Sábado, 28 de Fevereiro de 2009

Pedro Fonseca em 28/02/09 | comentar

Este é provavelmente o momento mais difícil porque passo aqui neste blogue. Difícil porque tenho de responder a um companheiro de blogue; difícil porque esse companheiro foi aquele que me convidou a participar neste blogue; e difícil ainda porque corro um risco sério – responder à pessoa e não aos seus argumentos.

Conheço o Bruno Carvalho há (relativamente) pouco tempo, mas é como se o conhecesse há décadas. Penso dele hoje o mesmo que pensei quando me foi apresentado por amigo comum; aqui está um homem que pensa pela sua cabeça e não tem medo de exprimir as suas opiniões.

Dito isto (e podia dizer muito mais) mudo a agulha para lhe responder ao seu post “Um Benfica Global, mas medíocre”, em si mesmo uma resposta ao meu “O Benfica Global”. Começo por lhe agradecer a honra de uma réplica a um texto que se outro mérito não tem, tem pelo menos um: o que escrevi sobre o Benfica Global é a minha opinião, que não alieno, nem altero ao sabor das conveniências e das circunstâncias.

Como o Bruno, prezo-me de sempre ter pensado pela minha cabeça e de, também como ele, não ter medo da crítica, nem da divergência. Julgo mesmo que a divergência, saudável, é a alma deste blogue.

Afinal o que é este Benfica, que apelidei de Benfica Global? É o Benfica de sempre, de todos e para todos. É o Benfica de Eusébio, claro, mas antes era já o Benfica de Nicolau. É o Benfica de Carlos Lisboa, sem dúvida, mas também o de Livramento e Ramalhete e Luís Ferreira. É o Benfica de Vanessa e de Nélson Évora e de Telma Monteiro, como o foi de António Leitão. E podia ficar aqui a encher ecrãs e ecrãs de computador com todos os nomes gloriosos que me vêm à memória.

Quem olha só, ou principalmente, para o futebol, é benfiquista claro, mas está apenas a ver uma parte do Benfica. O futebol é a alma e o coração do Glorioso, nenhuma dúvida, mas ainda me recordo de ficar emocionado com um título de campeão de basquetebol, no velhinho pavilhão Borges Coutinho a deitar por fora, e a multidão eufórica a cantar “Cheira bem, cheira a Lisboa”.

Ainda me lembro de ficar de lágrimas nos olhos quando não conseguíamos cumprir o sonho de sermos campeões europeus de hóquei patins e caíamos aos pés do Barcelona, do Réus ou do Voltregá.

Ainda me lembro de vibrar com esse mago dos ringues chamado Panchito Velasquez, um símbolo do Benfica, como Ricardinho, agora. Ainda me lembro dos “cestos” mágicos a saírem das mãos de Jean Jacques e do saudoso Mike Plowden, infringindo derrotas históricas ao Real Madrid, à Joventud Badalona ou ao Bologna. É este o meu Benfica. É este o Benfica que amo.

Sou tão benfiquista como o benfiquista que aprecia mais o hóquei do que o futebol, ou que gosta mais de andebol do que de basquetebol, ou que agora está delirante com as nossas performances no futsal.

É por isso que o Benfica é Global e que nenhum clube do Mundo se lhe compara.

 

Post - Scriptum: Por motivos técnicos, fui obrigado a dividir o meu texto em dois. A segunda parte está logo a seguir.

 




44 comentários:
De Alexandre a 2 de Março de 2009 às 14:53
Caro Pedro Fonseca

A Família Benfiquista é grande e com tal há Benfiquistas de todos os tipos. Uns críticos , outros subservientes, outros velhos do Restelo , outros optimistas, outros exigentes, outros levianos, etc.

Mas o que todos devemos querer é o bem do Benfica e sermos transparentes quando lutamos por isso. Não devemos esquecer as coisas que andam menos bem dentro do clube, mas sobretudo não devemos nem podemos esquecer o que se passa no futebol português.

O seu primeiro texto, Benfica Global é um texto magnifico, sonhador mas superficial. É um texto que sabe bem ler, transparente e que não demonstra malícia ou maldade nenhuma. Nem contra nem a favor de quem gere o clube. É um texto suave, coisa que sabe bem ler e faz apetecer passar por aqui mais vezes.

Contudo ao seu texto outra pessoa respondeu com Benfica Global, mas medíocre . Primeiro não deveria ter respondido com outro texto de blog, senão com uma opinião DENTRO do seu texto. A pessoa em causa não é mais nem menos que outro utilizador qualquer que tenha lido seu texto, portanto a resposta deve ser dada lá DENTRO .. deve clicar comentar e exprimir a opinião como todos os utilizadores.

A outra pessoa que lhe respondeu com Benfica Global, mas medíocre . fez tão somente uma citação de uma data de bocados de verdades, bocados de histórias, bocados de factos seleccionando a informação sobre a que mais lhe dava gozo dizer mal. Essa pessoa descontextualizou completamente a informação, essa pessoa personalizou completamente a critica num só dirigente LFV ) e é incrível o modo como fala deste, o ódio que lhe exprime, a raiva que lhe tem. Eu pergunto porquê . .

O Pedro Fonseca voltou a escrever criando um novo texto para responder a um individuo que mais não faz do que semear maldade. O Pedro não deveria também criar este texto fora do âmbito da discussão (por mera igualdade de tratamento dos utilizadores do blog), mas é compreensivo dada a visibilidade que merecia esta resposta.

A vida do Benfica merece toda a discussão, dentro e fora de blogs, fóruns, cafés, padarias e qualquer lugar, mas a honra de ser do Benfica deve impor exigência, perfeição e transparência no relato dos factos para que estes sejam discutidos sem ódios e maldades.

Voltando ao início, como somos uma família grande e haverá todo o tipo de Benfiquistas, é dever de uns relembrar aos outros o modo como se deve tratar o clube. Com criticas, com carinho mas com toda a verdade e respeito.

Apráz-me comentar os seus textos como a de quase todos os bloguistas . . de qualquer forma acho que todos podemos contribuir para os odiosos se acalmarem e melhorarem a sua personalidade.

Passaei a comentar bastantes mais vezes os blogs de quem mostra respeito e consideração pelo clube, havendo críticas ou não.

Um Abraço a todos os Benfiquistas.

P.S. - Tenho anotado vários aspectos bons e maus que se tem passado no clube nos últimos anos, mas alguns só se lembram de massacrar as pessoas pelos maus. Nem se dão ao trabalho de pesar as coisas numa balança e contextualizar as situações.


De MAFARRICO a 2 de Março de 2009 às 09:37
Caro Pedro Fonseca.
Andam por aqui algumas almas penadas, que só sabem denegrir o bom nome do nosso GLORIOSO clube e do seu insigne PRESIDENTE, e ainda por cima dizem-se Benfiquistas.
Benfiquista é o Pedro e mostra que o é sem rodeios e sem medos, porque um BENFIQUISTA que se preze tem que ter orgulho no clube, e não pode sair por aí a dar tiros a torto e a direito, mais parecendo adeptos de clubes rivais.
Amigo Pedro Parabéns pelo seu BENFIQUISMO, e pela maneira como defende o nosso amado clube.
Para aqueles que tanto elogiam a admnistração do presidente do clube regional aconselho que leiam o Correio da Manhã de hoje para ficarem a saber a verdade das coisas.(FCP FALIDO).
BENFICA SEMPRE


De ACCM a 1 de Março de 2009 às 17:51
Mais vitórias morais...


De Dylan a 2 de Março de 2009 às 10:25
Vitórias morais mas honestas, sem batota. A propósito, amanhã o Tribunal de Gaia prepara-se para mais uma audição daquele que apela constantemente à justiça divina. Mais uma farsa em perspectiva?


De Lagarto enganado a 2 de Março de 2009 às 12:01
Farto das boas intenções dos sócios PC e Sousa Franco. Os bons vígaros.
E da lógica do Jesualdo, assim explicada :

"tinham sempre que jogar com menos de 24 h de folga."


De Malak a 1 de Março de 2009 às 15:41
Assim é que se deve olhar para o Benfica um clube que não é só futebol...é a mola impulsionadora mas é mais que isso e quem não conseguir fazer essa analise está completamente desfazado da realidade por isso acho que o Bruno carvalho não entende o que é verdadeiramente o Benfica...e enquanto não o fizer não terá condições de dar lições de benfiquismo a ninguém.
PS: emocionei-me a ver a gala dos 105!!!!anos do Benfica gostei muito das homenagens ao Coluna e ao saudoso Manuel Bento VIVA O GLORIOSO SLB


De francisco castro a 1 de Março de 2009 às 13:26


Penaltys des de 95-96
Favor Contra
Benfica 80 34
Porto 68 29
Sporting 93 23


Ainda dizem que o Porto corrompe!


De Anónimo Porque Sim a 2 de Março de 2009 às 20:35
Corrompe, é condenado e assume.

Saudações Benfiquistas



De Rodrigues a 1 de Março de 2009 às 10:27
Li o seu extenso comentário, o qual não desdenharia subscrever. A resposta ao Sr. B. Carvalho só peca por ser branda. Faltou-lhe talvez recordar que nos 20 anos seguintes ao 25 de Abril de 1974, o Glorioso ganhou tantos campeonatos como os outros dois rivais juntos.
Não conheço o Sr. B. Carvalho mas pelo que tem escrito contra o Benfica, leva-me a a ter a certeza que de Benfiquista não tem nada. É possível que até seja sócio do clube, aliás como o é do FCP o Sr. Luís Filipe Vieira em que outrem lhe paga as quotas. Não sei, mas calculo qual o interesse de BC ser sócio do clube. Tomo este Sr. como um Cavalo de Tróia. Mais parece um pau mandado do Pinto da Costa e dessa gentalha que dirige tal clube.
Já há algum tempo que não acedia a este blog. Fi-lo agora alertado por um outro blog da família Benfiquista. Provavelmente só o voltarei a fazer nas mesmas circunstâncias.


De Anónimo a 28 de Fevereiro de 2009 às 23:20
Agora sim, Pedro.
Chegou a hora do "amigos,amigos,negocios a parte".
E chegada a hora de, doa a quem doer, defender (cada vez mais) o GLORIOSO dentro deste blog, contra o tal sistema que o Pedro combate e no qual esta o seu "amigo".Diga o que disser, Pedro, ninguem acredita nessa amizade e, muito menos, que o seu amigo seja "um grande benfiquista" como tem o Pedro afirmado.Pelo contrario, sabemos e conhecemos bem o seu benfiquismo e jamais aceitarei(ja o disse noutro comentario) ou aceitaremos (faco minha a voz de muitos BENFIQUISTAS) que o compare ao do seu "amigo". Creia, isso e sacrilegio! Nota-se que ha algo muito estranho nessa pseudo-amizade mas isso sao contas que nao fazem nem devem fazer parte do meu rosario nem estou interessado nisso.
Pedro, apenas uma sugestao:defenda o nosso Benfica atacando (mesmo que sejam "amigos") sem esperar que belisquem um comentario seu.Isto e, nao deixe passar em branco os torpes ataques do seu ressabiado "amigo".Eu e muitos BENFIQUISTAS esperamos isso.
Um abraco de um BENFIQUISRA longinquo mas que esta sempre presente..


De Francis a 28 de Fevereiro de 2009 às 21:15
Caro, Viriato.
Obrigado pelo esclarecimento.
Não conheço nem o Pedro nem o Bruno. O Bruno fez um texto que me pareceu algo malicioso e o Pedro fez uma excelente resposta.
Nem vou gastar mais argumentos para dizer que no geral, LFV é um excelente Presidente (os 80% de votos falam por si).
Um abraço.

O Dylan lançou aqui a questão do "Polvo". Creio que, apesar de já ter sido muito badalada, merece uma nova atenção da nossa parte. Porque nunca é demais chamar os bois pelos nomes e porque o apito azulado anda por ai; agora sem as conversas por telefone.

Fale-se sobre isso, outra vez.


De herr von bolas a 1 de Março de 2009 às 19:09
Francis, Dylan e outros benfiquistas de sempre.

A questão do Polvo tem que ser atacada pelos benfiquistas a sério e pelo clube e sua direcção. Não pode ser menosprezada como querem alguns amigos, em função de interesses cruzados.
Que é como quem diz, "sou do Benfica para agradar aos seus adversarios e dessa má-lingua obterem favores deles".
O polvo ou mafia tem ainda muitas ligações. Veja-se por exemplo, o papel da Federação no caso apito final em que adiaram e mentiram para os corruptos poderem disputar a Champions.

ver

www.aguia-vigilante.blogspot.com

é preciso avisar a malta, como diria o Zeca Afonso, e destruir o polvo.


De Dylan a 2 de Março de 2009 às 11:20
É tudo uma questão de união. Não somos um clube regional, portanto temos que fazer valer a nossa força. Para combater este "sistema" putrefacto toda a ajuda será pouca.
Até aqui neste blog temos pessoas que ocupam posições chave e que podem ser muito úteis. Dormem com o inimigo mas têm sangue vermelho a correr nas veias.

Amanhã, sei de pessoas que estarão à porta do Tribunal de Gaia empunhado cartazes com os dizeres: "Sei o que fizeste no Verão passado" , referindo-se ao homem já condenado por tentativa de corrupção, e que vai ser julgado novamente no âmbito de tertúlias com os árbitros!


De Anónimo a 28 de Fevereiro de 2009 às 18:33
Concerteza que o autor do blog Forum Benfica permite o copianço.
E sugiro aos BENFIQUISTAS do Novo Benfica que o abandonem e criem o SEMPRE BENFICA no qual temos muito orgulho
------
Não tenho a mínima intenção de comentar mais uma enxurrada de “diarreia mental” sem o mínimo de conteúdo ou sustentabilidade de um “ex-futuro candidato a candidato” à presidência do Sport Lisboa e Benfica. Alias nem preciso. Já houve quem o tenha feito precisamente no mesmo local onde esse sujeito passa o seu tempo a elogiar o "clube assumidamente corrupto", por contraponto às suas contínuas e despudoradas críticas ao Benfica. Um tipo que não consegue conceber a ideia, mesmo perante as mais variadas provas, que o clube, a quem passa a vida a gabar a organização, só tenha atingido as suas vitórias à custa de “fruta, café com leite e quinhentinhos” - termos devidamente registados em várias escutas telefónicas cuja validade é posta em causa mas cujo conteúdo ninguém parece interessado ou preocupado em discutir, excepto o João Gobern – não deveria ser tomado em conta.

No entanto, existe, infelizmente, por essa blogosfera, quem, com o intuito de fazer lavagens cerebrais nos benfiquistas mais influenciáveis, utilize estes devaneios para atrair mais "ovelhas" para a sua causa. Todos nós temos a obrigação de alertar os mais incautos, para terem atenção a estes "lobos com pele de cordeiro". As suas intenções são bem claras. Para terminar este pequeno aparte dizer que me parece que o “Novo Benfica” tem os dias contados. Diga-se, em abono da verdade e aqui entre nós que ninguém nos lê, que o que nós queremos mesmo é o regresso do “velho Benfica”. O Benfica dominador, avassalador, glorioso e imparável. E esse, meus caros, está já aí ao virar da esquina.

Mas falando do que realmente interessa e para que tenham oportunidade de ver o quão perto essa realidade está próxima, aqui vos deixo o “programa de festas” para este fim-de-semana:

FUTEBOL - Benfica vs Leixões – Jogo realizado na noite passada. Mais uma vitória, rumo ao título, que nos permite afastar o Leixões dos lugares cimeiros e aguardar com serenidade o desfecho do jogo entre o “clube assumidamente corrupto” e a “agremiação esverdeada subserviente e conivente com os actos assumidamente corruptos”. Presentemente em segundo lugar, por imposição de árbitros e quejandos, o título é uma possibilidade com alto grau de concretização, assim nos seja permitido.

BASKET – Benfica vs Atlético – Jogo da fase regular a realizar este sábado 28 de Fevereiro. Campeonato onde o Benfica lidera só com vitórias. O jogo pode ser televisionado através da BenficaTv a partir das 16H.

FUTSAL – Benfica vs Instituto - Jogo da fase regular a realizar este sábado 28 de Fevereiro. Campeonato onde o Benfica se encontra em 3º lugar a três ponto do 1º classificado. O jogo pode ser televisionado através da Sic a partir das 15H20. A equipa está também em prova na Taça de Portugal.

HOQUEI – J. Viana vs Benfica - Jogo da fase regular a realizar este sábado 28 de Fevereiro. Campeonato onde o Benfica se encontra em 2º lugar e que determinará a posição da equipa no play-off. Em caso de vitória o segundo lugar fica assegurado. O jogo pode ser televisionado através da RTP2 a partir das 17H30. A equipa está também em prova na Taça de Portugal.
VÓLEI – Benfica vs F. Bastardo - Jogo dos ¼ final dos play-offs a realizar este domingo 1 de Março. O jogo pode ser televisionado através da BenficaTv a partir das 18H. A equipa está também em prova na Taça de Portugal.

ANDEBOL – Belenenses vs Benfica - Ultimo jogo, da nossa equipa, da fase regular do campeonato a realizar este domingo 1 de Março. Campeonato onde o Benfica se encontra em 2º lugar e que determinará a posição da equipa no play-off. Em caso de vitória o segundo lugar fica assegurado. O jogo será realizado a partir das 18H sem transmissão televisiva. A equipa está também em prova na Taça de Portugal.

Contra factos não há argumentos.

Para acabar e sendo o dia de hoje especial quero deixar os meus sinceros e sentidos PARABÉNS ao SPORT LISBOA E BENFICA por altura do seu 105º Aniversário - 105 anos reais, não é como certos "clubes assumidamente corruptos" que alteram a sua história só para ficarem mais velhos.



De Anónimo a 28 de Fevereiro de 2009 às 18:12
Grande Pedro Fonseca!
Há benfiquistas e benfiquistas. O senhor e a imensa maioria são-no na realidade.
Outros são como o senhor Bruno Carvalho, felizmente poucos na nossa imensa "família".
Fiquei agora a saber que foi dele a iniciativa para a criação deste blogue. Os objectivos estão à vista. Servir-se dele e de grandes benfiquistas que convidou para o mesmo, para lançar a sua/dele candidatura a Presidente do Benfica.
Este senhor não quer servir o Benfica. Quer, como por exemplo Vale e Azevedo, servir-se do Benfica.
Caríssimo Pedro Fonseca: Não perca mais tempo com tal senhor, muito embora lhe tenha dado uma grande resposta, real e de benfiquista sério e honesto.
E se não fôr possivel expulsá-lo do blogue saiam os senhores de caracter que dele fazem parte e deixem---no a falar sózinho.
Não gastem cera com tão ruins defuntos, como diz a infinita sabedoria popular.
A.Rodrigues


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds