Segunda-feira, 20 de Outubro de 2008

Pedro Fonseca em 20/10/08 | comentar

Aqueles que esperavam um texto sobre a difícil eliminatória da Taça, contra o Penafiel, decidida ontem, na Luz, nos penáltis, ou sobre o jogo da próxima 5ª feira para a Taça UEFA, em Berlim, contra o Hertha, poderão ficar surpreendidos, mas espero que não desiludidos.

Os últimos textos deste blogue têm abordado um tema chamado “liderança”. Do Benfica, bem entendido. Reconheço que é um tema aliciante. Aliás, sem liderança nada se faz, nenhum clube avança, nenhum país progride, nenhuma estratégia é vencedora.
Estou mesmo convencido de que é a falta dessa mesma liderança que tem levado a Europa e os Estados Unidos para uma crise sem precedentes. E é por causa dela – ou da sua falta – que olhamos com tanta atenção para as eleições americanas, que, no próximo dia 4 de Novembro, vão dizer que tipo de Mundo esperamos construir no futuro.
Liderança, então. No Benfica, temos vivido, nos últimos 25 anos, com uma crise de liderança. Mais precisamente, desde Borges Coutinho. É certo que tivemos presidentes mais ou menos populistas, mais ou menos carismáticos, mais ou menos vencedores. Mas nenhum como Borges Coutinho. Talvez não tenha ganho tantos títulos como Fernando Martins, nem sido tão populista como Vale e Azevedo, ou tão mecenas como Jorge de Brito, ou tão corajoso como Manuel Vilarinho, mas foi Borges Coutinho, “o” presidente do Benfica, aquele de quem primeiro nos lembramos quando queremos nomear um líder do clube da Luz.
Esta reflexão acontece não porque o Benfica tenha alguma crise de liderança. Mas concedo que talvez fosse mais actual no Sporting, onde o presidente em funções é todos os dias colocado em causa, dá entrevistas que são autênticos tiros nos pés dos sportinguistas e, por fim, ouve um antigo líder chamar-lhe mentiroso com todas as letras. Ou mesmo no FC Porto, onde o actual líder prepara uma sucessão, mas não se sabe muito bem quem será o eleito.
Porque é que acontece no Benfica? Por mais estranho que pareça, porque HÁ LIDERANÇA. Liderança no clube e na SAD, liderança no departamento de futebol, liderança na equipa de futebol. Ora, no Benfica, isto não tem sido vulgar nos últimos 20 anos.
Dentro de pouco mais de um ano, o Benfica vai a eleições. Se se recandidatar, e nenhum benfiquista espera outra coisa (mas essa é uma opção tão pessoal que só a ele diz respeito), Luís Filipe Vieira cumprirá 9 anos à frente do Sport Lisboa e Benfica. É um recorde.
Mas Vieira não ficará apenas recordado por isso: terminou com um jejum de 11 anos, tendo sido campeão nacional em 2004/05; construiu o novo estádio e o centro de estágios; impulsionou as modalidades, tornando-as, de novo, campeãs; reanimou as camadas jovens no futebol; - mas principalmente, devolveu a credibilidade ao clube, mobilizou a massa associativa, lutou pela regeneração do futebol português.
Com Rui Costa e Quique Flores, líderes cada um nas suas funções, Luís Filipe Vieira ainda tem algumas vertentes do seu projecto por acabar. Os próximos 4 anos são os da auto-sustentabilidade do clube, baseada no equilíbrio e rigor das contas, no aumento exponencial das receitas, através da quotização (recorde mundial de sócios), da receita de bilheteira (afluência recorde de adeptos ao estádio), merchandising e sponsorização, e do crescimento e solidificação do Canal Benfica.
Tudo isto só fará sentido com um cada vez maior investimento no futebol. Vieira sabe disso como ninguém e a prova está no investimento feito este ano na equipa de futebol. Nos próximos 4 anos, a meta será garantir um constante amealhar de títulos. Com o trabalho de casa feito, todos os sonhos agora são possíveis.
 
Post-Scriptum: Na passada sexta-feira, o jornalista Nuno Luz fez, no DN Sport, um perfil do Presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Para aqueles que não leram, talvez valha a pena consultar o jornal ou, em última análise, ler o que escrevi aqui.



54 comentários:
De GOSTO MUITO DE FRUTA a 21 de Outubro de 2008 às 10:45
Caro Pedro,cuidado porque comparar, mesmo que nas entrelinhas, a liderança de Borges Coutinho com a liderança de vieira, é crime. Vem no código penal:). Se não vem, deveria vir.
É o mesmo que comparar uma águia com um abutre.
Em minha opinião, e já o afirmei aqui várias vezes, toda esta estratégia de vieira, tem como única finalidade a apropriação da sad do Sport Lisboa e Benfica.
Como o Pedro disse, se vieira ganhar as proximas eleiçoes, cumprirá 9 anos á frente dos destinos do clube. Nestes anos todos ganhamos 1 campeonato e todos nós, por muito que nos custe, teremos que o agradecer a veiga. O Benfica tem outras modalidades que são queridas de muitos adeptos, mas é o futebol que arrasta multidões. É o futebol a base da paixão e que por sua vez se propaga, para muitos,ás restantes modalidades.
Já foi dito muitas vezes que vieira falhou a nivel desportivo. Acho que falhou, mas falhou premeditadamente. Falhou com intuito de enfraquecer o Benfica, por forma a abrir o capital social da sad.
Se o Benfica não tivesse investido da forma que o fez este ano, tanto no director desportivo, como no treinador bem como em alguns jogadores, aparentemente acima da média, e continua-se na mesma senda dos anos anteriores, tenho a convicção de que o Pedro não estaria aqui a dizer que vieira ganhará, com toda a certeza, as proximas eleições. Pois tenho toda a certeza que ele não as ganharia. A estratégia foi essa mesmo. Faltando um ano para as eleições, ou é este ano ou acabou-se. E vieira, justiça lhe seja feita, não é parvo.
Não é por acaso que o sor vieira quer agora a inclusão do estádio na sad. Cuidado, muito cuidado. As massas populares são fácilmente manipulaveis. E quando cegas por determinadas causas, passam cartas brancas em qualquer altura.
Ao contrário do que afirmou um benfiquista neste postal,eu acho que ainda há Homens com a classe de Bogalho para dirigir os destinos do Benfas. Bagão Félix na Presidência e sei que poderia dormir descansado.
Na vida há coisas que tal como o algodão não enganam e Bagão Félix não engana. Por outro lado, vieira também é como o algodão, também não me engana.
Sudações Benfiquistas
Ps- Continua-me a irritar á brava o quim oliveira abancado na tribuna presidencial. Desta vez ao lado do vilaças. Eles andam aí.....:)





De O INFERNO DA LUZ a 21 de Outubro de 2008 às 11:35
Meu caro, leio sempre com atenção os seus comentários. Não comparei, nem o podia fazer. São épocas diferentes, tempos diferentes, homens diferentes. O que disse e continuarei a dizer é que LFV é o presidente que o Benfica precisa neste momento. Errou, claro. Como errará no futuro. Mas acerta mais vezes do que erra. E principalmente, com ele no comando o Benfica não voltará a regressar ao passado nem nunca mais ninguém nos tentará colocar o pé em cima. Quanto ao J:Oliveira, prefiro-o na tribuna a alguns que se sentam à beira do presidente do sporting.


De Manoel Barbosa a 21 de Outubro de 2008 às 12:38
Gosto Muito De Fruta,

Eu, assinaria este seu comentário. E não se pode nem deve relacionar Vieira com Borges Coutinho. Exemplo aparentemente insignificante: nunca ouvi, nunca ouvimos Vieira terminar um seu "discurso" perante Benfiquistas, com um "Viva o Benfica !" Estranho, não ?

Como sabe, muito mais há a dizer sobre a liderança de Vieira.

Desde há anos tenho avisado: os Benfiquistas podem acordar ou deitar-se com uma má notícia !


De GOSTO MUITO DE FRUTA a 21 de Outubro de 2008 às 18:40
Caro Sr. Manoel Barbosa, é por demais evidente que
vieira não vive o Benfica como benfiquista. É por demais evidente que vieira
vive o Benfica como empresário. Como empresário e com objectivos bem deliniados e definidos,
que em nada se coadunam com a causa benfiquista. Não se pode exigir a ninguém
que reaja de forma que não sente. Se o homem não sente, como é que há-de dar
vivas ao Benfica?? As poucas vezes que reage, são apenas reacções de circunstância e nada mais.
É clarinho como a água que o homem em nada tem a ver com o Benfica. Os interesses que o movem são outros.
Se neste país, fazer uma estrada, dá direito a ganhar eleições, imagine um estádio.
Saudações benfiquistas



De Dylan a 22 de Outubro de 2008 às 08:30
No passado, mais concretamente nas presidências de Manuel Damásio e João Vale e Azevedo, podia acordar ou deitar-me com uma má notícia. Felizmente, isso já faz parte do passado e a maioria dos benfiquistas sentem-se descansados com esta liderança do clube por homens que não precisam do Glorioso para sobreviver e trabalham em prol dos sócios.
Já vivi muito de perto a emoção de LFV, no Bessa, aquando do último título nacional por isso não compreendo as vossas dúvidas acerca do seu benfiquismo. Só quem acompanhou a infância deste, no bairro das Furnas, consegue deslindar a sua inquestionável cor clubística.


De Manoel Barbosa a 22 de Outubro de 2008 às 16:05
Caro Dylan,

Sobre a parte final do seu segundo parágrafo, aconselho-o cordialmente a ver --e não só olhar--, sobretudo a analisar, os percursos de algumas criaturas que ainda pululam pelo Estádio...
Alguns, pilantras antes de chegarem até "lá" e hoje...
Outros, mais ricos do que nunca antes de chegarem "lá"...

Infelizmente o Sport Lisboa e Benfica "dá" para quase tudo e todos os que quiserem de modo diverso "mamar na teta" -- só que um dia pode secar outra vez...
(Cuidado !).

Sobre o seu terceiro parágrafo: Há algum presidente de clube que não rejubile com um campeonato ganho ou com outro feito ?


De Gosto de Melância a 21 de Outubro de 2008 às 17:21
Acho que Vieira escreve-se com V maiúsculo, por muito que te custe.
Falas muito de abutres, palavra geralmente associada aos nossos inimigos para gozarem com o Glorioso. Dá que pensar...
Desta vez esqueces-te de falar no teu amigo Vale e Azevedo que tanto idolatras. Aproveita o balanço e junta Jaime Antunes ao Bagão Félix e põe o patrocínio da RR nas costas! Chama também o Veiga para coordenar o futebol profissional. Também sei de uns tipos da UD Oliveirense que teriam todo o prazer de tomar conta do conselho fiscal!
Isto sim, seria premeditado...


De GOSTO MUITO DE FRUTA a 22 de Outubro de 2008 às 10:25
Cara melância, uma vez que já são finais do Outubro, é evidente que estás a ficar fora de época, e por esse motivo, também a perderes qualidade, se é que alguma vez a tiveste.
Dizes que "..dá que pensar.." e eu pergunto-te: e consegues?
Não confundas, pois Jaime Antunes e Bagão Felix são pessoas de bem:)
Quanto ao veiga e independentemente de tudo, é feio sermos mal agradecidos. Afinal o homem deu-nos um campeonato.
Sei que sabes "de uns tipos da Oliveirense". Mas também sei que sabes de mais tipos de outros lados.
Voçes conhecem-se todos.


De Gosto Muito de Palermas a 23 de Outubro de 2008 às 17:49
Caro Frutas;

eu gostava era de ouvir a sua voz critica a comentar a ilibação do "Capo de tutti Capi" (a definição é vossa)


De GOSTO MUITO DE FRUTA a 24 de Outubro de 2008 às 15:00
Além de palerma és distraido. Não é a primeira vez nem a segunda que abordo as constantes manipulações do corrupto. Mas uma coisa não invalida a outra. Preocupo-me mais com o que está dentro do meu clube, do que com o que está de fora, pois o que está de fora já eu sei de gingeira á 30 anos. Ainda ontem á noite, os comentadores vagabundos da sporttv queriam á força que no golo do Benfas houvesse fora de jogo, entre outros comentários aberrantes. No entanto o oliveirinha continua a alapar-se na tribuna presidencial todas as semanas. Isto foi só um desabafo em relação ao jogo de ontem, pois o que na realidade me preocupa é a vontade do teu amigo em por a mao na sad. Carácter ja eu sei que ele nao tem.
Para mal dos meus pecados, e se a ele lhe correr bem a coisa, um dia destes vais engolir tudo o que aqui tens dito. Palerma.


De GOSTO MUITO DE FRUTA a 22 de Outubro de 2008 às 11:25
Ah! quanto ao v maiúsculo, custa-me um bocadinho sim. É que para o escrever tenho que activar o caps lock e custa-me á brava carregar na tecla. Não te esqueças que sou alentejano:)


De ANONIMUS a 23 de Outubro de 2008 às 15:53
Nem o povo a que pertences escapa!Sao labregos como tu que dao fama de inaptos e ignorantes aos alentejanos.Gracas a Deus que sao poucos os labregos que vegetam no Alentejo.Esta e mais uma prova da tua IGNORANCIA, labrego!


De ANONIMUS a 22 de Outubro de 2008 às 03:31
Gostas muito de fruta e de vomitar bacoradas.Tu e que nao enganas ninguem.O problema e que nao podes bajular o Vieira (nao te passa cartucho)como fazias com o Azevedo.
Dedica-te a cavalarica e nao arrotes ignorancia.
Ja reparaste que aqui so o bruninho te da bola? Para que nao restem duvidas sou eu mesmo o filho daquele que te arreia dorte e feio na ignorancia e te conheces os podres.


De GOSTO MUITO DE FRUTA a 22 de Outubro de 2008 às 10:08
Que argumentação tão inteligente. És o exemplo máximo, do tipico adepto vieirista. Não é dificil adivinhar que, quando em matilha, atacas.
Já sei, desde algum tempo, que és filho do pai, e que também és filho da mãe.
A partir de hoje, e salvo alguma rara excepção, não tens direito a rebuçado, pois responder-te é uma clara perda de tempo.
Nunca te metas com um ignorante, pois ele arrasta-te até ao seu nivel e depois ganha-te em experiência.
É o que aconteçe a quem se mete com a tua familia.


De ANONIMUS a 22 de Outubro de 2008 às 18:48
As matilhas e a chafirdice estao ai onde vives por isso te tornaste cao raivoso.Para falares e chegares ao nivel da minha familia tens que rastejar ainda mais do que rastejavas pelo Vale Azevedo e nesmo assim nunca alcancaras o objectivo.De lacaios esta o mundo cheio e tu fazes parte dessa cafila de oportunistas, com que es adjectivado em Rio Maior.Em pouco tempo sentiras na pele o peso da tua ignorancia e do teu servilismo.Lacaio Ignorante!


De ANONIMUS a 22 de Outubro de 2008 às 19:56
Campo Maior e nao Rio Maior,rectifico.
Mas podias passar em Rio Maior e os celebres caceteiros poderiam ajudar a meteres algo de util nessa caixa craniana que so serve para guardar ignorancia.


De Benfica Eagle a 21 de Outubro de 2008 às 07:17
Já não vinha há imenso tempo a este blog, e é com alguma esperança que verifico que não andam por cá apenas "Directores de Canais do Porto" e "Patrões de Mulheres do Pinto da Costa"

Para verborreia mental já existe muita na comunicação social.

Bom Post ;)

Abraço


De O INFERNO DA LUZ a 21 de Outubro de 2008 às 10:07
Meu caro, muito obrigado pelas suas palavras e pelo seu elogio. mas deixe que lhe diga uma coisa: o Bruno Carvalho, a quem se refere depreciativamente, é tão benfiquista como eu e você. Ele não precisa que o defendam, mas não podia deixar passar em claro a sua insinuação. E já agora, coloco-lhe a seguinte questão para reflexão: não acha que é corajoso dar a cara como benfiquista apesar de ser director do Porto Canal? Um abraço, saudações benfiquistas e não deixe de vir aqui comentar. Pedro Fonseca


De ANONIMUS a 22 de Outubro de 2008 às 03:39
Caro Inferno da Luz, que coragem? Fazer o jogo do corrupto malhando no LFV? Coragem seria considerar publicamente Pinto da Bosta corrupto e comentar os 30 anos de corrupcao, coisa que ele nao faz nem fara porque esta nas maos da mafia.Estou certo que o meu amigo vai sofrer uma tamanha desilusao quando ele nao mais puder esconder o relacionamento e os favores mutuos que troca com o bandido.Falta pouco para que isso aconteca e depois nao diga que nao o avisaram.


De Benfiquista Benfiquense a 20 de Outubro de 2008 às 23:24
A história dos presidentes dos clubes é marcada pelas vitórias dos clubes nas competições em que participam. Consequentemente - e para azar nosso - por mais anos que LFV esteja à frente do Glorioso, nunca ficará na história como um grande presidente.

Ficará tanto na história como Quique Flores, quando aqueles - que hoje o acham muito inteligente no seu discurso - começarem a dizer que já chega de milongas...

Quero lá saber da personalidade do LFV ou das abordagens inteligentes de Quique. Eu quero é ganhar em Berlim!

Assinado: Benfiquista Benfiquense


De O INFERNO DA LUZ a 21 de Outubro de 2008 às 10:09
Queremos todos ganhar em Berlim. E vamos ganhar! Um abraço. Pedro Fonseca


De Manoel Barbosa a 20 de Outubro de 2008 às 19:19
Caro Benfiquista Pedro Fonseca,

Vc. consegue ultrapassar o optimismo do próprio Vieira em relação a ele-próprio.
Está no seu direito e compreendo-o, porque certamente não tem acompanhado detalhadamente, por exemplo as contas, todas as contas, mais as receitas, encargos e dívidas.

Sinceramente, aceito e elogio o seu optimismo, e também o optimismo dos outros Benfiquistas, mas a realidade é (e conhecer-se-á em tempo certo), bem diferente.

Seria muito extenso o meu comentário à liderança de Vieira. Não o colocarei aqui para não vos maçar.


De O INFERNO DA LUZ a 21 de Outubro de 2008 às 10:12
Caro Manoel Barbosa, é sempre com satisfação que leio os seus comentários. Diga o que lhe vai na alma que não maça nada. A opinião de um benfiquista, desde que explanada com elevação, é sempre válida. O problema é sempre do copo meio cheio ou meio vazio... Um abraço. Pedro Fonseca


De Manoel Barbosa a 21 de Outubro de 2008 às 12:47
Caro Pedro Fonseca,

Não se trataria de escrever o que "me vai na alma", mas sim, colocar factos ! E estes são "dolorosos" de ler, se detalhadamente aqui ou noutro local escritos. Nem seriam aceites...porque o arco-íris colocado de dentro-para-fora do Clube, quase tudo e praticamente todos vai encantando...
Abraço.


De Pedro Fonseca a 20 de Outubro de 2008 às 19:16
Caro Pedro Fonseca, caro homónimo.

Quero dar-lhe os parabéns por este excelente post que reflecte quase de forma exacta aquilo que penso sobre o nosso presidente. Claro que os erros também estiveram presentes na sua gestão e não será dificil enumerá-los, mas os Benfiquistas não podem, nem devem ter a memória curta se reflectirem sobre o que era o nosso querido Benfica após o desastre Vale e Azevedo.

Penso que LFV tem vindo a aprender com os erros e tem vindo a rodear-se das pessoas certas para melhorar ainda mais o seu desempenho global, sobretudo nas áreas que menos domina.

Acredito que se continuarmos a trilhar este caminho, sem hesitações, sem recuos, mesmo perante a adversidade da bola que vai ao poste, ou do falhanço inacreditável, mesmo perante alguma contestação dos adeptos, o que não acredito (veja-se o jogo de ontem onde os adeptos apoiaram sempre mesmo perante uma exibição miserável), o futuro é risonho e eu acredito que vamos voltar aos tempos de glória.

Eu acredito no nosso futuro, para que o meu filho possa ter tantas alegrias como nós tivemos no passado. Só assim se explica, que após a última época, eu tenha decidido renovar os 3 cativos lá de casa.

Força Benfica, sempre contigo no coração!!!!

Pedro Fonseca
sócio 11109


De O INFERNO DA LUZ a 21 de Outubro de 2008 às 10:14
Caro consócio e homónimo, foi com satisfação que li o seu comentário e apraz-me registar que estamos de acordo. Uma liderança estável é meio caminho andado para o sucesso. Estamos no bom caminho, não haja dúvidas. Um abraço. Pedro Fonseca


De Vitoria do Benfica a 20 de Outubro de 2008 às 19:05
Boa Tarde caro Pedro caro observador atento e restantes visitantes do blog

Estou de acordo com o que dizem ( Pedro e observador atento) sobre a actual gestão e se não aparecer outro candidato com um carisma superior ao de LFV votarei em LFV. Confesso que gostava de ver um homem na Presidência do SLB com a classe de Bogalho estes lideres não existem hoje, Vieira tem feito muito. È no entanto um truculento , a meu ver poderia melhorar esse aspecto, espero que João Gabriel o apoie na forma como deve comunicar.

Já li no blog insurgirem-se que Manuel Vilarinho querer um estádio em conjunto com os Lagartos, não vejo qual o problema o Inter e o Ac Milan tem o mesmo estádio, a zona de Milão é das mais ricas da Europa e do Mundo uma vez que , a Itália faz parte do G7 com a França, da Alemanha, do Canadá, dos Estados Unidos, ,Japão Reino Unido. Porém há outros há outros países como a Inglaterra que não aceitam isso é uma questão de cultura. nós somos um país pobre por isso não vejo esse argumento como idiota ou indigno até me parece sensato pelo que disse anteriormente

Ao Benfica falta estabilidade e parece-me que LFV pode dar essa estabilidade. Nada tenho a ver com a vida privada de LFV não sei o que é aproveitar-se do nome do Benfica.Para mim aproveitar-se o nome do Benfica são jogadores que ganham rios de dinheiro como o Makukula cujo salário mensal é se calhar igual ao da equipa toda do Penafiel e tem sete oportunidades de golo e não consegue marcar uma vez ou como o Zorro que não consegue ser vendido devido ao alto salário que usufrui e depois não rende nos treinos aquilo que deve render. Isto para mim tem de ser revisto.

A este propósito alguém ligado à preparação física dizia quem me dera ficar um ano no Benfica endireitava logo a minha vida. Este alguém sabe quanto são os salários que são usufruídos no Luz não só pela equipa técnica e jogadores mas também por todos os outros.Isto para mim tem de acabar e como Quique dizia o Benfica tem de se habituar a ganhar outra vez eu acredito em Quique logo no projecto do LFV

Saudações Benfiquistas e obrigado pelo Post



De O INFERNO DA LUZ a 21 de Outubro de 2008 às 10:17
Muito obrigado pelo comentário. Estou de acordo com o que escreveu. Fizemos todos uma caminhada bem difícil para chegarmos até aqui, desde 2000. O que seria o Benfica sem a vitória de Manuel Vilarinho, sem a gestão de Luís Filipe Vieira? Cada benfiquista que responda no seu interior. Um abraço. Pedro Fonseca


De jomanuel a 21 de Outubro de 2008 às 14:07
Boa tarde,

É só para dizer que o Inter decidiu há dois ou tres dias construir um estádio novo, só do inter de Milão.

Saudações


De Victor Cabral a 20 de Outubro de 2008 às 16:56
Esta e a visao precisa de todo o Benfiquista que cre no presente e no futuro do GLORIOSO.

Esta e a visao de um Benfiquista que esta na luta contra a adversidade de uma imprensa mercenaria afecta ao sistema corrupto ha muito instalado que estende os seus tentaculos de pressao a tudo e a todos os fracos que se deixam aprisionar pelo medo e pela cobardia.

Esta e a visao de um Benfiquista com quem me identifico.

Continue Pedro com esse espirito de luta e elevacao porque so assim os "cegos" passarao a ver e os cobardes sentirao na pele a desonra e a derrota.

Um abraco do tamanho do GLORIOSO deste simples Benfiquista que tambem continua lutando (em vertentes diferentes) em prol da verdade,da justica e da reposicao no lugar a que o S.L.BENFICA, por direito tem no mundo.


De O INFERNO DA LUZ a 20 de Outubro de 2008 às 17:11
caro amigo Victor Cabral, muito obrigado pelas suas palavras e pelo seu apoio. Voc~e também merece um abraço e muitos elogios pelo seu benfiquismo. Com benfiquistas assim, como você, ninguém pára o Benfica. Um abraço. Pedro Fonseca


De OBSERVADOR ATENTO a 20 de Outubro de 2008 às 16:31
Caro Pedro,

Nunca é demais reflectir o tema liderança num país onde, lamentavelmente, essa discussão escasseia. Um líder revela-se na sua actividade diária por um comportamento que se caracteriza: por ser seguido de forma espontânea; por uma autoridade natural; por um dom quase sobernatural. Encontramos, com frequência, líderes sem instrução, e, pelo contrário, encontramos pessoas com elevado conhecimento, mas sem essa capacidade inata.
Confesso, com total sinceridade, que tive dúvidas sobre LFV, em parte em razão de campanhas orquestradas junto da opinião pública, que hoje reconheço, porventura com origem não muito distante dos actores do Apito Dourado. A história da droga e dos pneus tinha um objectivo claro: retirar crédito a LFV, por parte de quem conhecia as verdadeiras capacidades do nosso presidente. Não conheço. pessoalmente, LFV e até gostaria que alardeasse mais cultura geral, mas se pensarmos na situação que herdou no Benfica e a estratégia que desenhou e seguiu para a vencer temos de reconhecer que se trata de um verdadeiro líder. Quem se arriscaria como ele a restaurar o Glorioso? Quem se lembraria de aumentar, substancialmente, o número de sócios no momento em que o clube não ganhava e as finanças estavam depauperadas? Quem se aventuraria a construir o maior estádio do país nesta situação? Quem pensaria no centro de estágio do Seixal? Quem se lembraria de dinamizar as Casas do Benfica, verdadeiro baluarte da "chama imensa". Quem se lembraria de lançar e concretizar um canal de televisão à semelhança dos grandes clubes europeus? Quem teria a coragem de lançar Rui Costa como director desportivo? Estas são algumas das razões que me levam, com total sinceridade, a considerar LFV um excelente líder, porque revelaram uma enorme visão, no sentido em que foi possível salvaguardar o futuro, através das variáveis onde era possível actuar, mas com elevado risco por parte de LFV. É isto que define um líder: correr os riscos necessários com ponderação, ou seja agir. Os resultados da gestão aí estão, esperemos que os desportivos os sigam, embora seja preciso esperar algum tempo e ter a paciência que o presidente merece. LFV não é perfeito, como qualquer ser humano, mas o trabalho que tem desenvolvido merece o meu respeito.

Um abraço e saudações benfiquistas


De O INFERNO DA LUZ a 20 de Outubro de 2008 às 17:14
Meu caro, totalmente de acordo. Felizmente a maioria dos benfiquistas pensa assim. Um abraço. Pedro Fonseca


De mafegos a 20 de Outubro de 2008 às 16:05
Depois de dois jogos,verdadeiramente vergonhosos,em que foi notória a incapacidade do Benfica,em desenvolver uma única jogada de futebol,nada melhor do que fazer uma exaltação do grande lider do clube,sócio do sporting desde os anos 70,sócio do Porto desde os anos 80 e apenas sócio do Benfica em 2000.
Fez um estadio novo?
Mentira,fizemos nós benfiquistas,porque nós é que o vamos pagar e de que maneira,até parece que um dos que o ajudo a construir teve que ir para Angola,como diria salazar depressa e em força.
Ainda hoje o Camilo Lourenço,no Record faz uma analise as contas que o Benfica não apresenta,como deve ser,é só lembrar que a crise mundial,foi escondida por essa cambada de incompetentes e o mesmo acho que esta a acontecer com o Benfica.
Apenas um elemento para discussão,temos um jogador,que é dos mais bem pagos do plantel,chama-se Zoro e incrivelmente não o conseguimos colocar noutro clube,não sei se pode jogar ou não,mas neste momento não temos no plantel ninguém melhor do que ele para fazer o lugar de defesa direito,já que o fez muitas vezes na sua seleção ou em Italia,entretanto,na grandiosa gestão do senhor Vieira,o benfica uma das maiores equipas de hóquei patins do mundo,vai para 3 ou 4 anos que não vai as competições europeias,o que retira aos nossos jogadores a possibilidade de ganhar outro traquejo e para isso bastava meio salario anual do Zoro.
Apetecia-me ser mais acutilante,mas vou ficar por aqui.


De Victor Cabral a 20 de Outubro de 2008 às 17:14
MAFEGOS

A ignorancia e filha da inveja, da hipocrisia,da mentira e da frustracao dos que, para sobreviverem, necessitam estar amarrados a um passado suspeito, tenebroso e inglorio.

A caminhada do GLORIOSO e irreversivel e nao se compadece dos renegados que a troco de um idealismo estupido e mercenario tentam travar a sua marcha.

A tua accao mercenaria na blogoesfera e conhecida mas os resultados sao e continuarao a ser nulos.

LFV sucedera a LFV para desespero dos "intrujas" e dos oportunistas.



De mafegos a 20 de Outubro de 2008 às 17:55
Vitor Cabral
donde é que tu me conheces,para me chamares mercenario?
quem és tu ,se calhares vives a custa do Benfica eu vivo a custa do dinheiro do meu trabalho e não é um tipo como tu que me chama mercenario,não recebo lições de benfiquismo de ninguém.


De anonimo a 22 de Outubro de 2008 às 03:49
O que tu precisas e de deixar de cultivar a ignorancia que por aqui espalhas.


De mafegos a 22 de Outubro de 2008 às 17:09
E tu ó palhaço,só serás homem no dia em que deixares mensagens como anónimo.


De O INFERNO DA LUZ a 20 de Outubro de 2008 às 17:18
Meu caro mafegos, também a mim me apetecia ser mais acutilante, mas fico-me por aqui. Você tem todo o direito à opinião e a divulgá-la. Agora, o que diz é culpa de quem, do presidente? Meu Deus, o homem tem as costas largas. E depois, deixe-me que lhe diga, cada um segue as opiniões que quer. Um abraço. Pedro Fonseca


De mafegos a 20 de Outubro de 2008 às 18:04
O que eu disse?
Do Zoro,de quem é a culpa,queres ver que é minha.
o Benfica não vai as taças europeias e a culpa é minha ou do presidente?
ser acutilante,eu sou benfiquista,pago as minhas contas,não recebo lições de benfiquismo de ninguém,quando vou ao estadio da luz ou a outro qualquer vou a custa do meu dinheiro,nunca recebi o que é que quer que seja do Benfica.
Este presidente é um incompetente,não é benfiquista,as contas do Benfica estão escondidas é só ler o que diz o Camilo Lourenço e você faz parte daqueles que fazem publicidade ao actual presidente,mas eu sou um homem atento,o futuro dirá,se eu estiver errado não me custará nada a admitir,veremos.


De jomanuel a 20 de Outubro de 2008 às 17:18
quer lá saber do hóquei em patins


De OBSERVADOR ATENTO a 20 de Outubro de 2008 às 18:54
MAFEGOS ,

Faço-lhe um pedido. Critique o post de Pedro Fonseca, mas, por favor, não desvie as atenções para outros horizontes, para não pensarmos que é adepto do clube do Douro ou Leão.

Saudações desportivas


De paradajoao@hotmail.com a 20 de Outubro de 2008 às 15:11
"ou tão corajoso como Manuel Vilarinho"


.....Essa não!
Corajosos foram aqueles que formaram o Movimento da Cidadania Benfiquista"..esses sim lutaram contra Vale Azevedo...Vilarinho ...só apareceu no fim, só queria ser Presidente do Glorioso.Mais nada!
Nem o estádio novo queria...era apologista de um estádio comum ao lagartos....
Haja decência!


De O INFERNO DA LUZ a 20 de Outubro de 2008 às 17:19
Sem dúvida, mas cada um com as suas responsabilidades. Em quem votamos e quem elegemos foi Manuel Vilarinho. Um abraço. Pedro Fonseca


De Manoel Barbosa a 20 de Outubro de 2008 às 19:05
Caro Benfiquista João Parada,

Exactamente: a recuperação económica e financeira, a credibilidade reconquistada deveu-se a Manuel Vilarinho e aos seus pares até Outubro de 2003.

Vieira veio depois. Vieira não existiu como Benfiquista preocupado com os destinos do Clube, antes das eleições em 2000 -- e aderiu a estas porque "levado"...

Vieira não queria um novo Estádio.

As pessoas facilmente esquecem-se de que se não fosse a árdua e às vezes perigosa luta dos fundadores e activistas do Movimento de Cidadania Benfiquista, possivelmente o Clube teria sido transaccionado por Azevedo, por uns míseros 8 milhões de contos a um tal Cooper...
Etc, etc, etc.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds