Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

05
Fev09

DESTA VEZ, É PARA GANHAR NO DRAGÃO!

Bruno Carvalho

             

 

 

23 Abril, 1991
 
Faltavam cinco jornadas para terminar o campeonato e o Benfica era primeiro com 1 ponto de vantagem sobre o FC Porto.
 
Nesse dia de Abril, de 1991, o FC Porto recebia o Benfica no estádio das Antas e era o jogo do título.
 
O Benfica era treinado por Eriksson e o treinador adjunto chamava-se… Toni. O Porto era treinado por Artur Jorge.
 
Nessa altura, o Benfica contava com jogadores como Bento, Silvino e Neno (que foi o guarda-redes titular), Ricardo Gomes, Veloso, Stefan Schwarz, Paulo Madeira, Vítor Paneira, Pacheco, Paulo Sousa, Isaías, Valdo, Jonas Thern, Vata, Mats Magnusson, Rui Águas e… César Brito.
 
Foi nesse tarde de glória que, aos 82 e depois aos 85 minutos, César Brito marcou por duas vezes e fez com que o Benfica ganhasse nas Antas por 2-0.
 
Foi um Benfica com classe e categoria que jogou nas Antas, recheado de grandes jogadores e que teve a arte e o saber para conquistar o título no campo do adversário.
 
Num tempo em que a vitória valia apenas 2 pontos, o Benfica entrou nas Antas com 1 ponto de avanço, saiu de lá com uma vantagem de 3 e acabaria por ser campeão, quatro jornadas mais tarde, com 2 pontos de diferença sobre o Porto.
 
 
15 Outubro, 2005
 
Temos que avançar um pouco mais de 14 anos, até ao ano de 2005, para vermos outra vitória do Benfica no estádio do FC Porto, desta feita já no Dragão, onde o Benfica voltou a ganhar por 2-0 e curiosamente com os 2 golos a serem novamente marcados pelo mesmo jogador, desta feita Nuno Gomes.
 
Esta vitória só não teve o sabor da de 1991 porque o Benfica não foi campeão nacional nessa época, tendo sido o FC Porto a conquistar o título de 2005/06.
 
 
20 Abril, 2008
 
Este foi um dia lamentável na história do Benfica e corresponde ao Porto-Benfica da época passada em que o Porto nos ganhou por 2-0.
 
O facto de o Porto ter ganho ao Benfica no Dragão não tem nada assim de muito anormal para o Benfica destes tempos modernos, uma vez que nos últimos 15 anos, o Porto ganhou em casa ao Benfica por 12 vezes, empatou 2 e perdeu uma única vez.
 
A título de curiosidade, registe-se que nos últimos 15 jogos Benfica-Porto, no Estádio da Luz, a contar para o campeonato, o Benfica ganhou 5, o Porto venceu outros 5 e os dois clubes empataram também por 5 vezes, o que demonstra um grande equilíbrio. Esse equilíbrio não tem sido, infelizmente, a regra nas visitas do Benfica ao Porto.
 
Estando já habituados, como demonstra a frieza os números, a sofrer no estádio do FC Porto, a época passada foi especialmente penosa para qualquer benfiquista.
 
É que no ano passado assistimos a algo que nunca pensei ser possível acontecer a um clube como o Benfica: vi satisfação no Benfica por perder por “apenas” 2-0 no Dragão!
 
O jogo Porto-Benfica aconteceu à 27ª jornada e sucedeu a um outro encontro também não muito feliz, em que o Benfica tinha perdido em pleno Estádio da Luz, por 3-0, contra a Académica.
 
Bem sei que a diferença pontual era já muito grande, de tal forma que o Benfica acabou o campeonato do ano passado a 23 pontos do Porto.
 
O que eu nunca imaginei, foi assistir ao alívio do então treinador Chalana e dos dirigentes máximos do Benfica pelo facto do Benfica ter saído do Porto com uma derrota que, segundo eles, não tinha sido humilhante.
 
Pois se os números da derrota não foram humilhantes, eu digo que, como benfiquista, nunca me senti tão humilhado em toda a minha vida.
 
Tive vergonha de ver o meu clube reduzido ao ponto de ficar satisfeito por ter perdido por poucos no Dragão, num jogo em que o FC Porto, claramente, nem se esforçou muito.
 
Eu já vi o Benfica perder 7-1 em Alvalade e não me senti humilhado, até porque nesse ano fomos campeões e no ano seguinte disputamos a final da Taça dos Campeões Europeus. Perdemos por 7, numa tarde má que acontece aos melhores, mas mantivemos a honra. E nessa altura éramos os melhores e éramos orgulhosos e não éramos os coitadinhos que nos tornámos hoje.
 
O ano passado perdemos por 2, mas perdemos muito mais do que um jogo, perdemos a decência, a dignidade, a altivez e, sobretudo, o orgulho de sermos o Benfica.
 
Foi muito triste, mas parece que muitos não se importam.
 
Eu importo-me. E muito.
 
É contra este género de coisas que eu me indigno, mas que muitos fingem não me perceberem.
 
É por isso que continuarei a minha luta para que o Benfica reassuma o papel que lhe está destinado: ser o número um de Portugal sempre, mesmo quando perde, impondo respeito na Europa e no mundo e não sendo mal tratado por treinadores de equipas esquisitas como o Metalist que, ainda por cima, nos ganham no nosso estádio.
 
 
8 Fevereiro, 2009
 
No próximo domingo o Benfica tem uma possibilidade ímpar para limpar a imagem resultante do lamentável episódio do ano passado onde o sentimento de impotência chegou a ser confrangedor.
 
O Benfica, este ano, está recheado de jogadores famosos, que ganham excelentes salários, e que chegam este ano ao Dragão com a moral num patamar muito alto, ao contrário do que ocorreu na época transacta.
 
Endereço os meus parabéns a Quique Flores que teve a inteligência de conseguir ganhar a equipa no último jogo com o Rio Ave.
 
Ficou bem claro que Cardozo é um grande jogador, vimos Carlos Martins em excelente plano, tivemos um Sidnei seguro ao lado do patrão Luisão, lançou Reyes a tempo de o reconciliar com a equipa e com os adeptos e ainda teve a felicidade de ver o jogador mais querido do público da Luz marcar o golo da vitória, 4 minutos após ter entrado em campo.
 
Com espírito de conquista, com mentalidade vencedora, com a atitude correcta, o Benfica está mais perto do que nunca de vencer o próximo jogo.
 
Estou convicto que se, como todos esperamos, o Benfica ganhar no Dragão, esse será o ponto de partida, à semelhança do que ocorreu em 1991, para vencermos a Liga.
 
Espero, sinceramente, ver em campo um Benfica dominador e seguro de si e das suas potencialidades, espero ver uma equipa conquistadora que se concentre no jogo e que perceba que tem que dar o seu melhor desde o 1º minuto e que não seja preciso que Quique Flores acorde os jogadores ao intervalo para o jogo.
 
Espero ver um Benfica que nos devolva o orgulho de sermos benfiquistas.
 
Não quero ouvir falar de desculpas, de erros dos árbitros, de lamentos, de acusações.
 
O que eu quero ver é um Benfica a ganhar ao FC Porto.
 
O que eu quero é que, no domingo, o Benfica fique muito mais perto de ser campeão.
 
Saudações Benfiquistas,
 
Bruno Carvalho
 
 
PS: Tendo eu escrito, no passado dia 17 de Dezembro, uma carta aberta a Rui Costa sugerindo que este ano o Benfica não comprasse nenhum jogador no mercado de Inverno, tenho que vir agora a público aplaudir o nosso Administrador e Director Desportivo por não ter, efectivamente, contratado ninguém este Janeiro. Não há dúvida que, desta forma, Rui Costa deu um grande voto de confiança a este grupo, a estes jogadores. Está na hora do grupo devolver a confiança depositada nele e ganhar no Dragão.
Àqueles maldizentes que costumam andar por este blog, digo-lhes, desde já, que não acho que a minha carta aberta a Rui Costa tenha tido qualquer influência na decisão dele de não ter contratado ninguém. Tratou-se apenas de uma simples convergência de pontos de vista.
 

166 comentários

Comentar post

Pág. 1/6

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D