Ecletismo ? A que preço ?
Em dia de "ressaca" de selecção, escolhi outro tema para abordar.
Não sem antes dar os parabéns a Portugal. Fez um jogo muito razoável, imprimindo velocidade, pressão, ofensividade e mostrando um sentido colectivo e de ambição interessante. Não retirando mérito a todos os outros, Deco foi determinante, organizando muito bem o ataque e lançando o contra-ataque de forma exímia. Os nossos Petit (que falta nos fez este ano) e Nuno Gomes (a barra e o poste não quiserem nada com ele) estiveram bem e por último uma palavra para Quim que teve de deixar o grupo por lesão.
Quanto ao tema....as modalidades !
Já aqui foram abordadas e com opiniões antagónicas. Deveriam ser extintas ? Deveriam manter-se caso se consigam auto-financiar ? Devem manter-se com o fruto da formação ?
Uma pergunta fez o Presidente do Clube no nosso jantar "Estão preparados para ter as modalidades apenas com a sua formação e assumir que não existem condições para ganhar ?", pergunta à qual não respondi porque não sabia a resposta.
Mas ontem ao ver o Benfica vs Porto em Hóquei descobria-a. Não !
Gostei de ver o Benfica ganhar ontem, como tinha gostado ver o Benfica ser campeão de Andebol (a saída de Donner ainda me está atravessada mas lá voltarei noutro post), e tinha detestado ver o Benfica perder nas meias finais de Volei e Basket. Admito que o Benfica não ganhe sempre, mas não faz sentido participar sem ambições de vitória.
Idealmente, as equipas do Benfica devem ser alicerçadas na sua formação e conseguir uma sponsorização que as permita auto sustentarem-se. Só assim poderão ser competitivas e rentáveis. Caso o consigam faz sentido que elas existam.
Caso não consigam, é preferível que não existam. O Benfica é um clube de futebol e é ridículo canalizar uma fatia considerável do orçamento, retirando capacidade de investimento e consequentemente competitiva ao mesmo, para financiar modalidades que não geram receitas e apenas esporadicamente levam uma assistência razoável aos pavilhões.
Concluíndo, modalidades sim mas não a qualquer preço! O Benfica é um clube essencialmente de futebol e tem de ser sempre um clube com ambições de vitória!