foguetório, a girândola de ilusões, o carrossel desenfreado. Siga a rusga.
Post-Scriptum: Tivessem os árbitros tido um comportamento idóneo em algumas partidas do Benfica, de que o último caso com a Académica foi paradigmático (e nunca nos esqueceremos do que aconteceu no Dragão) e mesmo com todos os erros técnicos e opções erradas estávamos em boas condições de alcançar o título.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    RIVUS 13.04.2009

    Ó meu caro Arquivo Vivo: muitos não entendem isso, sobretudo os que lhes convém, dizem que são tudo desculpas e que se estão a tapar muitos defeitos com tal discurso. Que a culpa é toda nossa, etc. e tal. Mas a realidade é precisamente essa e venho a dizê-lo até á exaustão. E só não vê quem não quer. É mais que óbvio; se os Porkos batoteiros fossem atacados da forma persistente, vil e sem tréguas como nós somos, estariam assim tão pujantes? Duvido que existissem sequer. Forçando, por todos os meios e feitios, a crise no Benfica, é a melhor garantia do sucesso deles. Estarão sempre a salvo de qualquer percalço. Fiquei, por isso, feliz ao ler o seu comentário, por verificar que alguém pensa como eu. E pensa correcto!









  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2010
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2009
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2008
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D