Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

15
Nov08

Obrigado, Bruno Carvalho!

António de Souza-Cardoso

 

Todos sabemos que o futebol é o espaço maior de todas as emoções. No melhor e no pior sentido. O novo Benfica tem-me dado essa experiência.

Aqui fiz já excelentes amigos.

 É, por exemplo, o caso do Pedro Fonseca que conhecia apenas pela mera circunstância de uns fugazes acasos profissionais. Conheci-O verdadeiramente no Novo Benfica. E, poucos meses passados, sinto que já o conheço há muito tempo, naquela confortável sensação que se tem perante um Amigo Velho.

 Lembro com emoção os dois intrépidos e prolongados abraços que ambos demos nos dois golos marcados pelo Benfica na mágica noite contra o Nápoles.

Não fosse a segurança da minha (nossa) estrutura óssea e o inabalável determinismo da minha (nossa) orientação sexual e alguma coisa teria mudado desde esses irrepetíveis momentos.

Ainda na última semana escrevi um post em que confessava a excelsa emoção de termos estado juntos, unidos e felizes, na nossa casa da Luz com o Presidente Luis Filipe Vieira, com o "Menino" Rui Costa e com Amigos que, conhecíamos ou não, mas que já sentíamos como Amigos.

Só por estes momentos já valeu a pena este trabalho que ninguém paga, nem tem preço, porque vem do coração.

 Mas também sei, no pior sentido, que este espaço de emoções que é o futebol, representa a distância mais curta para a declinação do “l” do bestial que já fomos, ou para assistirmos incrédulos á transmutação de vigorosas e juradas amizades em ódios viperinos e figadais.

Tenho assistido com pasmo e, confesso, alguma revolta aos comentários feitos por muitos (?) Bloggers ao nosso Amigo Bruno Carvalho.

Digo já, para que não fiquem dúvidas, que muito mais do um admirador confesso das qualidades (enormes e multifacetadas) do Bruno Carvalho, sou antes de tudo muito Amigo dele.

Mas essa Amizade não me tolda a vista nem perturba a lucidez. Pelo contrário, dar-me-ia até autoridade e dever para exercer uma legitima correcção fraterna, se no Seu temperamento ou comportamento vislumbrasse alguma atitude menos correcta.

O Bruno Carvalho é a razão primeira de existência do “Novo Benfica”. Como em tantas outras coisas que já fez, sonhou com este Blog, contagiou-nos com o seu entusiasmo e inteligência. E o “Novo Benfica” de que Ele foi (é) o principal instigador e animador aqui está mais de 150.000 visitas depois, a pouco mais de 150 dias de ter nascido.

Um sucesso portanto, como (quase?) tudo o que o Bruno Carvalho tem sonhado e ousado empreender. E num País de medíocres e de inveterados invejosos talvez seja essa a razão primeira do coro de criticas que, com enorme paciência, tem suportado.

Tem capacidade de liderança e ambição? Tem, e depois? Ainda bem que há benfiquistas assim.

Tem conhecimento, capacidade de análise e de gestão, visão estratégica de um negócio ou de uma organização? Tem, e depois? Ainda bem que há benfiquistas assim.

Revisito o que o Bruno Carvalho escreveu em posts, cuja formulação e conteúdo, confirmam bem a clareza do seu raciocínio, a acutilância e perspicácia da sua análise, a robustez do seu “argumentário” e, mais do que tudo, a frontalidade e verticalidade do seu carácter.

Só por demência se pode duvidar do transbordante Benfiquismo do Bruno Carvalho. Não estou a falar daquele brilho nos olhos e sorriso maroto que lhe descobrimos quando fala, encantada e encantadoramente, sobre o Benfica.

Estou a falar de coisas mais duras meus Amigos: alguém faz ideia, o que o Bruno Carvalho sofreu (de perseguições, de pulhices, de iniquidades) por ter ousado fazer um Canal de Televisão no Porto e ser, ao mesmo tempo, declarada e apaixonadamente Benfiquista.

Eu que nunca lhe disse isto, testemunho que ouvi gente importante do burgo nortenho dizer que nunca o apoiaria neste desígnio de comunicação para o Norte que foi a NTV e é o Porto Canal, por essa declinada paixão benfiquista que o Bruno Carvalho despudoramente proclamava.

Eu que estive a representar o Benfica durante 5 anos em dois programas de televisão do Norte e sei bem as ameaças que me fizeram e os incómodos e prejuízos que me trouxeram, nem quero imaginar o que o Bruno Carvalho já perdeu por esta Sua apaixonada condição de Benfiquista.

Quão mais fácil seria a vida e o futuro do Bruno Carvalho se tivesse apenas condescendido com a circunstância clubística da cidade ou com a nossa descontrolada pulsão regional?

Por isso Vos transmito o meu desprezo sincero por todos quantos, no cauteloso anonimato de um “nickname”, vêem dizer atoardas sobre o Bruno Carvalho, sobre o seu carácter ou sobre a sua paixão benfiquista.

 Sem cuidarem sequer de o conhecer, sem darem, ao menos, o beneficio da dúvida por esta Sua extrema e inequívoca paixão benfiquista.

Ao contrário dessa gente pequena que atira a pedra e esconde a mão, o Bruno Carvalho pensa naquilo diz e diz sempre, com frontalidade e rigor, aquilo que pensa.

Na semana passada no jantar do “Novo Benfica” todos falamos com aquela paixão e frontalidade de quem está no seio da Família Benfiquista e eu pude assistir, com muita satisfação, á cordialidade e simpatia com que o Presidente do Benfica nos tratou a todos e, em especial, ao Bruno Carvalho.

E não vi ninguém (foram todos convidados) a discordar ou a esgrimir pontos de vista diferentes com o Bruno Carvalho ou com qualquer um de nós. Houve, como tinha que haver, a sintonia de reunião e de inclusão de quem” Quer Bem ao Benfica” – que é afinal o principal e o mais bonito daquilo que a todos reúne.

Revisitando o que o Bruno Carvalho escreveu só vejo verdade, inteligência e sensatez, de um admirador do trabalho recente do Benfica em muitos, muitos planos, mas também de um inconformado (como eu) por essa mudança não ter sido ainda suficiente (não sei se capaz?) de voltar a fazer do Benfica uma Organização á altura da sua Marca e um Campeão á altura do seu Passado e da Sua Glória.

Por isso, e porque só “não se sente quem não é filho de boa gente”, deixo aqui com clareza e sinceridade, o meu testemunho, a minha admiração e a minha homenagem ao Bruno Carvalho, pela forma apaixonada e inteligente como tem estimulado o nosso coração e esclarecido a nossa razão Benfiquista.

 

Obrigado, Bruno Carvalho!

 

António de Souza-Cardoso

 

2 comentários

  • Espero que as lágrimas não sejam de "crocodilo". Julgo que o Bruno sempre foi muito claro naquilo que escreveu. Onde eu vi pouca clareza foi nas interpretações daquilo que o Bruno escreveu. Obrigado pela prticipação. ascp
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2010
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2009
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2008
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D