Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

18
Fev09

Boas e Más Crenças

António de Souza-Cardoso

Tenho insistido que o problema do Benfica está principalmente ligado à atitude que o Clube tem perante a sua própria circunstância.

Explico melhor:

O Benfica desabituou-se de ganhar, é essa a sua actual circunstância. E como assim foi, baixou o nível de expectativa e de exigência dos seus principais responsáveis.

Pior do que tudo, este espírito mais conformado perante uma circunstância menos gloriosa, tem pegado de estaca no nosso clube e contaminado quem não devia contaminar que é a massa associativa do Benfica.

Todos querem bem ao Benfica, claro está. Mas nem todos têm uma perspectiva do Clube condizente com a força da marca, da história e da mística do Clube.

Só assim se explica que num Benfica que tanto investiu e nada ganhou nos últimos anos nos animemos tanto em ser “campeões de inverno”, ou melhorarmos nas modalidades amadoras, ou em não perdermos esta época (pelo menos ainda) com os nossos dois maiores opositores.

Só assim se explica que acabemos o jogo em casa com o último adversário, todos abraçados em lacrimejante euforia, por conseguimos ganhar por um contundente 1 a 0 (!!)

Só assim se explica, que depois de eliminados da Taça pelo Leixões e das competições europeias por já nem sei quem, continuemos animados por estarmos em segundo lugar no campeonato atrás do eterno Porto que não tem, comprovadamente, o valor e o fulgor das últimas épocas.

Eu sou dos que acho e apregoo que temos sido iniquamente prejudicados. Mas até nesse terreno lamuriento das injustiças que temos sofrido, temos perdido sucessivamente.

A tal ponto que um Senhor Gonçalves, observador do último Porto-Benfica, deu nota negativa ao árbitro Pedro Proença por ele não ter assinalado um penalty sobre Lucho e ter poupado o amarelo a Sidnei (!!!) . Sim leram bem, segundo o observador oficial ao jogo, Pedro Proença esteve mal porque prejudicou claramente a equipe do Porto, com influência directa no resultado final.

Eu fiquei pasmado. Como pasmado fiquei com a notícia da designação de Olegário Benquerença para o derby com o Sporting.

É caso para dizer que já não há vergonha no Futebol. Mas pior do que isso que já não há respeito pelo Benfica.

E não há respeito porque, como tenho defendido, não temos a atitude certa. Aquela que exige sempre mais e melhor da organização que somos e dos responsáveis que temos.

Em suma, não temos a atitude e a boa crença dos campeões e por isso ficamos sujeitos às más crenças dos Olegários da vida.

 

António de Souza-Cardoso

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D