Fim de Semana Decisivo...mais um
Este fim-de-semana o Benfica está numa posição privilegiada. Joga no Domingo depois de Porto e Sporting já terem jogado, e ambos com deslocações complicadas. Nesta altura, e infelizmente mas tristemente habitualmente, o Benfica já não depende só de si, por isso tem de estar à espreita de deslizes e…aproveitá-los.
A deslocação do Benfica, a casa de uma equipa que não treina há duas semanas, só pode resultar numa concludente vitória. Por mais brio que o adversário tenha, qualquer coisa que não seja uma boa vitória será simplesmente vergonhoso. E algo menos que uma atitude de grande empenhamento será uma afronta aos profissionais (?) do Estrela da Amadora que vão com 7 meses de ordenados em atraso.
Tenho algumas esperanças de sair desta jornada com uma ténue esperança no título!
Mas é um facto que no Benfica existe um sentimento de frustração. Depois de Bruno Carvalho ter considerado que chegava o momento de dizer basta, é hoje a vez de se conhecer através da comunicação social a intenção de aparecer uma nova lista, cheia de “ilustres” e que tenta que o sei líder seja Bagão Félix. Este é um claro sinal que existem bastantes benfiquistas que consideram que o Benfica pode e deve estar e ser melhor.
Por mim, acho óptimo que apareçam alternativas! Em democracia elas fazem falta e mesmo que no final fique tudo na mesma, “obriga” a que quem está faça cada vez melhor.
E se tudo estivesse perfeito duvido que aparecessem estas alternativas! (verdade seja dita que se estivesse tudo mal como quando Vale e Azevedo saiu, poucos seriam os corajosos que lançavam o peito às balas).
Sendo que eu continuo a preferir “sangue” e ideias novas ao invés de mais do mesmo. Também este “ciclo” deve ser quebrado na minha opinião por mais valor que possa ter.
Tenho alguma curiosidade sobre o que dirão os que aqui criticaram o Bruno por aparecer e lhe chamaram “abutre”, “profeta da desgraça”, “oportunista” e outros tantos adjectivos. O que será que dirão agora a confirmar-se a notícia?
Seguramente, o Benfica necessita de dar o salto que lhe falta e de se reconciliar com o seu grande passado, construindo um melhor futuro.
E este futuro passa por 5 eixos na minha opinião:
- Política de Contratações mais adequada e Dividendos do investimento na formação
- Maior exigência e Responsabilização que se traduza em cultura de vitória
- Controlo do Passivo, através de melhor gestão do ponto 1) e obtenção de melhores resultados que permitam aumentar receitas
- Controlo da Actividade das Modalidades (o que de resto tem vindo a ser feito)
- Vencer por hábito e exigência
Neste sentido, e quando existe uma necessidade de continuidade com o que tem sido feito, mas de ruptura em outros aspecto, parece-me que fazer eleições com a época em pleno não se afigura muito interessante. Se houver uma mudança de liderança podemos estar a falar de mais uma época perdida, como já aconteceu anteriormente.
PS1 – Falei acima no Estrela da Amadora e o exemplo envergonha-me e devia envergonhar a todos. Que existam ordenados em atraso aceito (com dificuldade) que não se consiga pagar o 1º ou 2º mês de uma época é de uma falta de seriedade inqualificável porque revela que quem selou compromissos não só não tinha a certeza de não os poder pagar, como nem sabia se os podia COMEÇAR a pagar! Alguém ponha mão nisto!!!
PS2 – Como previ anteriormente e infelizmente vamos ver o Mundial na Televisão. Era tão óbvio que se torna assustador…
Saudações Benfiquistas,
Paulo Ferreira