Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

24
Mar09

Uns Têm, Outros ...Não!

António de Souza-Cardoso

Há momentos na vida de cada um de nós, onde somos postos à prova. São momentos que pela sua intensidade e pelo apelo que fazem a emoções ou convicções profundas, se traduzem em desafios maiores à nossa integridade e ao nosso carácter.

Momentos de verdade, onde as máscaras caem e a nossa natureza se revela.

Momentos de valor, onde se convocam os valores do que somos e do que queremos.

Sem querer parecer demasiado presunçoso ou moralista julgo que é nestes momentos que reconhecemos o valor e a grandeza dos Homens e das Instituições.

Vem este intróito a propósito da posição dos dirigentes do Benfica sobre a final da Taça da Liga e sobre o erro claro do árbitro Lucílio Baptista.

Temos falado abundantemente no espaço deste Blogue na corrupção no futebol, na defesa da justiça e da equidade desportiva e na luta intransigente que devemos promover contra todos os sistemas que condescendam com menos do que a verdade inteira.

Tenho dito muitas vezes que essa luta pela verdade deve ser sempre um pressuposto da nossa actuação, e até que não se deve transformar numa obsessão nem, principalmente, num álibi para as nossas próprias fragilidades.

E, por isso, reconhecendo que o Benfica foi já prejudicado neste campeonato e que deve denunciá-lo com veemência tenho, para ser justo, que reconhecer que não temos sido os melhores e que foi tantas vezes por culpa própria que perdemos, quando era importante ganhar. A forma como fomos eliminados na Taça UEFA ou na Taça de Portugal são apenas exemplos recentes do que refiro.

Os dirigentes do Benfica têm tido, e bem, esta postura de serem paladinos da verdade e da justiça desportiva e de não pactuarem com as suas hesitações ou, muito menos, com as suas declinações.

Pois na primeira oportunidade que tiveram de ganhar através do erro e da mentira (que todos viram e reconhecem), o que fazem os dirigentes do Benfica?:

Mandam a verdade desportiva às malvas e embrenham-se numa teoria obscura e perigosa da “compensação”. Uma espécie de “ladrão que rouba a ladrão..” ou da “mão que lava a outra” e …não se fala mais nisto. A “Tacinha” já cá canta e o resto, apesar de espúrio, deixou de o ser porque, desta feita, o bandido que ficou com o ouro fomos nós.

E não percebem, na soberba (ou desespero?) de ganhar uma taça menor que deixaram passar o momento em que podiam ter sido estrondosamente íntegros, coerentes e verdadeiros.

Pelo contrário mostraram que são feitos da mesma massa: Porque só condenam a batota que os prejudica. Porque não percebem que só há uma verdade e uma mentira. Por muito que nos custe, por mais que quiséssemos fazer a festa que tem sido repetidamente adiada.

No exacto momento em que tomaram esta atitude, os dirigentes do Benfica perderam a superioridade moral de quem não se limita a dizer o faz, mas se preocupa também em fazer o que diz. Perderam a legitimidade de continuar a reclamar que a justiça e a verdade sejam sempre vencedoras.

Estes dirigentes no Benfica, neste momento único e revelador perderam a oportunidade de serem íntegros e corajosos, defendendo que o Benfica não quer ganhar assim e mostrando a certeza de que voltaríamos a ganhar, com verdade, só porque somos melhores.

Estes dirigentes do Benfica perderam, neste momento único e revelador, a batalha contra a corrupção, contra a mentira, … contra o sistema.

Que teriam ganho se, neste momento único e revelador, tivessem sabido mostrar a integridade e o carácter que têm reclamado veementemente dos outros.

 

 

António de Souza-Cardoso

 

 

 

163 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D