5 Anos de LFV
Luís Filipe Vieira faz 5 anos de presidência do Sport Lisboa e Benfica. Não é ainda tempo de balanço mas é certamente uma boa altura para análise!
Primeiro que tudo é de referir que o percurso de LFV não começa no início destes 5 anos, mas sim antes quando era o braço direito de Manuel Vilarinho. E quanto a Manuel Vilarinho é de reconhecer a fase em que encontrou o Benfica e o bom trabalho na sua "reconstrução"!
Quanto a Luís Filipe Vieira temos forçosamente de distinguir a componente de Gestão Financeira da de Gestão Desportiva.
Na 1ª, nota muito elevada para o Presidente...
1) O Benfica é hoje uma instituição com muito maior credibilidade
2) O Benfica é hoje uma empresa muito mais equilibrada financeiramente
3) O Benfica tem um novo e magnífico estádio
4) O Benfica está prestes a lançar o seu Canal de Televisão
5) Foram implementadas inúmeras medidas de Marketing de aplaudir
Aspectos negativos, também os haverá neste particular e certamente seria possível fazer melhor (é-o sempre) mas parece-me inequívoco que está provado um trabalho de grande qualidade...
Na parte desportiva não posso seguir pela mesma linha de raciocínio. LFV não é um especialista de futebol e sabe-o tendo portanto tentado rodear-se de quem sabe (primeiro Veiga e agora Rui Costa). Conseguiu alguns marcos importantes como sejam a conquista do campeonato e boas prestações europeias.
Tem também a "desculpa" de não ser possível fazer mais dada a situação financeira, embora aqui não concorde e entenda que existem indicadores que demonstram que seria possível bem melhor:
1) Ao longo dos últimos anos o Benfica gastou muito dinheiro em jogadores, sendo que a maior parte das contratações se revelaram fracassos desportivos e financeiros
2) Os múltiplos jogadores, os vários treinadores e até as polémicas e mexidas quanto a Directores Desportivos impediram o Benfica de fazer um processos evolutivo, sendo que existiram mais retrocessos que avanços nesta área
3) O Benfica por muito que custe é ainda hoje uma equipa à procura de uma entidade que nunca teve nos últimos anos. É também (do ponto de vista) desportivo uma equipa pouco "respeitada" pelos seus adversários.
4) Tardam em aparecer jogadores formados no Benfica e tardam em nascer frutos da formação do clube
5) Por último, as modalidades que conheceram um forte desinvestimento e hoje não têm o folgor de outros tempos.
Do ponto de vista financeiro grande trabalho, do ponto de vista desportivo nem tanto. Ainda assim, alguns bons resultados, o ter de trabalhar com a conjectura financeira existente e a "humildade" demonstrada este ano em reconhecer que pouco sabe de futebol (deixando para quem sabe as decisões neste capítulo) deixam margem para nota positiva.
Uma última consideração para o papel de "sacrifício" que assume muitas das vezes que fala do seu cargo e do espírito de missão que tantas vezes enumera...faz-me alguma impressão! Ser Presidente do Benfica por muito trabalho que dê e problemas que traga deveria trazer mais entusiasmo e regozijo!
PS - Jesualdo diz que sabe o que falta ao Porto...as bolas que batem no poste passarem a entrar. É bom quando o adversário reconhece que em vez de 3-2 um resultado bom seria o 3-3. Gosto muito deste discurso de falta de ambição (ou de reconhecer as debilidades). Quanto mais ouço Jesualdo mais gosto de Quique!
Saudações Benfiquistas,
Paulo Ferreira