Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

28
Ago08

SERÁ QUIQUE FLORES DESPEDIDO JÁ?

Bruno Carvalho

 
No ano passado o Benfica iniciou o campeonato face ao recém promovido, na altura, Leixões.
 
O jogo disputou-se no Estádio do Bessa e o Benfica empatou 1-1, tendo a equipa de Matosinhos empatado praticamente no último lance do jogo.
 
Este ano a sorte repetiu-se. Nova estreia na primeira divisão, desta feita o Rio Ave, e mais uma vez a equipa vinda do escalão secundário consegue empatar com o Benfica. Até parece que é uma bênção para qualquer equipa que chega à 1ª divisão jogar com o Benfica.
 
Acontece que o ano passado, Luís Filipe Vieira despediu o treinador do Benfica, Fernando Santos, logo no final da 1ª jornada após o empate com o Leixões, isto depois de ter passado umas belas férias na companhia do Sr. Camacho.
 
Assim, e partindo do princípio que a lógica desportiva do Benfica se mantém é de esperar que Quique Flores venha a ser despedido ainda esta semana. Lamento não saber com quem Luís Filipe Vieira passou estas férias para poder adivinhar o nome do próximo treinador do Benfica.
 
Relembro que Fernando Santos tinha sido treinador do Benfica a época anterior, tendo o Benfica ficado nesse ano em 3º lugar do campeonato a 2 pontos do campeão FC Porto e a 1 ponto do 2º classificado, o Sporting.
 
Se o Presidente do Benfica não tivesse ficado satisfeito com a prestação de Fernando Santos é natural que o tivesse despedido no final da época e não à primeira jornada do campeonato seguinte.
 
De facto, acabou por se provar que Fernando Santos não deveria ser assim tão mau treinador, pois com aquela equipa (ainda sem reforços como Cardozo, Cristian Rodriguez, Di Maria ou mesmo Rui Costa que tinha estado lesionado durante quase toda a época) ficou a 2 pontos de ser campeão e sem ele o Benfica acabaria por ficar a 23 pontos do FC Porto.
 
Agora nada me garante que com Quique Flores a história venha a ser diferente. O Benfica empatou à primeira jornada com uma equipa acabadinha de chegar à 1ª Liga e, se o critério usado for igual ao do ano passado, Quique já não será o treinador no próximo sábado.
 
É verdade que Quique tem mais charme, veste-se melhor e tem uma imagem bem mais moderna que Fernando Santos.
 
Mas não é menos verdade que Quique ainda não percebeu o que toda a gente já viu: que Aimar está a jogar fora do seu sítio. Se Quique quer jogar em 4x4x2, então que o faça em losango, à frente dos 4 defesas poderá jogar Yebda a 6 (ou Katsoranis quando David Luiz recomeçar a jogar), Carlos Martins à direita, Reyes à esquerda e Aimar como organizador de jogo (no fundo fazendo a mesma função que João Moutinho desempenha actualmente no Sporting), sendo que na frente poderão jogar Cardozo e Di Maria (ou Nuno Gomes).
 
O que eu quero explicar é a situação ridícula de o Benfica ter todos os anos que começar do zero. As equipas demoram tempo a construir-se, mas em alta competição exigem-se resultados. Este é o dilema. Qualquer um consegue perceber que Porto e Sporting partiram com uma base já construída em anos anteriores e por isso estão mais fortes que o Benfica.
 
Este é o preço a pagar de andarmos sempre com novos ciclos. Da melhor equipa dos últimos 10 anos (que era a do ano passado) não sobra praticamente nada. Não tem havido qualquer consistência na política desportiva do Benfica o que proporciona esta inferioridade do Benfica frente aos seus rivais.
 
Parece mentira, mas o Benfica corre o sério risco de ficar muito longe do título à segunda jornada. Espero bem que não!
 
Não me espantará nada se rapidamente se começar a falar em novos jogadores e treinadores para o Benfica para alegria dos empresários e dos jornais que, como abutres, apenas querem ganhar dinheiro à custa do Benfica.
 
É preciso resistir a essa tentação desta vez.
 
Bruno Carvalho
 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Bruno Carvalho 31.08.2008

    Meu caro,
    Compreendo bem que estamos no ano zero do novo Benfica. Mas não estamos assin todos os anos?
    A racionalidade é muito importante para podermos depois festejar. Mas festejar no momento certo, isto é, no final da época e não no início.
    Agradeço-lhe sinceramente a sua opinião, até por que uso um tom muito correcto.
    Um abraço
    Bruno Carvalho
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2010
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2009
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2008
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D