Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

31
Jul08

SINAIS PREOCUPANTES

Bruno Carvalho

 

 

1. SINAIS PREOCUPANTES NO FUTEBOL PORTUGUÊS
 
O Jornal “A BOLA”, na sua edição de 19 de Julho, pediu a 3 figuras ligadas ao desporto o seu comentário a propósito da condenação de Valentim Loureiro a 3 anos e 2 meses de prisão (com pena suspensa por igual período) no processo Apito Dourado.
 
José Guilherme Aguiar, pessoa que defende o FC Porto há vários anos no programa “O Dia Seguinte” da SIC Notícias disse o seguinte:
 
“Não gostava de ver ninguém atirar pedras, porque no futebol deve haver pouca gente que o possa fazer porque há muitos telhados de vidro.”
          José Guilherme Aguiar, in “A Bola” - 19 Julho 2008
 
 
Devo dizer que conheço pessoalmente José Guilherme Aguiar, pessoa com quem mantenho uma relação cordial. No entanto, não podemos esquecer-nos que José Guilherme Aguiar foi durante anos Director Executivo da Liga de Clubes e por isso as suas palavras ganham outra importância.
 
Afinal o que quis ele dizer? No futebol têm que estar todos calados porque têm todos telhados de vidro? Não devia José Guilherme Aguiar explicar, então, esses telhados de vidro no local certo, a Polícia Judiciária?
 
Quero dar aqui o meu apoio à coragem de Luís Filipe Vieira.
 
Não estou de acordo com a forma como algumas coisas foram feitas, mas tiro o chapéu à forma decidida como Luís Filipe Vieira tem tentado enfrentar a corrupção no futebol português. Pelos vistos esta existe mesmo. Não é um qualquer que o diz, é o ex-Director Executivo da Liga que o afirma.
 
E há mais. Pela forma como tem enfrentado tudo e todos, Luís Filipe Vieira não teme que o seu telhado possa partir. E isso, nos dias que correm é muito importante, e deve ser aplaudido.
 
 
2. SINAIS PREOCUPANTES NO BENFICA
 
Depois de Rui Costa se ter retirado dos relvados e o Benfica ter perdido Cristian Rodriguez para o Porto, agora é a vez de Petit.
 
O Benfica acaba de deixar sair Petit, a custo zero, para o Colónia. A custo zero?! E o jornal A Bola, que pensa que nós somos todos parvos, ainda nos tenta convencer que foi um grande negócio para o Benfica pois assim poupam-se os salários do jogador. Conta-nos ainda esse jornal que a capacidade negocial do Benfica foi tal que evitou ter que pagar metade do salário do jogador para ele jogar no Colónia. Será para rir? Talvez, se não fosse um assunto tão sério.
 
Para mim uma coisa é certa, se havia jogador que merecia o que recebia no Benfica era o Petit.
 
Petit não era como muitos jogadores do Benfica para os quais lhes é indiferente se o Benfica está a ganhar ou a perder.
 
Eu gostava de fazer algumas perguntas a respeito do Petit:
 
- Porque é que se deixam sair os melhores jogadores?
- Petit não era um dos poucos jogadores que tinha raça e que deixava tudo em campo?
- Petit não foi titular indiscutível no Euro 2008?
- Petit não era portador da mística do Benfica?
- Não era Petit, a par de Nuno Gomes, o rosto do Benfica para a venda de Kits?
- Não deveria Petit acabar a carreira no Benfica?
 
Perdoem-me, mas continuo sem perceber a gestão desportiva do Benfica.
 
Um Benfica que acredita cegamente num Yebda qualquer a ponto de deixar sair Petit a custo zero.
 
Um Benfica que no ano passado comprou um camião de jogadores tendo trazido apenas 1 emprestado. Adivinhem quem. Sim, foi Cristian Rodriguez.
 
Nesse camião vinha Edcarlos que toda a gente vê que não tem lugar no Benfica, mas que incompreensivelmente tapou durante a época passada Miguel Vítor que enquanto lhe deram oportunidade jogou sempre bem.
 
Um Benfica que em Dezembro passado pagou 3,5 milhões de euros por Makukula e que agora dá sinais de não o querer.
 
Um Benfica que em Dezembro contratou Sepsi por 1,8 milhões de euros, que diziam na altura ser um novo Maldini, e que agora foi dispensado.
 
Um Benfica que acabou de contratar Jorge Ribeiro e que ouço rumores que o quer emprestar. Jorge Ribeiro tem 25 anos e, portanto, não é um miúdo. Se não era para jogar porque o contrataram? É bom não esquecer que Jorge Ribeiro esteve entre os 23 seleccionados para o Euro 2008.
 
Um Benfica que vê todos os dias Luisão e Katsoranis dizerem que se querem ir embora.
 
Um Benfica que está mortinho que Nuno Gomes se vá embora. Aliás, Petit, Nuno Gomes e Jorge Ribeiro, os jogadores que o Benfica forneceu à selecção nacional parecem não agradar ao clube.
 
Um Benfica que recebeu Freddy Adu como um prodígio no verão passado e que não lhe deu espaço no seu plantel. É curioso ver o destaque que a prestigiada revista Time dá na sua edição de 4 de Agosto a Freddy Adu, colocando-o num fantástico 35º lugar entre todos os atletas olímpicos a observar com atenção em Pequim, sendo o único futebolista dessa lista exclusiva de 100 atletas.
 
Um Benfica que não deu qualquer oportunidade a Fábio Coentrão de mostrar o seu valor.
 
Um Benfica que recebe Pablo Aimar como um novo Deus. Convém, no entanto, não esquecer que Aimar não deixou nenhumas saudades em Saragoça, equipa que desceu na época passada à 2ª divisão espanhola.
 
Parecem-me sinais preocupantes.
 
Como preocupantes me pareceram as expressões faciais de Quique Flores face à impotência do Benfica perante o Sporting.
 
Enfim, mais uma vez vamos começar tudo do zero.
 
 
 
Bruno Carvalho
 
 
PS: Provavelmente o Benfica irá contratar Luís Garcia e haverá de novo júbilo entre nós. No entanto, nada nos garante que Luís Garcia não será um dos dispensados na próxima época. Makukula também era um grande reforço e apenas lhe deram meia época para se impor, o mesmo tempo que foi dado a Bergessio.
 
 

63 comentários

Comentar post

Pág. 1/3

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D