Libertemos o "Quique" que há em Nós!
Todos os bons aficionados de futebol, são também experimentados e talentosos treinadores de bancada.
Eu sou um deles. Julgo que o melhor… (?)
Confesso-vos até que tenho um sonho recorrente que revela bem esta apoteótica transmutação do meu “alter-ego”. Sonho frequentemente que sou o treinador do Benfica. Mas exerço essa apaixonante função pela calada. De facto, aos olhos de todos não sou eu quem lá está, é mesmo o treinador do Benfica.
Eu explico melhor: ainda ontem talvez pelo rodopio das transferências ou porque se aproximava o primeiro jogo da pré-época, voltei ao meu sonho. Lá estava eu, todo pimpão, no banco do Benfica mas…,na pele de Quique Flores. Tenho até medo que o Júlio Machado Vaz ensaie uma explicação sobre este assunto.
A verdade é que me divirto imenso com esta sorrateira actividade que me dá o poder de ser efectivamente o treinador do Benfica. E, portanto, de pôr e dispor com algum dislate de todas aquelas estrelas em vez de, como o comum dos mortais, atirar palpites para o ar, daqueles que os treinadores nunca seguem.
Claro que neste meu glorioso sonho, o Benfica é mesmo o Benfica!
Ganha sempre, é sempre campeão!
E eu, depois da vitória, agora na pele de Quique Flores dou, com carinhoso enfado, um aceno final à torcida que enlouquece de alegria, bem lá no alto do terceiro anel.
Bom, mas recuperando o tema dos treinadores de bancada, acho que está na hora de cada um de nós dizer de sua justiça. Qual o onze campeão deste Benfica?
Antes que comecem a disparar palpites vamos fazer uns “suponhamos”:
Primeiro, suponhamos que ninguém está lesionado (menos o Mantorras, claro). Suponhamos ainda que o Benfica contrata mais 2 jogadores. Para não haver variáveis aleatórias eu defino quem são: Luis Garcia e Belleti.
Pronto, vamos lá puxar pelo magnífico “treinador de bancada” que temos em nós e palpitemos sobre o Benfica desta época:
Qual o sistema de jogo? Qual o onze principal? Qual o melhor marcador? Quais os 3 primeiros do campeonato e, já agora, quais as principais dispensas deste Benfica.
Eu digo já: Vamos jogar em 4x4x2 (que pode evoluir, como ontem, para um 4x2x3x1). A equipe será:
Quim; Belleti, Luisão, David Luis e Leo; Balboa, Petit, Aimar e Di Maria; Óscar Cardozo e Luis Garcia (Katso ou Yedba podem substituir um dos avançados no sistema alternativo). O melhor marcador do Benfica será Óscar Cardozo (pudera, com este apelido!..); O Benfica ganha o campeonato seguido do Porto e do Sporting. As principais dispensas serão: Luis Filipe (ufa!); Edcarlos, Maxi Pereira e Nuno Assis.
Pronto, meus amigos, está visto. Têm Vexas a palavra!
No final quem melhor acertar, tem direito, em embalagem devidamente acondicionada (não vá a ASAE tecê-las), a .. ..um quartilho de feijão catarino. Essa é que é essa!
António de Souza-Cardoso
PS1 – Por falar em feijões, gostei da atitude de Quique de não querer perder, jogo nenhum. Eu, a feijões ainda vá, mas quando for a doer livrem-se de fazer a pasmaceira de jogo que fizeram ontem.
PS2 – Freitas do Amaral veio confirmar o que todos já sabíamos. O Presidente da Federação, na sua imensa falta de coragem, precisou de um causídico renomado e insuspeito para tomar por ele a decisão que já sabia ser a mais justa e correcta. Com esta pequena manobra dilatória, Pôncio Pilatos, desculpem Gilberto Madail (assim é que é) , parece ter conseguiu livrar o Porto de não ser afastado da Champions.