Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

09
Abr09

QUANTO TEMPO DEMORA CONSTRUIR UMA EQUIPA?

Bruno Carvalho

 
Por incompetência, por não serem capazes de ganhar, os actuais dirigentes do Benfica apenas sabem falar do sistema ou dizer que as equipas demoram muito tempo a formar.
 
Relativamente ao sistema já falei na semana passada, por isso vou agora abordar o tema do tempo que demora a construir uma equipa.
 
Quanto tempo demorará?
 
Para isso acho útil que se olhe para alguns exemplos.
 
Quanto tempo demorou Mourinho em fazer do FC Porto Campeão Nacional e vencedor da Taça UEFA?
 
Quando chegou ao FC Porto, Mourinho encontrou um clube desfeito que não era campeão há 3 anos e que se preparava para nem sequer se qualificar para as competições europeias.
 
José Mourinho chegou a meio da época para substituir Octávio Machado e conseguiu qualificar, in extremis, o Porto para a Taça UEFA.
 
No ano seguinte, o FC Porto com alguns jogadores do Leiria, do Setúbal e até do Benfica (como sempre!) foi Campeão e ganhou a Taça UEFA e no ano seguinte ganhou outra vez o campeonato e foi Campeão Europeu, tendo feito tudo isto sem andar a gastar fortunas em estrelas decadentes.
 
Afinal quanto tempo demora a construir uma equipa?
 
Será que pode demorar alguns meses ou tem sempre que se esperar muitos anos?
 
Olhei para o FC Porto como podia ter olhado para o Chelsea.
 
O Chelsea foi campeão logo no ano de estreia de Mourinho, coisa que não acontecia há mais de 50 anos.
 
E no ano seguinte, o Chelsea voltou a ser campeão.
 
Então quanto tempo é que é preciso para construir uma equipa?
 
No entanto, o mais grave é o que se está a passar este ano e que muitos benfiquistas ainda não se aperceberam.
 
Ora vejamos.
 
Depois de no final da última época ter vendido Ricardo Quaresma ao Inter e Bosingwa ao Chelsea e ter visto Paulo Assunção sair intempestivamente para o Atlético de Madrid a que podemos somar a saída de Pepe para o Real Madrid na época anterior, era sabido que o FC Porto precisaria de reconstruir a sua equipa.
 
Para os mais desatentos o FC Porto deste ano tem 6 titulares que o ano passado nem sequer estavam no clube: Cissokho (21 anos), Sapunaru (24 anos), Rolando (23 anos), Fernando (21 anos), Cristian Rodriguez (23 anos) e Hulk (22 anos).
 
Como se pode verificar, este ano, o FC Porto reconstruiu totalmente a sua equipa.
 
E com que resultados?
 
Já se sabe que nos anos em que o Porto tem que reconstruir a equipa fica mais vulnerável, mas este ano o FC Porto lidera o campeonato, está perto da final da Taça de Portugal e vê-se a forma como está a jogar na Liga dos Campeões.
 
Parece-me claro que o FC Porto durante este época, com muito trabalho e sem alaridos nem entrevistas do seu Director de Comunicação, fez o seu trabalho de reconstrução da equipa.
 
E isso é muito perigoso.
 
É que o Porto já é Tri-Campeão e poderá tornar-se Tetra este ano.
 
Com a equipa refeita, o FC Porto poderá estar a preparar-se para ganhar mais 3 ou 4 campeonatos seguidos o que poderá anunciar um ciclo nunca antes visto no futebol português de vermos uma equipa ganhar 7 ou 8 campeonatos seguidos.
 
Podemos estar a ver o início de um fenómeno do tipo Lyon no futebol português.
 
Em França o Lyon já ganhou 7 anos seguidos e finalmente este ano tem concorrência no campeonato francês.
 
Em Portugal, olhando para Benfica e Sporting só se vê o vazio.
 
O vazio de ideias e de ambição.
 
Há muito que o Sporting desistiu de lutar por ser campeão todos os anos. O objectivo do Sporting é claro: ficar à frente do Benfica para poder entrar na Liga dos Campeões e ganhar uma Taça de Portugal ou uma Supertaça, de vez em quando, para calar os seus adeptos.
 
No Benfica fala-se sempre que se quer ser campeão, mas há 3 anos seguidos que ficamos em 3º ou 4º lugar e a única coisa que conseguimos ganhar são Taças do Guadiana ou, agora, Taças da Liga.
 
Quando vejo o Porto a jogar daquela forma na Liga dos Campeões sinto uma enorme frustração por ver aonde chegou o Benfica.
 
Enquanto o Benfica e o Sporting fazem tanto barulho por causa de uma Taça da Liga o FC Porto luta pela Liga dos Campeões.
 
É que, apesar da fanfarronice e de tantas palavras ocas, ficou claro o desempenho miserável do Benfica na Taça UEFA, onde ficou em último de um grupo constituído por equipas vulgares, enquanto o Sporting andou a humilhar-se e a envergonhar o País ao perder por 12-1 com o Bayern de Munique.
 
Que pena ver o Benfica neste estado.
 
Que pena ver tantos benfiquistas resignados a isto.
 
Muitos me dizem que falo muito do FC Porto. Provavelmente é verdade. Mas falo porque quero ser melhor do que eles e não quero fazer a figura de avestruz que muitos fazem.
 
Fica feito aqui o aviso: continuem a falar do sistema e dos anos que demoram a construir equipas e o resultado será o de o Benfica nunca mais ganhar nada.
 
Até quando os benfiquistas acreditarão nestas histórias?
 
Sei que muitos já despertaram, mas o que mais me incomoda é a resignação e conformismo de muitos.
 
Sei que é possível quebrar este ciclo.
 
Vamos lá então responder à pergunta inicial: quanto tempo demora a construir uma equipa?
 
Demora o tempo que a competência precisa para actuar.
 
Não são precisos anos a fio, mas sim saber.
 
Esse é o principal problema do Benfica.
 
No Benfica falta saber fazer as coisas, falta competência, falta organização, falta planificação, falta esforço, falta humildade e falta cultura de exigência.
 
Até quando?
 
Saudações Benfiquistas,
 
Bruno Carvalho
 

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Miguel Ferreira 09.04.2009

    Não sei porque, não consegui publicar o meu comentário sem ser numa resposta a outro, por iss aqui fica =)

    Segui este blog desde o inicio e sempre segui com atenção os seus posts com bastante atenção. Apesar de em muitos discordar muito da sua opinião, acho que tem muita razão em muito que diz. Não gosto de ver falar bem do Porto como fala, mas o que é certo, é que tem razão em praticamente tudo o que diz. Discordo completamente da sua opinião sobre o sistema e sobre a corrupção no futebol, mas, acho que a principal preocupação do Benfica deve ser o Benfica e o seu futebol. As ultimas exibiçoes do Benfica são Miseráveis. Por isso eu também acho que é altura de algo mudar no Benfica. Não sei se o Sr. Bruno Carvalho é a pessoa certa ou não. Infelizmente no Benfica já tou um bocado farto de grandes ideias sobre as pessoas. Acho que tem ideias coerentes e certas, mas será capaz de as por em prática?? Sinceramente, eu apesar de todas as duvidas que tenho sobre si, e que só serão dissipadas caso seja eleito, gostaria de o ver à frente do Benfica. Vou esperar para ver.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2010
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2009
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2008
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D