Que as amêndoas sejam doces...
Em fim de semana de Páscoas, desejo que o meu Domingo seja feliz e que o nosso Benfica para isso contribua!
Espero que a semana depois do jogo com a Académica seja bastante mais feliz que a anterior. Na passada semana assisti a um Benfica que me envergonhou com a sua exibição na Amadora e a uma exibição convincente do líder frente a um Guimarães que seria porventura o adversário mais complicado que teria até final da Liga.
Depois na 3ª feira assisti a uma exibição de nível do FC Porto na Liga dos Campeões frente a uma equipa com um orçamento 4x superior!
Mais à frente a semana brindou-nos com o fica não fica de Quique na1ª página, as declarações de Carlos Martins sobre a forma como ignora as críticas dos adeptos e hoje Bagão volta a piscar o olho à liderança do Clube (curiosamente lançando análises ao FCP – afinal os “grandes benfiquistas” também olham a norte…), enquanto se fala (ainda) de Miccoli e da continuidade "tremida" de Luisão.
Neste momento não existe ponta por onde se pegue no Benfica. As exibições são miseráveis e já não se pode falar em dar tempo, simplesmente porque o Benfica neste capítulo não evolui...regride! E o que Carlos Martins diz ontem espelha bem o porquê...pura e simplesmente os jogadores (salvo raras excepções) são um conjunto de vaidosos aburguesados com os bolsos cheios e sem vergonha nem sentido do que é vestir aquela camisola!
E mais grave que isso é que os deixam ser assim...
Apesar de ainda existirem objectivos este ano, é urgente preparar-se o futuro de imediato para que deixemos de vez de andar a vender sonhos e ilusões. Luís Filipe Vieira deve assumir já se se recandidata e se sim qual o seu plano para conseguir fazer o que não conseguiu até agora! E deve ter a coragem de defender que a ida à urnas seja antes de Outubro para não se correr o risco de mandar mais um ano para o lixo com a treta do costume a que se convencionou chamar “novo ciclo”.
O único “novo ciclo” que a mim me interessa é aquele que leve o Benfica onde TEM de estar e para isso nem precisa de investir. Pode até desinvestir se com cuidado:
1) Segurar quem interessa para depois não andar a chorar sobre quem deixou sair (na maior parte das vezes para depois ir gastar mais em quem rende menos)
2) Despachar já quem veio passar férias a um país com Sol
3) Promover os talentos oriundos da Formação (afinal não lutamos pelo título de Juniores há 3 anos?)
4) Encontrar jogadores jovens e ambiciosos (com talento naturalmente) que garantam estar de alma no Benfica e que deixem tudo em campo
5) Proteger esses talentos para depois não se perderem no Benfica (ao invés de potenciarem o que têm) e dizerem depois como Coentrão “deslumbrei-me em Lisboa”
Encontrado o Grupo (jogadores e equipa técnica…e por favor deixem lá em paz o Erickson) que dê estas garantias é depois preciso fechá-lo num ambiente de exigência total de treino, metodologia de actividades que garanta um serviço ao clube permanente e que não se resuma a “ir ao treino”, estratégia de comunicação decente, relação com empresários controlada, responsabilização global em que quem pisa o risco sabe que isso tem consequências sérias e mais um conjunto de medidas que não descrevo exaustivamente mas que garantem um grupo unido, solidário, ambicioso e com uma sede de vitória que se manifeste em campo…sempre!
Espero que este ano as amêndoas sejam doces, mas sobretudo quero no futuro próximo não ter dúvidas que o Benfica que se apresentará no dia seguinte não me irá envergonhar! E esse futuro não pode esperar.
Boa Páscoa,
Paulo Ferreira