Sábado, 23 de Agosto de 2008

António de Souza-Cardoso em 23/08/08 | comentar

 

Amanhã, já amanhã, recomeça a magia do futebol competição. Renovam-se esperanças, confirmam-se certezas, alvitram-se prognósticos, fazem-se balanços retroactivos e prospectivos.

Amanhã, só amanhã, no exacto momento em que estamos todos iguais, na mesma esperançosa linha de partida, seremos todos futebol.

 E percebemos, amanhã, nessa única vez do ano, que há um profundo sentimento que nos distingue e que nos reúne:  A imensa paixão que todos temos pelo futebol.

 Existimos nós, os apaixonados de todas as raças, de todos os clubes, e os outros - os que desgraçadamente não foram tocados por esta arrebatadora paixão proporcionada pelo desporto Rei .

Espero sinceramente que o Benfica que amanhã entre em campo em Vila do Conde esteja o mais perto possível deste “Novo Benfica” que nos reuniu há pouco mais de 2 meses neste blog.

Um Benfica de têmpera, de raça, de cabeça erguida, na busca incessante da vitória. Um Benfica orgulhoso mas emancipado do seu passado, a querer fazer-se ainda mais glorioso ali, no momento em que tudo conta, que é o presente.

Amanhã lá estarei em Vila de Conde com outros companheiros do  Blog, em especial e animada reportagem.

Passemos ao jogo. Confesso que continuo preocupado com a direita da defesa, onde julgo que jogará Maxi Pereira. Gostava que David Luiz pudesse jogar no eixo com Luisão, libertando Katso para o meio no apoio a Carlos Martins. Uma vez que Reyes está impedido de jogar apostava em Urreta para o lado esquerdo e Ruben Amorim para a direita (não gosto dele aqui). Na frente Aimar (tambémnão gosto dele aqui) e Cardozo.

 Se David Luis não puder jogar, surpreendentemente tudo encaixa melhor para um verdadeiro Benfica de ataque. Recua Katso; Ruben Amorim , Carlos Martins e Aimar fazem um miolo de luxo. Depois teremos Urreta à esquerda, Balboa à direita e Cardoso na frente, num muito dinâmico 4x3x2x1. Se neste modelo de jogo o Benfica tiver que segurar resultados (espero que não) tem sempre Bynia para substituir Ruben ou Carlos Martins; Ou mesmo Katso por entrada de Sidnei para o eixo da defesa.

Com esta ou com outra equipe o importante é ganhar. Para afastar todos os fantasmas e enfrentar o Porto, de garimpa erguida, na segunda jornada.

Temos por isso que ganhar. Melhor ou pior, de qualquer maneira, mas ganhar. Não escolhi propositadamente o titulo “Entrar com o pé direito” para não esquecer (nem “azarar”) aquele deslumbrante pé esquerdo de Óscar Cardozo (confesso que me sossega ter um Cardozo a jogar na equipe).

 Ganhar amanhã é de tal maneira importante que só a ausência tão prestigiante de Di Maria na final olímpica me permitem resistir á tentação de desejar uma vitória a qualquer preço.

 Falo de uma vitória que até podia ser marcada, já não com a mão de Deus, mas com a de um… “Angelito”.

 

António de Souza-Cardoso

 

 


sinto-me: Eufórico
música: Dos Anjos


18 comentários:
De GC a 25 de Agosto de 2008 às 11:56
Benfica empata na 1ª jornada.
Não sei em quem culpar:
-Começámos a época com o treinor que vez a pré-época
-Todos gostam do treinador
-Todos gostam do Director desportiva
-Todos gostam de termos muitas contratações (e tivemos)
-O árbitro não teve influência no resultado.
Quem... diga-me quem é em que nos vamos culpar?!!!

Séra que temos de começar a pensar que o adversário de domingo é um adversário directo.

Cumprimentos
GC


De Valter Centeio a 24 de Agosto de 2008 às 23:55
Ora aí está o primeiro resultado negativo. Concerteza foi culpa do Pinto da Costa. Começem lá as lamentações, estou à espera...


De António de Souza-Cardoso a 25 de Agosto de 2008 às 11:15
Eu estive lá e não vi o Presidente do Porto, desculpe enganei-me o Sr Pinto da Costa. Á luz daquilo que sabe (só daquilo que se sabe) o Sr Pinto da Costa só foi condenado por corrupção consumada em jogos que envolvem directamente a equipe que dirigia. asc


De António Alves a 25 de Agosto de 2008 às 19:40
Já agora sejamos rigorosos: foi 'castigado' por um órgão eleito de uma associação privada, e como tal representativo do jogo de forças em cena, por "corrupção tentada", não consumada. Até hoje, todos os tribunais - os verdadeiros, os da República - têem-no ilibado. O resto é tudo fruto da vossa imensa dôr de cotovelo e abjecta mediocridade.


De paul bekas a 24 de Agosto de 2008 às 17:46
Peço desculpa meus caros!

Quanto ao Di Maria eu poderei ser radical mas quer pelas suas qualidades humanas(que infelizmente não contam no mundo do futebol o rapazinho levou camisolas do benfica para toda a familia quando foi passar o Natal a casa) quer pelas suas excelentes qualidades técnicas para mim era INEGOCIAVEL.

Ainda por cima com a humildade deste rapaz que depois de tudo o que fez diz que quem o dera que fosse titular no Benfica, depois de se considerar o Mantorras inegociável, eu não percebo porque é que não há visão para afirmar que o Di Maria vai colcar o estádio a vibrar como o Mantorras o faz. Se o Ed Carlos tem um salário que o torna dificil de transferir, não percebo porque só se vai rever o salario do Angelito.

Eu posso ser muito radical mas se o Benfica tem sido o estaleiro de tanta gente porque não há-de ser guarda-joias deste diamante celestial e que já deixou de estar em bruto para passar a ser conhecido pelos maiores apreciadores mundiais.

Proponho aos organizadores deste blog que se faça uma petição para o Angelito ficar no Benfica

Saudações Benfiquistas


De Atento a 24 de Agosto de 2008 às 12:50
Infelizmente, penso que o Di Maria vai sair e por um preço lamentavelmente baixo - 30 milhões. Di Maria bem trabalhado é superior ao Messi ( este lesiona-se com facilidade); seguramente terá anos dourados. Será um dia o melhor jogador do mundo. Será melhor que Cristiano Ronaldo. Não, não exagero. Podem-me chamar louco, eu aceito. Ao estar em Madrid será inegociável...e será o contraponto do RM ao Man. Di Maria versus CR7.


Os do costume dirão que não é para tanto. Estão no seu direito. Dirão igualmente que com esse dinheiro o Benfica pode trazer um bom defesa direito, o avançado móvel e mais qualquer coisa. Mas perde a magia, o encanto do futebol, o jogador que faz sonhar e que traz mais gente ao estádio.

Espero que a cláusula de Urreta não seja só de 30 milhões. Urreta, não tendo a magia de Dia Maria, tem qualidades inatas que podem fazer dele um grande jogador.


Cumprimentos.



De António de Souza-Cardoso a 24 de Agosto de 2008 às 16:45
Julgo que o Benfica não vai correr o risco de negociar Di Maria nesta altura. Pena termos falhado a Champions onde o jogador se poderia mostrar melhor. Mas julgo que o potencial de Di Maria é, de facto, demasiado grande para uma transacção apressada. asc


De Miguel a 25 de Agosto de 2008 às 18:40
Este Senhor Atento nos Malucos do Riso JÀ :)

O Di Maria, que o ano passado fez uma meia dúzia de jogos a titular, maioria a suplente, é agora melhor que o MEssi? Eu nem sei se rio ou se choro.. O Adu era o novo Pélé e foi encostado, este é o novo Maradona, espero que não acabe a jogar no Espinho. (sem desprimor para o Espinho claro). ser bom jogador com o Messi é fácil. Costumo dar o caso do costinha, que quando jogava com o deco parecia o melhor médio defensivo do mundo, pior foi quando o deco saiu.. o Di maria é um bom jogador, convém frisar o BOM, mas não passa disso. vamos ver em quantos jogos será titular. E metam uma coisa na cabeça, jogadores de 30 milhões, e por muitos que custe, só o Grandioso FCP:)

Esta é a característica principal (era para dizer única) dos benfiquistas.. A capacidade de sonhar.. Infelizmente, quando se acorda é que é pior (veja-se jogo de ontem).

Já agora, seria engraçado ver aqueles que gozaram o Hulk comentarem o seu golo de ontem.. isso sim seria engraçado..


De Arquivo Vivo a 24 de Agosto de 2008 às 11:09
Embora perceba a "esperança" e o "incitamento" colocados no post, há todavia duas frases que tenho de contestar:

O "de qualquer maneira" e o "a qualquer preço" são frases que não fazem parte da nossa cultura.

"Deixar a pele em campo" ou "comer a relva" serão mais adequadas à nossa génese.

No nosso hino não consta a estrófe "quer se possa ou
se não possa..."

Sobre o resto estou de acordo e ... vamos a eles como "tarzões".


De António de Souza-Cardoso a 24 de Agosto de 2008 às 12:26
Caro Arquivo
Concordo consigo. Eu próprio se ler bem, digo que resisto à atenção de ganhar de qualquer maneira. Mas é claro que me custa porque são muitas as vezes que os outros ganham assim e porque não gosto nada de perder. Abraço. Asc


De Ana Paula a 24 de Agosto de 2008 às 00:33
Boa noite a todos,


Amanhã também lá estarei a apoiar o nosso Glorioso. Estou de acordo com um dos comentários, espero que a exibição do Benfica compense o preço do bilhete. Também acho um pouco elevado para o Estádio que é... sem condições. Se fosse na Luz era perfeitamente compreensível. Mas, o que interessa é que o Benfica tenha "ganas de ganar" e que some os tão desejados primeiros três pontos desta temporada.
Sinto-me ansiosa para ver o "novo" Benfica a jogar a sério... a doer. Estou confiante num bom resultado.


Saudações Benfiquistas!

Ana


De António de Souza-Cardoso a 24 de Agosto de 2008 às 12:28
Obrigado Ana Paula
Pagamos infelizmente o preço de sermos os maiores de Portugal. Todos os Clubes aproveitam (ou abusam) e que sofre é a massa associativa do Benfica que como nós quer ver o seu Clube jogar sem ser roubado em campo e na carteira. asc


De Vitória do Benfica a 23 de Agosto de 2008 às 21:44
Boa Noite Meu caro Amadeu e restantes amigos benfiquistas:

Muito obrigado pelo seu Post, ele está um pouco imbuído de poesia. È arrepiante no sentido de ver Gente Feliz com Lágrimas ler o que já foi escrito hoje neste blog.

Espero como disse Quique que todos tenham a responsabilidade e o respeito que as três estrelas transportam. Espero que os jogadores consigam transformar a emoção dos adeptos na inteligência e no conhecimento necessários para fazer do nosso clube o melhor clube do campeonato, aquele que melhor futebol jogue.

Se é verdade que nos une uma paixão pela vontade de ganhar também não podemos esquecer que todos nós ainda estamos ligados ao passado recente de medos e receios que nos levaram (espero passado) a gorar as expectativas com que sempre iniciamos os campeonatos.

Amanhã metade da bola já foi jogada ou seja os treinos as contratações são já metade para concretizar o inicio do sonho que como dizia o poeta comanda a vida e neste caso vai comandar o nosso desempenho no campeonato.

Mas se tudo isto é verdade não devemos negligenciar a força anímica única que invade o nosso clube porque como alguém hoje já escreveu no Mais futebol – Benfica 3 –Portugal 2 .

Boa Sorte e gritem por todos os que cá em baixo não podem ir aí gritar

Sou! Sou! Benfica Até morrer!!!!!!!


De António de Souza-Cardoso a 24 de Agosto de 2008 às 12:30
Obrigado Amigo pela participação que subscrevo integralmente. asc


De lbs a 23 de Agosto de 2008 às 14:17
QUE DEUS PERMITA E DEUS QUEIRA QUE A TUA CRÓNICA TENHA O CONDÃO DE ACORDAR O OUTRO SOUZA CARDOSO, E QUE POSSAMOS EM CADA JORNADA QUE SE AVIZINHA PINTAR UM QUADRO GLORIOSO PARA O NOSSO BENFICA. BENFICA SEMPRE. ATÉ DEPOIS DA MORTE.


De António de Souza-Cardoso a 24 de Agosto de 2008 às 12:32
Meu caro Amigo
O Meu Tio Avô morreu em 1918 (apenas com 31 anos) e por isso não estou certo se já tinha preferências clubisticas. Estou é seguro que se vivesse hoje era do nosso glorioso como a grande maioria dos amarantinos. Um abraço. asc


De Helder Matos Fernandes a 23 de Agosto de 2008 às 11:45
Amanhã também lá estarei a apoiar o nosso clube! Só custou pagar um preço tão elevado para uma partida num estádio sem condições, mas estou confiante que a exibição do nosso Benfica irá compensar.

Força Benfica!
Parabéns a todos os autores pelo blog , já fazia falta um espaço assim com liberdade de expressão, porque o Benfica é tão grande que ninguém nunca vai calar a sua voz.

Cumprimentos,
Helder Matos Fernandes


De António de Souza-Cardoso a 24 de Agosto de 2008 às 12:33
Obrigado Helder pelo estimulo. Abraço. Asc


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds