29
Ago08
Prognósticos...só no final do jogo!
Paulo Ferreira
Apesar de ter passado quase uma semana depois do jogo com o Rio Ave, não gostaria de deixar passar a ocorrência sem um breve comentário. Eufórico com o meu Benfica e a boa gestão desportiva da pré-época, sentei-me no sofá esperando uma exibição esclarecedora de um candidato ao título. O empate deixou-me triste, mas não desanimado nem menos esperançado numa boa época.
Para mim existiram essencialmente dois problemas e que decorrem de ser uma equipa em formação e que certamente serão corrigidos. Primeiro a transição ofensiva e a ligação entre os sectores, que não funcionou bem por existir demasiado espaço, e consequentemente tornou o futebol mais lento e previsível e Segundo a pressão defensiva, demasiado ténue e a começar demasiado recuada, o que permitiu que o Rio Ave controlasse o ritmo de jogo. Estes serão dois factores que terão de ser corrigidos e melhorados, mas sendo realista era normal que não estivessem nesta altura tão afinados quanto todos quereríamos. Ainda assim, e com todas as atenuantes este era um jogo para ganhar e estes pontinhos fazem falta e não ajudam em termos de tranquilidade.
Contra o F.C.Porto, estou convicto que vamos ganhar. É um jogo onde a motivação está ao rubro, o estádio espero que cheio e penso que é um jogo mais adequado às características da nossa equipa nesta fase (não confundir com mais fácil, porque o Porto é uma excelente equipa e será por certo mais complicado), porque teoricamente haverá mais espaços para jogar e maiores possibilidades de explorar as transições, a velocidade e o talento dos nossos jogadores. Não será pêra doce mas temos qualidade para vencer!
Suazo, parece-me ser uma boa contratação e é certamente mais uma vitória na gestão desportiva deste início de época. “Teoricamente” é um bom reforço (as excelentes 8 épocas no Cagliari e mesmo a época transacta onde não jogando muito, ainda acabou por marcar 8 golos naquela que é uma das melhores equipa do Mundo, provam-no) e as suas declarações reforçam a excelente escolha de Rui Costa como Director Desportivo. Não só consegue o que quer, como traz credibilidade e confiança e consegue vender o seu projecto de forma a trazer nomes sonantes do futebol mundial, com um modelo financeiro aceitável.
Desculpem o meu, talvez, céptico optimismo (e prognósticos...só no final do jogo!) mas penso que estamos no bom caminho e Domingo acordarei mais feliz. Mas mesmo que não acorde feliz o meu sangue continuará vermelho!
Saudações,
Paulo Ferreira
Paulo Ferreira