Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

25
Out08

Nova Luz, Novo Benfica!

António de Souza-Cardoso

Hoje, no solarengo dia 25 de Outubro, faz 5 anos que foi inaugurado o Estádio da Luz.

Cerca de 5 milhões de espectadores, 123 jogos e 80 vitórias depois, cumpre fazer uma primeira avaliação.

A “Nova Luz”, como sublinhou o Presidente, Luis Filipe Vieira, simbolizou a vontade de renascer de novo. Sem nenhum fractura com o passado, mas na perspectiva de que mesmo as grandes instituições, aquelas que têm melhor memória, podem ter momentos de entorpecimento e de preguiça e precisam de ser reinventadas e reconciliadas com o seu passado.

Depois de um conjunto de Direcções desastrosas o velho Benfica precisava de ser espevitado pelo ar fresco da mudança. Julgo que a “Nova Luz” tem cumprido esse primeiro desiderato. O de dar auto-estima aos benfiquistas, proporcionando-lhes uma casa nova de que todos nos orgulhamos e que está à altura dos pergaminhos e da dimensão universal do clube.

Um ano e meio depois da inauguração da Nova Luz, o Benfica foi campeão. E o entusiasmo da mudança alastrou-se aos Benfiquistas confiantes que o Clube voltaria a percorrer a áurea gloriosa de outros tempos e de outras casas.

Passaram-se 3 anos e o Benfica não ganhou mais. A Direcção de Luis Filipe Vieira não conseguiu ainda conciliar o Benfica com a Sua História, conferindo á mudança, uma dinâmica definitivamente vitoriosa.

As almas ganhadoras como a minha inquietam-se. E a pergunta que fica num momento de avaliação como este, não pode deixar de ser a interrogação de quem está ansioso por ganhar: Será que é desta?

Julgo, como já aqui disse, que o Benfica começa a ganhar aquilo que não teve nas duas últimas décadas – uma organização forte, assente num modelo de gestão claro e numa estratégia desportiva onde o rigor, o trabalho e ambição constituem mais do que objectivos, pressupostos de acção. Onde cada um tem o seu lugar e conhece o seu papel.

O Benfica apresentou, pelo segundo ano consecutivo, resultados positivos. Apesar dos investimentos feitos, as contas da SAD começam a consolidar-se e o passivo foi já reduzido de uma forma clara, conferindo uma imagem de credibilidade que permite ao Benfica perspectivar a continuação dos investimentos que tem feito a nível desportivo e sem os quais não fará aquilo que é, afinal, o seu principal desígnio – ganhar.

Dir-me-ão - tudo tem um tempo e esta Direcção tem provado que o Benfica está a dar passos seguros para uma reabilitação sustentada e duradoura.

Eu, apaixonado do Benfica, digo logo que sim, e agradeço o esforço de todos quantos contribuíram para esta mudança, este assomo de personalidade, esta vontade de emergir…

 Mas na mesma condição de apaixonado, digo também que esse tempo agradecido já foi dado a esta Direcção por todos os benfiquistas que continuam juntos, a alimentar a mesma mística e a mesma vontade de vencer.

Por isso é no tempo de hoje, porque não podemos esperar um minuto mais, no tempo em que comemoramos os 5 anos da “Nova Luz” que queremos ganhar.

 Que queremos ser todos “O Novo Benfica”.

 

António de Souza-Cardoso

 

PS: A minha homenagem sentida ao capitão do Benfica, Nuno Gomes. Sempre fui um seu devoto aficionado. Sempre o admirei pelas raras características que têm como goleador e como “construtor. É muito estimulante ver o “Novo Benfica” ser inspirado pela sua experiência e competência. É muito bom ver Nuno Gomes voltar às grandes exibições. Ele que deu o primeiro sinal de vitória na “Nova Luz”, marcando o primeiro golo. Ele que com a sua inteligência e liderança pode ser um dos principais instigadores deste “Novo Benfica”, sempre campeão!

 

 

 

7 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Manoel Barbosa 26.10.2008

    Estava --está, ainda ?-- no projecto deste Estádio: 4 águias, enormes, para colocar em cima dos 4 pilares principais.
    Parece que "levantaram voo"...para parte incerta.

    2-1 vs Naval, vitória tardia, sofrida, mas vitória.
  • Caro Manoel Barbosa
    Nada sei dessa aparente migração.
    É verdade, sofrida a vitória com a Naval, mas já cá canta. Faz falta, principalmente em termos animicos. Mas acho que temos que entrar com outro "peito" outra atitude perante equipes que não podem ser do nosso campeonato. abraço. Asc



  • Sem imagem de perfil

    Manoel Barbosa 26.10.2008

    Caro António Souza-Cardoso,

    Não só as águias, mas também a coloração do cimento, o espaço entre este e o cimo das bancadas, e... outros "pormenores" não concluídos.
    A verba para as águias esteve atribuída, mas -- há sempre um "mas". Um "voo" súbito...

    E o Museu nunca foi montado devidamente. O S.L.Benfica tem que proporcionar um Museu extraordinário, dignificante, cativante e não sómente uma grande sala de troféus.

    ...E o S.L. Benfica em termos socio-culturais está pouco mais do que inerte. Parece não haver ideias nem entendimento para a expansão do Clube no país e nas comunidades no estrangeiro.
    Muito se pode fazer neste âmbito -- nem são necessárias verbas insuportáveis, basta imaginação, e paixão, muita paixão no trabalho, árduo.

    (Um dos problemas do Clube, melhor, nalguns gabinetes do Clube, é a inveja e a intriga. Se um dirigente tem idéias incomuns, embora entendidas, aceites, enaltecidas entre-pares e realizáveis, se deixa um ou mais projectos, é certo e sabido que ninguém os quererá concretizar....) .



  • Sem imagem de perfil

    vicente teixeira 28.10.2008

    Caro Manoel,
    é evidente que falta muito "Benfica" no nosso estádio i.e. identidade, grandeza, escala, dimensão , e porque não dizê-lo muito glamour vitorioso ! assim uma espécie de isto é o Benfica nós somos o Benfica nada é melhor e aqui está! aliás era isso que eu sentia quando subia a escadaria principal do velho estádio da luz, ou quando me deslocava propositadamente entre reuniões, a ir comer uns carapauzitos na jardim do regedor, 1ºandar!
    E diga-me porque é que a nossa página na net é tão má e pindérica, sistematicamente desactualizada e ANTI-interactiva ? não somos o Benfica? devíamos ter o melhor, ! é só ver o que se faz lá por fora! ou também são os oliveirinhas que mandam?

  • Sem imagem de perfil

    Manoel Barbosa 28.10.2008

    Caro Vicente Teixeira,

    Vou responder-lhe de modo sintético:

    Não assistiremos a qualquer e inesperada "chama imensa" de Benfiquismo pujante, revigorante, inovador, empreendedor, cativante, no exterior ou no interior do Estádio, enquanto pulularem pelos gabinetes pessoas (dirigentes incluídos) que nada, ou pouco mais do que nada pensaram em termos "de Benfica" antes de assumirem cargos. Raros sentem visceralmente, e "pensam" o Clube.

    Também, dos mesmos e outros, que precisam de estar no Clube e aos seus "postos de trabalho" se agarram como lapas, porque se retornados às profissões (os que as tinham) "banalizavam-se", nada poderemos esperar de transcendente, porque contentam-se com o "assim basta" e "o líder assim gosta"...
    "O/s oliveirinha/s" não mandam. Aguarda/m por melhores momentos para tal, se entretanto os Benfiquistas se deixarem encantar pelo arco-íris...

    A página na net é razoável, mas não excepcional. O Clube tem de ter melhor ! A interactividade entre os seus leitores e dirigentes não convém. Tal como no jornal.

    Etc.

    A propósito do Jardim do Regedor:
    Em Novembro de 2000, era um caos absoluto, o interior dos andares, escadas, telhado. Fui com Mário Dias pesquisá-las uns nove ou dez dias após a tomada de posse. Ficámos chocadíssimos ! A Direcção de M.Vilarinho recuperou o edifício. Nalguns compartimentos chegaram a ser instalados gabinetes, como o do marketing, então dirigido pelo vice Seara Cardoso -- um portuense Benfiquista.
    O senhor Filipe, infelizmente já falecido, e a quem foi concessionado o antigo "Ponto Vermelho", investiu muitas dezenas de milhar de contos num excelente restaurante, no segundo piso. Lembro-me muito bem da sua inauguração em Março de 2002. Tudo lhe correu mal, e encerrou em Novembro.
    Desde esse ano, a Sede está devoluta.

    Para além duma loja do Benfica num rés-do-chão, o restante edifício é um activo...desactivado !
    Naquele local precioso em termos de negócio, apetece-me repetir: temos um activo...desactivado !

    Abraço
  • Sem imagem de perfil

    vicente teixeira 03.11.2008

    Caro Manoel ,
    obrigado pelas suas preciosas info's benfiquistas! é evidente o que diz sobre a jardim do regedor, ser um activo desactivado, é uma pena, um acto de incompetência na gestão do património e ainda por cima ocorrer naquela da nossa capital em tempos uma das artérias mais cosmopolitas!(volto a lembrar do espirito do meu post anterior, em tempos estávamos nos melhores sitios, nos mais grandiosos, nos mais cosmopolitas. O que acontece na Jardim do Regedor não enobrece o glorioso, só o vulgariza! é que nós somos populares mas não somos parolos!
    anyway, li algures LFV dizer que preparava o local para grandes coisas, espero é que não seja equipado com mobiliário moviflor (com o devido respeito) ou com um ladrilho manhoso qualquer! como os que decoram o estádio! compreende!?
    retive a sua aceitação da nossa página net , não posso concordar que a considere razoável! só quem não conhece a dos outros colossos europeus ! e eu tenho a certeza que o Manoel conhece a pode apelidar de razoável! aquilo é um site totalmente medíocre (para o Benfica )!
    abraço benfiquista
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2010
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2009
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2008
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D