Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

09
Ago08

O Melhor Ataque é a Defesa!

António de Souza-Cardoso

As grandes equipas do Benfica, tiveram sempre grandes defesas! Não falo já dos mais remotos anos 60 onde todos os sectores da equipa eram de uma excelência inigualável no futebol português, como comprovam o nº de campeonatos ganhos e as duas Taças dos Campeões Europeus.

Falo de tempos mais recentes onde o Benfica, com boas defesas, ganhava (quase) sempre. Quem não se lembra de Ricardo Gomes, Mozer, Aldair, Humberto Coelho, Marchena e Ricardo Rocha para falar de defesas centrais, ou de Artur, Veloso, Miguel ou Pietra, para falar de alguns dos excelentes laterais do Benfica das últimas épocas?

O Benfica perdeu a hegemonia do futebol português quando deixou de ter a melhor defesa. Curiosamente o Porto ganhou esse espaço ao Benfica, no coincidente momento, em que passou a garantir e defesa mais competitiva e segura.

Passemos o filme à frente e testemos a tese nestes últimos, dolorosos, anos. O Benfica não tem laterais que defendam há mais de 3 anos. O Benfica tem apenas Luisão, nem sempre motivado e quase sempre desacompanhado, no eixo da defesa.

 Há dois anos o Benfica perdeu o campeonato e as aspirações europeias quando Luisão se sentou, lesionado, para parar durante longo tempo. No final da mesma época perdeu para toda a época seguinte uma das melhores contratações que fez – David Luiz, comprado para o lugar de um Ricardo Rocha que, como hoje se vê, não devia ter saído do Benfica.

Mas recorremos a dados mais estatísticos que Vos digo de memória. O Benfica ganhou o campeonato há 4 anos e não conseguiu melhor que um terceiro lugar nos últimos 3 anos.

Em qualquer destes últimos 3 anos o Benfica marcou mais golos do que no ano em que foi campeão. Mesmo neste último, vergonhoso, 4º lugar marcou também mais golos do que o Sporting e que o Guimarães que o antecederam na classificação.

Conclusão: o problema esteve sempre na defesa, apesar (e não será por acaso) das excelentes exibições feitas pelos seus guarda-redes – veja-se o caso de Quim na última época!

Parece confirmada no Benfica a tese que diz que qualquer equipe campeã se constrói a partir da defesa. Mas então se é assim, porque raio é que continuamos à procura de mais jogadores para o meio campo e o ataque?

 Para dispensar gratuitamente grandes referências do Benfica como Petit que já “assinou” uma grande exibição (com golo e tudo) na sua estreia pelo Colónia?

Onde estão os laterais que o Benfica precisa? Vamos jogar á esquerda com um bom jogador que não defende bem, mas é generoso a atacar, apesar do peso da idade lhe tirar a velocidade que tanto o notabilizou?

 E à direita? Vamos adaptar outro jogador? Miguel Vitor? Vamos continuar a insistir em Nelson que também não defende?

Será que Rui Costa e toda a equipe técnica não vêem o que toda a gente vê? Com o dinheiro de Luis Garcia (para que servem Nuno Gomes, Makukula e Óscar Cardozo, para não dizer Reyes, Aimar ou Pedro Mantorras?) estou seguro que poderíamos ter uma defesa segura.

Por isso, meus amigos, aqui fica o alerta: neste tão curto resto de defeso concentremo-nos em construir uma boa defesa porque provavelmente, ao contrário do que diz o adágio, “o melhor ataque é a defesa”!

 Ou, como dizia Egas Moniz, aio e mestre de armas do nosso primeiro Rei: – “Sem um bom escudo, a espada de nada serve”.

 

António de Souza-Cardoso

 

PS – Mais do que vergonhosa, a atitude da Comissão Disciplinar da Liga em suspender Luis Filipe Vieira, foi perigosa para o futebol português. Pelo precedente que abriu, pela discricionariedade que suscita e estimula. Revejam a entrevista de Pinto da Costa à SIC e o grave teor das acusações que faz à Federação e à Liga e perceberão. Reflictam nas palavras públicas escritas por Freitas do Amaral, no seu parecer, e as acusações claras feitas ao mesmo Conselho de Justiça da Federação e entenderão. Nenhum deles será suspenso. A justiça será denegada. O que passa a valer é a discricionariedade e a caça às bruxas. Sem que se possa sequer “chamar a policia”!

 

36 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D