Sexta-feira, 29 de Agosto de 2008

Paulo Ferreira em 29/08/08 | comentar

 

Apesar de ter passado quase uma semana depois do jogo com o Rio Ave, não gostaria de deixar passar a ocorrência sem um breve comentário. Eufórico com o meu Benfica e a boa gestão desportiva da pré-época, sentei-me no sofá esperando uma exibição esclarecedora de um candidato ao título. O empate deixou-me triste, mas não desanimado nem menos esperançado numa boa época.
Para mim existiram essencialmente dois problemas e que decorrem de ser uma equipa em formação e que certamente serão corrigidos. Primeiro a transição ofensiva e a ligação entre os sectores, que não funcionou bem por existir demasiado espaço, e consequentemente tornou o futebol mais lento e previsível e Segundo a pressão defensiva, demasiado ténue e a começar demasiado recuada, o que permitiu que o Rio Ave controlasse o ritmo de jogo. Estes serão dois factores que terão de ser corrigidos e melhorados, mas sendo realista era normal que não estivessem nesta altura tão afinados quanto todos quereríamos. Ainda assim, e com todas as atenuantes este era um jogo para ganhar e estes pontinhos fazem falta e não ajudam em termos de tranquilidade.
Contra o F.C.Porto, estou convicto que vamos ganhar. É um jogo onde a motivação está ao rubro, o estádio espero que cheio e penso que é um jogo mais adequado às características da nossa equipa nesta fase (não confundir com mais fácil, porque o Porto é uma excelente equipa e será por certo mais complicado), porque teoricamente haverá mais espaços para jogar e maiores possibilidades de explorar as transições, a velocidade e o talento dos nossos jogadores. Não será pêra doce mas temos qualidade para vencer!
Suazo, parece-me ser uma boa contratação e é certamente mais uma vitória na gestão desportiva deste início de época. “Teoricamente” é um bom reforço (as excelentes 8 épocas no Cagliari e mesmo a época transacta onde não jogando muito, ainda acabou por marcar 8 golos naquela que é uma das melhores equipa do Mundo, provam-no) e as suas declarações reforçam a excelente escolha de Rui Costa como Director Desportivo. Não só consegue o que quer, como traz credibilidade e confiança e consegue vender o seu projecto de forma a trazer nomes sonantes do futebol mundial, com um modelo financeiro aceitável.
Desculpem o meu, talvez, céptico optimismo (e prognósticos...só no final do jogo!) mas penso que estamos no bom caminho e Domingo acordarei mais feliz. Mas mesmo que não acorde feliz o meu sangue continuará vermelho!
Saudações,
Paulo Ferreira

sinto-me:


18 comentários:
De iBenfiquista a 30 de Agosto de 2008 às 12:26
Paulo, concordo com o que diz e esperemos que o Benfica Ganhe. No entanto, mesmo que nao ganhe, espero que nenhum benfiquista desanime ou venha para aqui, ou para outros blogues, dizer mal do Benfica, dos seus jogadores e treinadores. Como ja e habito.

DO BENFICA, OU SE DIZ BEM, OU NADA!

No entanto, nao quero deixar passar esta ocasiao para dizer que ficaria muito surpreendido se nao acontecesse aquilo que o Jogo ja deu como ter acontecido em Inglaterra. Quando o Reyes se estreou pelo Arsenal contra o Man United, os jogadores deste deram-lhe tanta tareia que ele nunca mais se levantou ATE AO FIM DO CAMPEONATO. Isto vinha escrito no jornal o Jogo.

Vindo de quem vem, e sabendo nos que o arbitro e portista, vai acontecer o seguinte: logo na primeira jogada em que o Reyes toque na bola, vao entrar a matar sobre ele. O arbitro, por ser a primeira vez, nao mostra nada. Na segunda jogada, um jogador diferente tem outra entrada a matar sobre o Reyes. E assim sucessivamente, para o intimidar. Oxala me engane. Mas a minha intuicao...

Quanto ao Aimar e o DiMaria, irao ver outra coisa tipica nestes jogos e nestes arbitros: irao ser admoestados por SIMULACAO, quando forem derrubados com razao para marcacao de falta. Ja aconteceu, e ira acontecer. Nao so amanha como em jogos futuros.

Isto e terrivel para os jogadores que sofrem a falta, pois facilmente desanimam. O que nao admira. Quando veem que os arbitros protegem aqueles que prevaricam. Nem todos podem ser como o Cristiano Ronaldo, que quanto mais lhe batem, mais joga.

Para os outros jogadores que se sentem protegidos, pois e um "boost" extraordinario de moral.

Este tipo de truques sao muito faceis de fazer pelos arbitros. E aramente levantam grande polemica.

Espero sinceramente que me engane e que isto nao passe tudo de um mau filme.

Saudacoes B.



De Paulo Ferreira a 30 de Agosto de 2008 às 19:02
Espero que não se verifique e que Reys não só não se lesione como possa fazer um grande jogo. Mas se essa for a estratégia espero que seja punida pelo árbitro!

Apenas não concordo consigo quando diz que do Benfica só se pode falar bem. Continuarei a apoiar sempre o Benfica mas penso que faz falta a crítica construtiva porque ajuda a melhorar.

Os seus comentários são sempre bem vindo, obrigado.

Saudações,
Paulo


De OBSERVADOR ATENTO a 29 de Agosto de 2008 às 23:24
Caro Paulo,

Concordo em pleno com a sua opinião. É tempo de aplaudir a gestão desportiva da pré-época, contrariamente a algumas apressadas análises de comentadores. Rui Costa foi a melhor aquisição do SLB . É bom ter presente que alguns jogadores vieram para o Benfica graças ao talento de Rui Costa, casos de Aimar e Suazo , entre outros. A coordenação com o treinador foi patente, e por isso, não podemos comparar com as últimas épocas, em que se compravam jogadores e depois é que que se encaixavam na equipa. A palavra de ordem é paciência, paciência, é preciso dar tempo ao treinador, cuja equipa técnica, a começar no preparador físico, me parece inteligente e com moderna metodologia. Como treinador de bancada, parece-me, ainda assim, que Quique cometeu 2 erros com o Rio Ave: a colocação de Aimar , junto de Cardozo , não permite tirar partido da sua capacidade técnica e deixa Cardozo entalado entre os defesas adversários; no lugar de Ruben Amorim deveria ter entrado Balboa, já que Amorim é um bom médio, mas de características defensivas. Ou seja o sistema táctico 4-4-2, clássico, ou em losango, deverá adaptar-se a cada jogo, ou durante os jogos, mais ofensivo ou mais defensivo, em função dos adversários e do resultado.
Caro Paulo seria puro suicídio, no próximo domingo em caso de derrota, perder a confiança no treinador e director desportivo. Claro que espero que isso não aconteça.
Eu confio no Rui e no Quique , mas um equipa forte não se faz num mês. Os sinais são positivos, vamos esperar e aplaudir os jogadores, equipa técnica e director desportivo. Convido os mais curiosos a ver os golos marcados por Suazo em Itália (102). É impressionante a velocidade e força de remate do novo reforço.
Saudações benfiquistas


De Paulo Ferreira a 30 de Agosto de 2008 às 09:21
Obrigado pela participação. Também estou confiante e acredito que estamos no bom caminho e temos de dar tempo para que os resultados apareçam.

Saudações


De Paulo Ferreira a 30 de Agosto de 2008 às 09:22
Obrigado por partilhar a sua opinião. Também eu estou confiante que estamos no bom caminho e tenho a noção de que temos de dar tempo ao tempo para os resultados aparecerem.

Saudações,


De vitória do benfica a 29 de Agosto de 2008 às 23:13
Meu caro Paulo Boa Noite

Gostei do seu Post, porém não quero partilhar dos seus receios. Por vários motivos, só me preocupa que o Benfica jogue bem, se ganhar ou se perder não é relevante, isso é uma preocupação do treinador e dos jogadores que neste momento trabalham no Benfica. Para mim há outra coisa que me importa é que o presidente da UEFA não vai dizer de nós aquilo que hoje disse do FCP. E já pensou o que será o benfica daqui a quatro anos com um plantel com este nível e com este treinador. Que a Direcção o conserve no Benfica


Mas hoje ia aqui numa vila do interior onde me encontro de passagem a cogitar o que será do Benfica se continuar a mudar de treinador neste ritmo vertiginoso e nesta mudança radical. Terá adeptos daqui por vinte anos? ia eu a cogitar e de repente oiço golooooooooooooo do Benfica era um grupo de miúdos com sete ou oito anos a jogar no jardim.

Não tenho medo de morrer porque já não faço parte da última geração de Benfiquistas.

Um forte abraço e viva o nosso Gloriosooooooooooooooo


De Paulo Ferreira a 30 de Agosto de 2008 às 09:24
Obrigado pela sua participação. Sem dúvida que temos motivos para ter orgulho no nosso clube!

Saudações,


De FranciscoB a 29 de Agosto de 2008 às 22:42
Infelizmente existe uma equipa(?) preparada para estragar o jogo ao Benfica... É a equipa de arbitragem(?)...

Volto a insistir, fazendo um apelo a todos os Benfiquistas que se vão deslocar ao Estádio - é fundamental pressionar o árbitro (?) desde o 1º ao último minuto!...


De Paulo Ferreira a 30 de Agosto de 2008 às 09:24
Eu estarei lá :-)

Saudações,


De miguel a 31 de Agosto de 2008 às 03:31
é por causa de benfiquistas destes que eu adoro o futebol nacional LOL.. querem ver que foi este francisco que foi bater no fiscal de linha? :)


De FranciscoB a 31 de Agosto de 2008 às 21:47
Caro Miguel:

Vê-se bem qual é a sua cor...

Mas parece-me que não reparou bem... O adepto do Benfica, na cena que refere, não agrediu o fiscal de linha... Eles até são amigos. Foi apenas um pequeno cumprimento, em jeito de brincadeira, pela excelente actuação que estava a ter toda a equipa de arbitragem.

Agradeceu assim, antecipadamente uma bola que não entrou na baliza mas foi golo - porque o árbitro disse que foi golo...

Saiba o Miguel que é com singelos gestos de agradecimento como o que refere que se fazem os alicerces das Grandes Equipas como tb acontece com o clube da sua simpatia.

De lamentar a actuação selvagem das forças de segurança presentes incapazes de compreender gestos deste nível. Felizmente, em estádios civilizados como o Dragão e as antigas Antas, tal actuação nunca aconteceria, nem nunca aconteceu, talvez pelo elevado nível cultural das forças de segurança da invicta...

Cumprimentos.


De mafegos a 29 de Agosto de 2008 às 17:27
Grande gestão desportiva?
andaram meses atrás do Garcia e já com o campeonato a decorrer vão buscar um jogador que ganha 50 mil contos mês e que para o ano não vai cá estar,tal como o Reyes,pois o Benfica não tem capacidade para pagar chorudos ordenados.Ou seja vamos já prepararmo-nos para o ano entrar mais uma carrada de jogadores.Porca miséria.


De Paulo Ferreira a 29 de Agosto de 2008 às 18:11
Obrigado pelo seu comentário.

Respeito a sua opinião mas não concordo. Para mim o "falhanço" de Garcia deve-se a rigor financeiro, e acho que ninguém quer voltar ao que já fomos. Mesmo com um bom salário, penso que a opção Suazo é boa e é preferível que gastar mais largos milhões na aquisição de Garcia.
Tanto Suazo como Reys são bons jogadores, que acrescentam qualidade ao plantel e se o Benfica fizer uma boa época, estes e/ou outros bons jogadores quererão fazer parte do projecto do Benfica.

Saudações,


De GOSTO MUITO DE FRUTA a 29 de Agosto de 2008 às 22:48
Projecto do Benfica???? mas qual projecto????? Apenas colocaram o Rui Costa a comprar á pressão e no espaço de um mês, meia duzia de jogadores um pouquinho melhores (aparentemente) daqueles que lá estavam. De resto está tudo na mesma. É só vendedores da banha da cobra. É só ilusionistas de trazer por casa. O unico projecto é ganhar as proximas eleiçoes e apenas isso. Mas como o sonho comanda a vida e faz bem ao espirito, acho que faz bem continuar a sonhar caro Paulo.


De Paulo Ferreira a 30 de Agosto de 2008 às 09:27
Obrigado pela a sua opinião embora não partilhe da mesma. Rui Costa não é nenhum menino pouco inteligente que se deixe manipular como sugere. E também jogadores de nome não viriam para um clube que nem na Chmpions está se não lhes fosse mostrado algo de concreto (e não estou a falar de dinheiro).

Saudações


De Cosme Damião a 29 de Agosto de 2008 às 17:19
http://cair-e-levantar.blogspot.com/
visitem!
Viva O Benfica!


De TásAquiTásAli a 29 de Agosto de 2008 às 12:54
Belo post, concordo plenamente com a sua ideia.

http://tasaquitasno30.blogspot.com/


De Paulo Ferreira a 29 de Agosto de 2008 às 18:07
Obrigado pela sua participação.

Saudações,


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds