Ganhar...leva o seu tempo.
A equipa compõe-se.
Parece-me que falta um lateral direito, mas de resto, parecem existir opções de qualidade para todos os lugares. Acho é que se estamos dispostos a dar 9 milhões por Luis Garcia, podíamos, com esse dinheiro ir buscar um lateral direito de indiscutível categoria...digo eu.
Nos centrais, do que se viu ontem, parece-me que o Sidnei pode ser titular, ao lado de Luisão, mas fica a expectativa de perceber o que acontecerá quando David Luiz estiver em condições.
Léo é um grande jogador e absolutamente indIscutÍvel. Acho que Katsouranis é melhor no meio campo do que na defesa, mas terá luta: Yebda parece ter qualidade. Entre um e outro, para já...prefiro o grego. Ruben Amorim, muito puxado para a direita perde um pouco da eficácia que pode ter jogando mais no meio, mas aí a concorrência é ainda mais dura, com o francês e o grego, mais Carlos Martins, que aparece bem, vamos ver como será com o decorrer da época, sobretudo em termos de controlo emocional. Urreta promete muito, será mesmo a grande surpresa desta pré-época.
Aimar tem de jogar mais longe do ponta de lança para render aquilo que sabe. Meter o argentino nas costas de Cardozo, como segundo avançado, tão perto da grande-área, é tirar-lhe espaço e bola. Jogando mais atrás, liberta-se mais, e parece ler melhor o jogo.
Cardozo é craque, já o sabíamos.
Reyes podia ter dado o seu primeiro toque na bola e ter feito logo o seu primeiro golo pelo Benfica. É um grande craque, isso é evidente. Vamos é ver se conseguirá e quererá sê-lo, na Luz. Balboa jogou melhor ontem do que noutros jogos, mas ainda não convence. É dar-lhe tempo, suponho.
Makukula pode ser útil e Nuno Gomes foi colocado numa posição semelhante à de Aimar, e, jogando mais atrás, pode ser interessante, porque é bom nas tabelinhas, lê bem o jogo e pode ser mais eficaz aí do que na área, como finalizador. Até fica mais protegido da cobrança intolerante da bancada...
Filipe Bastos e Miguel Vitor...ainda bem que ficam no plantel, para aprender e ir entrando aos poucos na equipa. Bynia vai ter de pedalar muito, e bater menos, se quiser ter possibilidades de jogar. Mas continuo a dizer que pode tornar-se um bom jogador, se aprender a controlar-se mais.
Na baliza Quim fez na época passada uma temporada excelente, e conseguiu "ganhar" os adeptos, demonstrando uma personalidade e uma força que são de ter em conta. Já vimos muitos tremerem com o assobio da Luz, mas Quim aguentou-se e hoje Moreira e Moretto devem saber que estão um passo atrás do guarda-redes que se deveria ser, igualmente, o títular da Selecção nacional.
Quique Flores parece saber ao que vai, e continua com um discurso sereno e cauteloso, pedindo tempo e paciência. Acho que faz bem, até porque tem um plantel com qualidade, mas uma equipa nova não se consegue fazer de repente.
Mas uma coisa é certa: com Porto e Sporting logo nas primeiras jornadas, é bom que este Benfica...cresça depressa.
PS- Uma palavra para a benfiquista Telma Monteiro. Não faltarão juÍzos precipitados e injustos, pelo facto dela não ter chegado às medalhas, mas, para mim ela é, e continuará a sê-lo, uma super campeã. Os Jogos Olímpicos não são uma prova qualquer, e nunca há favas contadas. Ela tem a personalidade e o valor para perceber que haverá mais Olimpíadas e que o seu destino, como o do Benfica de que faz parte, é ganhar.