Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

31
Out08

5 Anos de LFV

Paulo Ferreira

Luís Filipe Vieira faz 5 anos de presidência do Sport Lisboa e Benfica. Não é ainda tempo de balanço mas é certamente uma boa altura para análise!

 

Primeiro que tudo é de referir que o percurso de LFV não começa no início destes 5 anos, mas sim antes quando era o braço direito de Manuel Vilarinho. E quanto a Manuel Vilarinho é de reconhecer a fase em que encontrou o Benfica e o bom trabalho na sua "reconstrução"!

 

Quanto a Luís Filipe Vieira temos forçosamente de distinguir a componente de Gestão Financeira da de Gestão Desportiva.

 

Na 1ª, nota muito elevada para o Presidente...

1) O Benfica é hoje uma instituição com muito maior credibilidade

2) O Benfica é hoje uma empresa muito mais equilibrada financeiramente

3) O Benfica tem um novo e magnífico estádio

4) O Benfica está prestes a lançar o seu Canal de Televisão

5) Foram implementadas inúmeras medidas de Marketing de aplaudir

 

Aspectos negativos, também os haverá neste particular e certamente seria possível fazer melhor (é-o sempre) mas parece-me inequívoco que está provado um trabalho de grande qualidade...

 

Na parte desportiva não posso seguir pela mesma linha de raciocínio. LFV não é um especialista de futebol e sabe-o tendo portanto tentado rodear-se de quem sabe (primeiro Veiga e agora Rui Costa). Conseguiu alguns marcos importantes como sejam a conquista do campeonato e boas prestações europeias.

Tem também a "desculpa" de não ser possível fazer mais dada a situação financeira, embora aqui não concorde e entenda que existem indicadores que demonstram que seria possível bem melhor:

1) Ao longo dos últimos anos o Benfica gastou muito dinheiro em jogadores, sendo que a maior parte das contratações se revelaram fracassos desportivos e financeiros

2) Os múltiplos jogadores, os vários treinadores e até as polémicas e mexidas quanto a Directores Desportivos impediram o Benfica de fazer um processos evolutivo, sendo que existiram mais retrocessos que avanços nesta área

3) O Benfica por muito que custe é ainda hoje uma equipa à procura de uma entidade que nunca teve nos últimos anos. É também (do ponto de vista) desportivo uma equipa pouco "respeitada" pelos seus adversários.

4) Tardam em aparecer jogadores formados no Benfica e tardam em nascer frutos da formação do clube

5) Por último, as modalidades que conheceram um forte desinvestimento e hoje não têm o folgor de outros tempos.

 

Do ponto de vista financeiro grande trabalho, do ponto de vista desportivo nem tanto. Ainda assim, alguns bons resultados, o ter de trabalhar com a conjectura financeira existente e a "humildade" demonstrada este ano em reconhecer que pouco sabe de futebol (deixando para quem sabe as decisões neste capítulo) deixam margem para nota positiva.

 

Uma última consideração para o papel de "sacrifício" que assume muitas das vezes que fala do seu cargo e do espírito de missão que tantas vezes enumera...faz-me alguma impressão! Ser Presidente do Benfica por muito trabalho que dê e problemas que traga deveria trazer mais entusiasmo e regozijo!

 

PS - Jesualdo diz que sabe o que falta ao Porto...as bolas que batem no poste passarem a entrar. É bom quando o adversário reconhece que em vez de 3-2 um resultado bom seria o 3-3. Gosto muito deste discurso de falta de ambição (ou de reconhecer as debilidades). Quanto mais ouço Jesualdo mais gosto de Quique!

 

Saudações Benfiquistas,

Paulo Ferreira

29 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D