Que Grande Lata!
Não tenho por hábito tecer grandes comentários sobre o "sistema", sobre o jogo de influências, viciação de resultados, enfim factores externos ao futebol jogado nas quatro linhas e que de uma forma mais ou menos incisiva contribuem nos desfechos finais dos campeonatos. Normalmente não o comento porque entendo que existe muito quem o faça (às vezes até demais) e que é mais produtivo olhar para as virtudes e defeitos internos para que com ou sem jogos externos consigamos ser melhores.
No entanto não resisto a comentar o castigo de 2 meses a LVF. É preciso ter lata e ser totalmente desprovido de vergonha para depois de tudo o que se passou e vai passar, vomitar um castigo destes... Achei na altura as declarações exageradas e noutro contexto até aceitaria (com alguma dificuldades mas enfim) um castigo, mas nesta fase é totalmente inaceitável. E é inaceitável porque aquele orgão composto por um conjunto de indivíduos com ética duvidosa que decidem em função do poder que representam e não em função da justiça está completamente desacreditado.
E já agora, se LFV apanha 2 meses de suspensão nem quero saber o que poderá acontecer a Freitas do Amaral! É que as declarações dele foram bem mais incisivas face a um orgão "semelhante".
A propósito de Boavista ouvindo as declarações de um seu dirigente ontem a um Canal de Televisão não lhe posso deixar de dar razão quanto à análise de parcialidade de comportamento da Federação. Em circunstância iguais defende um comportamento da UEFA perante o FCP e comporta-se de forma antagónica dentro de portas. Mas que outro comportamento se esperava de um quadro dirigente subserviente e que já tantas vezes bateu nos "moribundos" para deitar areia para os olhos de todos e camuflar outros comportamentos noutras ocasiões!
Por fim e falando do nosso Benfica. Na semana passada escrevi um post em que revelava alguma apreensão pelo estado de preparação do Benfica, mais como desabafo de quem gostaria que as coisas estivessem mais adiantadas e continuo a achar que existe atraso em relação aos outros clubes e a qualidade futebolística não se aproxima da evidenciada pelo FCP nesta altura (o que é natural).
Mas nesta altura estou mais optimista e a "casa" começa a ficar arrumada. Saiu quem tinha de sair e está a chegar quem fazia falta chegar!
E no que diz respeito às movimentações de mercado o mérito de LFV e Rui Costa tem de ser reconhecido. O 1º transformou o Clube, num entidade com credibilidade e saúde financeira que permite chamar nomes sonantes num ano em que nem sequer estamos na Liga dos Campeões e o 2º mostra serviço conseguindo colocar jogadores de qualidade e não falhando os alvos que terá escolhido em conjunto com o treinador (ou se falhou não se soube...o que também é de reconhecido mérito).
No meio de tudo isto amanhã jogamos podendo apresentar uma equipa já bem próxima daquele que será o Benfica 08/09. É caso para dizer, mais vale mais devagar e bem que mais depressa e mal...
PS - Falou-se em posts anteriores de jogadores espanhóis e do risco de descaracterização do clube. Sinceramente não concordo, porque os tempos são outros, os jogadores raramente passam muito tempo no mesmo clube, existem os empresários, etc. Além de tudo isso, já vi muito estrangeiro valorizar mais o clube que muito português que lá passou. Penso que a prioridade é ter bons jogadores e que consigam personificar os valores do clube...se forem portugueses melhor!
Saudações Benfiquistas,
Paulo Ferreira