Sábado, 30 de Agosto de 2008

António de Souza-Cardoso em 30/08/08 | comentar

 

Hoje teremos mais um clássico.

 Não vale a pena diminuir a expectativa, a emoção e a competitividade destes jogos, onde directamente nos confrontamos com o principal opositor.

Gostamos de ganhar sempre, mas ganhar estes jogos tem realmente um sabor e um sentimento especiais.

 Só aparecer no café ou no trabalho de papo cheio, sorriso aberto e crista levantada, é uma perspectiva bem mais reluzente do que termos que fintar a troça, acabrunhados no gabinete ou em casa, com aquela premente necessidade de desaparecer, enquanto remoemos o indigesto sabor da derrota.

Estive em Vila do Conde e não gostei. Do nevoeiro, da equipe, da forma como foi armada na primeira parte, da amnésia do Carlos Martins, da falta de sorte da cabeça de Yebda, ou da falta de jeito (ou de árbitro?) de Aimar naquela jogada quase final (e fatal).

Houve pouca sorte, pouco árbitro e pouco Benfica no Estádio dos Arcos.

Por isso não queria nada levar com o Porto à segunda jornada. Com a nossa equipe ainda em fase de progressão e aprendizagem que já depois do jogo de Vila do Conde recebeu mais dois jogadores provavelmente “titularíssimos” – Di Maria e David Suazo.

Sei bem que o Porto também mexeu significativamente na sua estrutura e teve um resultado diferente com o Belenenses, porque os da “Cruz de Cristo” resolveram nascer outra vez e por outros, pequenos, pormenores (como o remate de Hulk) que só a fortuna sabe explicar.

Mas ainda assim preferia que não fosse agora.

A importância dos clássicos tem, para além das razões emotivas, razões de pura raiz matemática. De facto, nas contas finais dos jogos entre 2 opositores directos estão, sempre, doze pontos em jogo: seis que podemos ganhar e outros seis que podemos evitar que o nosso adversário ganhe.

O Benfica dos últimos anos, perdeu alguns campeonatos precisamente nos clássicos.

Porque, para além de tudo o que é azul, encarnado ou dourado (não vou falar, mas apetecia-me muito, de Jorge Sousa), lhe tem faltado a atitude vencedora, imprescindível em confrontos com este nível de pressão.

Por isso não vou fazer para este jogo de treinador de bancada.

Venha a melhor equipe que tivermos disponível, mas venha principalmente a raça e a mística que a camisola do Benfica deve dar a qualquer jogador que a vista.

Aquela meia vitória que é entrar em campo com a convicção, a vontade e a inquebrantável determinação de ganhar.

Dizendo de dentes cerrados, depois de afagar a relva e benzer a testa um – Até os comemos!

 

António de Souza-Cardoso

 


sinto-me: Determinado
música: Vamos Lá Cambada!


15 comentários:
De fernando a 9 de Setembro de 2008 às 15:04
respondendo aos seus "PS" aí vamos:
PS1..baía só responde a uma provocação cobarde de scolari escrita num livro por si so cobarde tb!
ps2....qualquer individuo no seu estado normal psiquico não tem dúvidas que o luisão foi bem castigado!
PS3...di maria é um bluf como se viu no jogo contra o fcp, alguma fintinhas, algumas quedas enganadoras etc etc, mas enfim qualquer perna de pau no benfica é o melhor do mundo!


De SR Milhafre a 31 de Agosto de 2008 às 16:35
Teem sorte que o JOSU é benfiquista, senão tinha sido um massacre, na segunda parte metia dó!! caidos a pedir substituição...patético...e agora vão jogar onde? já não há CUNHA LEAL para branquear a agressão!!!!e aquele golo entrou onde? foi na cabeça do fiscal de linha!!!!


De António Pedro Albuquerque a 31 de Agosto de 2008 às 16:03
Boa tarde a tds os benfiquistas!

Os portistas continuam os mesmos, a espumar da boca inveja complexos de inferioridade e frustações em tds os comentáriso e vivênçias em relação ao BENFICA.
O jogo foi equilibrado mas nós tivemos sempre por cima, não fosse as condicionantes do jogo e ganhavamos facilmente aos corruptos (clube q num país sério andava neste momento pela 2ª divisão) ainda assim para não variar jogamos contra 14!
Nas antas/dragoum quero o árbitro Pedro Henriques de Lisboa a arbitrar e marcar penaltys a nosso favor visto q este não foi capaz de ir contra o dirigente suspenso q controla o associação d futebol do porto a mais de 20 anos nem com o clube corrupto e q nunca demais repetir que num país sério tava na 2ª divisão.
Do jogo o q não gostei foi:
Da subserviênçia continua dos árbitros para c aquele clube em qz tdas as decisões mais complicadas do jogo, não gostei ainda das lesões de alguns jogadores e da falta de entrosamento entre eles qd em ataque mas q com o tempo irá concerteza melhorar.

Cumprimentos


De miguel a 31 de Agosto de 2008 às 03:27
Enfim, é o que se esperava.. aimar em final de carreira.. reyes sabe-se lá a centrar para quem.. de resto uma equipa muito fraca do benfica, que fez um remate à baliza do porto(para além do golo claro) e volto a repetir.. Um remate. Não fosse esse palhaço do Hélton e já choravam pra estes lados:)

Só para dizer que se o Di maria (ou magia não sei) vale 30 milhões o Lucho vale 250 milhões:) que senhor, dentro e fora de campo:) EL COMANDANTE


De Terra Limpa a 31 de Agosto de 2008 às 01:17
O sistema está mais subtil, mas ainda persiste.
Só houve durante o jogo de hoje uma grande área, a do Benfica.
Só nessa se podiam marcar penaltis pelo sócio efectivo do fcp.
Também só na área do Benfica se tinham de repetir as marcações dos cantos.
Só os duplos cartões amarelos de podiam mostrar aos jogadores do Benfica.

Bem mas agora caro Souza-Cardoso falando do jogo em si, o Benfica entrou muito bem.
Era assim que deveria ter entrado em Vila do Conde e então hoje estaríamos a ombrear com os pseudo empertigados.
No sítio do Miguel Osório, questionei o estado de coisas demonstrada em Vila do Conde.
Se as coisas continuarem a correr como hoje terei muito prazer em dizer que afinal me enganei e que aquilo em Vila do Conde não passou de um acidente de percurso.
Vou acreditar que sim.
De facto o jogo hoje não correu bem ao clube regional, visto que a jogar contra dez e desses dez, ainda três limitados nos últimos dez minutos, pode-se dizer que de facto eles demonstraram que não sabem mais.
O que esperava o cebola da reacção dos sócios?
Todos nós sabemos que são profissionais, mas andar a brincar com um clube que lhe pagava os salários, ter declarado que a jogar em Portugal, só no Benfica e depois passar-se para um clube regional, não se lhe pode chamar profissional, mas mercenário.
Ainda por cima propor que parte do vencimento lhe fosse pago num paraíso fiscal, mais me conevnço que de facto ele é mercenário.
As vaias e assobios quanto a mim marcam isso e não o facto de ele se ter passado para outro clube.
Todos nós na nossa vida profissional temos obrigação de procurar melhores condições de trabalho e retribuições financeiras, mas com honestidade.
Agora, passado este esgulho, espero que não mais tenhamos aquele sentimento de frustração e que as boas exibições apareçam e continuem, com esforço de todos aqueles que amam o Benfica.

Viva o Benfica.

Saudações Benfiquistas

EBot.


De Depena Galinhas a 31 de Agosto de 2008 às 15:08
Mais uma vez os bandidos galináceos mostraram a sua raça..

agressão ao fiscal de linha..

Agressão do preto brazuca ao Sapunaru, o cartão vermelho ficou no bolso do boi negro...


De TásAquiTásAli a 31 de Agosto de 2008 às 00:38
Cheguei agora do estádio do meu Benfica e não podia de vir relatar o que se me passa na alma.

Em primeiro, estádio cheio um ambiente fenomenal e quem diz que o inferno da Luz não existe, perguntem ao Cebola.

Homenagem aos nossos olímpicos, tudo a correr bem.

Começa o jogo, começamos bem, parabéns ao Quique, jogou sem receios, colocou uma frente de ataque bem alargada com Di Maria, Reyes, Aymar e Cardozo, logo de inicio a mandar no jogo e pensava eu, isto hoje é que vai ser. Até que o nosso amigo Katsouranis decide oferecer um pénalti ao FCP. Ora bolas estava tudo tão bom e tinha que acontecer algo para por o FCP à frente do marcador.

Bom e lá estavamos nós a perder em casa com os nossos rivais, até que, há um adepto que decide saltar da bancada e ir dar um calduço ao fiscal de linha, ó que belo calduço, situação que obrigou a policia a por ordem naquela zona, digamos que eram uns 10 polícias bem armados de cassetetes e não só, a açoitar num homem de 50 e muitos anos, é a policia que temos. Ora este episódio distraiu-me do jogo.

http://tasaquitasno30.blogspot.com/


De O DRAGÃO a 31 de Agosto de 2008 às 00:17
aTÉ OS COMEMOS?OS BIFES? ESTIVE A VER OS SEUS COMENTÁRIOS NA RTPN E VOCÊ DÁ VONTADE DE RIR.ENTÃO AQUILO É PENALTI?NEM OS OCULOS O AJUDAM?MAS QUE GRANDE BAILE DE BOLA.NÃO FOSSE O DIA NÃO DO LISANDRO E TERIAM SIDO ENVERGONHADOS EM VOSSA CASA.E VOCÊ Ó SR DOUTOR TENHA CUIDADO COM A SAUDE POIS ESTA MUITO VERMELHO NA CARA,E ISSO NÃO É NADA BOM.VÁ AO MÉDICO . TENHAM UMA BOA NOITE,DENTRO DOS POSSIVEIS.


De iBenfiquista a 31 de Agosto de 2008 às 16:31
Ouve la, o meu dragao de merda, se nao fosse o lisandro estar em dia nao? Entao o Katsouranis estava em que, dia sim? Se tivessemos jogado com o David Luiz (em forma) ou o Sidnei, desde o inicio, tinhamos ganho.

Tiveram a sorte do jogo, aquele penalty logo ao comecar foi uma bela oferta. O Benfica teve de comecar a correr atras do prejuizo. A 35 minutos do fim comecaram a jogar contra 10 e, a seguir, contra 9. Sim, porque o Yebda, para mim o melhor jogador em campo, juntamente com o Lucho, ficou practicamente inutilizado.

Nem assim conseguiram ganhar.

O nosso melhor jogador ainda nao jogou. O Suazo.

A VOLTA LA OS ESPERAMOS.

Saudacos B.






De Miguel a 31 de Agosto de 2008 às 22:50
Só para relembrar o senhor benfiquista que o david luiz foi o senhor que sofreu aquela humilhação do quaresma o jogo da época passada:) começam a ser muitos os dias em que os defesas estão em dia não.

antes do jogo começar eu já sabia a desculpa dos benfas.. não jogou o suazo.. a super estrela que eu aposto que 50 por cento dos benfiquistas nunca viu jogar:)

Mas eu admiro os benfiquistas.. num jogo em que fizeram 2 remates à baliza, sendo que um foi golo, conseguiramver o benfica a massacrar o Porto.. eu vi o jogo e contei 8 oportunidades claras de golo para o Porto, mas enfim.. o futebol é isto mesmo:)

Já agora apostas para quem será encostado para jogar o suazo?:)


De DRAGÃO a 31 de Agosto de 2008 às 21:55
vOCÊ PARTE LOGO PARA O INSULTO ?ENTÃO É MAL EDUCADO?E MESMO ASSIM OS SEUS COMPANHEIROS AINDA PERMITEM QUE VENHA POR AQUI?


De vitória do benfica a 30 de Agosto de 2008 às 19:15
Caro Amadeu
Eu estarei lá a apoiar o nosso clube. Não me importa o resultado, não posso esperar muito de uma equipa em formação. Espero que não despeçam o Quique ou que ele não queira ir embora, pois o futebol português como está é dificil gente séria fazer alguma coisa. Esperemos que Quique fique por muitos anos qualquer que seja o resultado desta noite. Porque se ficar o nosso clube irá voltar ao lugar de onde foi retirado Há muitos anos pela batutice agora denunciada pelo nopsso presidente como pelo Presidente da UEFA.

Grande é o futebol, grande é o benfica, porque mesmo que perca ninguém lhe apanha o lugar da história

Um abraço saudações benfiquistas



De Pedro a 30 de Agosto de 2008 às 16:49
Que ganhe o melhor ! Tendo em conta que o Benfica é o melhor, claro !
Vai ser um bom jogo! Mesmo que nao sejamos os vencedores, vai saber bem a emoção deste grande clássico :D

Eu estou confiante ! Força Sport Lisboa e Benfica ;D


De lbs a 30 de Agosto de 2008 às 14:21
CÁ PARA MIM VAI SER 3-1 E MAI NADA. TEMOS QUE SER OPTIMISTAS E TRANSMITIR O NOSSO OPTIMISMO AOS NOSSOS ATLETAS. BENFICA SEMPRE.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds