Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

13
Out08

Três clubes, uma liderança

Pedro Fonseca

Numa semana em que o futebol nacional da responsabilidade dos clubes esteve posto em sossego, por causa da Selecção Nacional, nem por isso a agitação no Sporting e no FC Porto abrandou.

No Sporting, a entrevista-choque do seu presidente Filipe Soares Franco continua a provocar ondas de indignação no seio do clube de Alvalade. O caso não é para menos. Com a equipa de futebol a meter água por todos os lados; com o treinador Paulo Bento sozinho a tentar tapar todos os buracos; com os “casos” Stojkovic e Vuckevic à espera de uma decisão, Soares Franco, qual elefante numa loja de porcelanas, resolveu dar mais dois tiros nos pés.
Quando se esperava de um líder, num mar agitado, palavras de estabilidade, ânimo, optimismo, o homem atira que o Sporting tem prejuízos de mais de 10 milhões de euros. Não contente com isto, com uma santa bonomia e uma rara ingenuidade, diz: “O Benfica tem mais militantismo”, numa justificação à fraca afluência de público a Alvalade.
Ah, “grande Soares Franco, os que vão morrer te saúdam”, diziam os romanos. É claro que os sportinguistas não devem ter achado muita graça a estas verdades que ferem como punhais.
Mais a Norte, nas Antas ou no Dragão (eles trocam de nome e de datas de nascimento, como quem troca de camisa), o cenário também não augura grande futuro. Lisandro Lopez, o homem-golo, aquele que garante com mais ou menos dificuldade uns pontinhos no bornal, o que dá o litro nos 90 minutos, não quer renovar com o FC Porto. Diz o seu agente/empresário (porque será que agora todos os agentes e empresários de jogadores do FC Porto começaram a abrir a boca?) que Lisandro merece ganhar tanto ou mais do que Cristian Rodriguez.
O problema é que enquanto o presidente do FC Porto anda entretido com livros, manda os seus lugares-tenente resolver estes assuntos. Resultado: não resolvem. No FC Porto, a tradição já não é o que era.
E o Benfica? Óscar Cardozo, que chegou a ter um pequeno problema, diz que quer renovar e continuar; Léo diz-se de pedra e cal no clube; Yebda lança mensagens de amor ao clube e aos adeptos, diz que pelo Benfica não cumpre o Ramadão (ao contrário de Tarik, no FC Porto) e que somos o principal candidato ao título; Petit, na Alemanha, elogia Vieira, dizendo que é um grande gestor e devolveu a credibilidade ao clube; Manuel Fernandes pede desculpa ao presidente do Benfica e abre as portas a um regresso.
E para terminar em beleza, o jornal “A Bola” publica hoje uma sondagem que indica que quase 90% de benfiquistas acredita que a possibilidade do Benfica ser campeão é Muito Grande/Grande; quase 80% diz que a liderança de Luís Filipe Vieira é positiva; quase 100% aplaude o desempenho de Rui Costa e 95,5% está satisfeita com o trabalho de Quique Flores. Isto depois do empate com o Leixões, no estádio do Mar.
Conclusão: no Sporting, um líder desastrado, sem autoridade e sem força para impor respeito; no FC Porto, um líder ausente, desgastado e cansado; no Benfica, um líder dinâmico, credível, mobilizador, que garante estabilidade e transmite optimismo.  

91 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D