17
Dez08
CARTA ABERTA A RUI COSTA
Bruno Carvalho
Caro Rui Costa,
Tenho por si grande estima e consideração e é por esse motivo que lhe dirijo esta carta, compartilhando o seu conteúdo com todos os benfiquistas.
Todos os anos, por esta altura, o Benfica vai às famosas “compras de Natal”.
Sei bem que a esta hora já há seguramente quem ache que o Benfica precisa de contratar um guarda-redes, um lateral esquerdo, um lateral direito, um defesa central, um organizador de jogo, um extremo direito e talvez, até, um avançado.
Permita-me que lhe sugira uma coisa: Este ano NÃO compre ninguém!
Apesar de todos sabermos que há sempre coisas a melhorar e a afinar em todas as equipas, penso que seria um grande estímulo para todo o grupo de trabalho que o Rui lidera não contratar ninguém.
Que maior prova de confiança poderá o Rui dar aos seus jogadores? Que maior desafio poderá lançar sobre todo o grupo?
Já agora permita-me que aproveite esta oportunidade para lhe dar duas sugestões:
A primeira prende-se com a renovação do contrato do Nuno Gomes.
Após a saída, no meu ponto de vista errada, de Petit, parece-me ser da maior importância que o Benfica mantenha no seu plantel um jogador como o Nuno Gomes.
É que Nuno Gomes (como poderia igualmente ser Petit) é um jogador que poderá com a sua experiência ter um peso decisivo dentro do balneário do Benfica.
O Rui saberá melhor do que ninguém que todos os clubes precisam de jogadores que transportem a famosa mística, ou seja, o conjunto de valores do próprio clube e que os transmitam aos mais novos.
Nuno Gomes parece-me ser o único jogador do plantel capaz de desempenhar esse papel uma vez que, neste momento, ele é um símbolo do Benfica.
Para além disso, acresce o facto do Nuno Gomes ser um excelente jogador, estar a realizar uma excelente época e ser um jogador do Benfica que é chamado muitas vezes à Selecção Nacional.
Será muito triste que Nuno Gomes venha a ser outro João Pinto…
Por tudo o que já deu ao Clube, parece-me da mais elementar justiça que se criem as condições necessárias para que Nuno Gomes termine a sua carreira com toda a dignidade no Benfica.
Se isso não vier a acontecer será mais um mau exemplo que o Benfica dá ao não ser capaz de proteger os seus valores.
A segunda sugestão que dou ao Rui é a de explicar bem a Quique Flores que um treinador do Benfica deve lutar sempre e somente pelo primeiro lugar e nunca pelo segundo, sobretudo num momento em que está em primeiro.
Num momento em que se lidera uma competição, admitir-se outro lugar que não seja o primeiro, parece-me ser um inequívoco sinal de fraqueza que é, de imediato, percebido pelos adversários.
Eu acho que será a altura do Rui perguntar ao Quique Flores se ele já terá ouvido falar de um clube chamado Real Madrid e de um tal Bernd Schuster?
Rui, agradeço toda a atenção dispensada a esta minha pequena mensagem que lhe envio com todo o respeito e amizade.
Um forte abraço benfiquista.
Bruno Carvalho