07
Ago08
POLÍTICA DESPORTIVA
Bruno Carvalho
Estamos em pleno Agosto, época de férias para a grande maioria dos portugueses. É a altura ideal para, sem pretensiosismos, podermos pensar um pouco o nosso Benfica ainda longe da pressão dos resultados.
Tem-se falado muito neste blog (e noutros fóruns) da política desportiva do Benfica. Afinal o que é uma boa política desportiva?
Para mim a definição de uma política desportiva correcta, algo há muito arredado do Estádio da Luz, é algo muito fácil, não sendo a panaceia que muitos nos querem fazer querer, atirando-nos areia para os olhos ou avançando com teses de difícil compreensão.
Uma boa política desportiva é tão simples quanto isto: ficar com os bons jogadores no clube dando-lhes boas condições de trabalho, mandar os maus embora, tudo dentro de um orçamento previamente definido.
Façamos, então, o seguinte exercício: sem comprar nenhum jogador, mantendo no clube apenas jogadores que já lá estiveram muito recentemente, o Benfica poderia ter um plantel de 26 jogadores (podendo ainda dispensar 2 ou 3 à escolha) parecido com isto:
- Guarda-Redes: Quim, Moreira
- Defesas Direitos: Miguel, Alcides
. Defesas Esquerdos: Léo, Sepsi
- Defesas Centrais: Luisão, David Luiz, Ricardo Rocha, Miguel Vítor
- Médios Defensivos: Petit, Manuel Fernandes, Katsoranis, Binya
- Médios Ofensivos: Simão, Tiago, Karagounis, Diego Souza, Cristian Rodriguez, Di Maria, Giovanni, Nuno Assis
- Avançados: Cardozo, Miccoli, Nuno Gomes, Makukula
Esta equipa, cuja vasta maioria dos jogadores foi comprada pela actual Direcção do Benfica, seria, estou certo disso, campeã nacional várias vezes e poderia lutar por qualquer competição europeia, não ficando a sua construção dependente dos humores de nenhum treinador.
O que o Benfica teria que fazer era manter um ambiente ganhador de forma a que os jogadores se sentissem bem no clube e estivessem orgulhosos de o representar.
É importante dizer que da lista que apresentei, dos jogadores que saíram do Benfica não houve um único que tivesse saído para um clube maior ou melhor que o Benfica.
Chamo ainda a atenção para o facto de as receitas das vendas dos jogadores que saíram terem sido seguramente menores que os custos da aquisição dos cerca de 100 jogadores que nos últimos anos foram comprados pelo Benfica.
Mais palavras para quê? Tudo o resto são desculpas…
Um abraço a todos e boas férias!
Bruno Carvalho
PS: Desculpem tudo o que escrevi neste post. Não me lembrei que isto estragava o negócio dos empresários, a distribuição das comissões, etc...
Só escrevi disparates. Deve ser do sol. Perdoem-me.