O Grande Artista
Não, não vou falar hoje de Vale e Azevedo (por acaso até irei um pouco...) e muito menos de Aimar.
Julgo que não deve passar sem ser assinalado neste local, a retirada (menos dignificada que o merecido) de um dos mais geniais jogadores portugueses, João Vieira Pinto, o Grande Artista e um dos expoentes da Geração de Ouro (ou pelo menos assim apregoada durante muito tempo).
Não sou um admirador de João Pinto em toda a sua plenitude, dado que o seu percurso não é propriamente imaculado. Percorreu vários clubes em Portugal (embora tal pudesse nem ter sido bem assim), nunca percebi a 100% se era um boa influência no balneário ou nem por isso, teve um episódio "esquisito" tal como Paulo Sousa, e teve comportamentos em campo inaceitáveis. No entanto, é impossível negar a sua qualidade futebolística, a sua raça em campo, as exibições fenomenais registadas (impossível esquecer aquele 6-3 com o Sporting) e o facto de estar intimanente ligado a um título nacional e duas Taças de Portugal.
Jogou no nosso Benfica 302 jogos, onde marcou 90 golos!
A sua saída do Benfica, escorraçado por Vale e Azevedo em mais um acto de destruição do património do clube, levou-o para o rival da 2ª circular onde para meu (nosso) desespero em 4 anos marcou 32 golos am 142 jogos, fazendo 2/3 do trabalho de Mário Jardel que se "limitava" a fazer o que melhor sabia...completar o que outros lhe preparavam.
Não sendo, e digo-o mais uma vez, um admirador acérrimo de JVP como sou de Rui Costa, não posso deixar enquanto Benfiquista e Português de lhe deixar o meu obrigado e de lhe desejar felicidades e que possa deixar o seu legado (a parte boa) aos mais novos continuando ligado ao futebol.
PS - O plantel do Benfica fica mais composto dia após dia e temos razões para estar optimistas.
Luís Filipe Vieira revela coragem, ousadia e prepara o plantel para poder ser campeão! É preciso lembrar que isto só é possível porque as finanças do Benfica estão em ordem e o Benfica tem credibilidade! Espero que a sede de ser campeão não desiquilibre novamente as finanças. Mas isso LFV já mostrou saber gerir...
Neste momento o que me preocupa é que sendo esta uma fase da época decisiva por ser aquela em que se ganham as bases (sobretudo físicas) para fazer uma grande temporada, ainda o plantel esteja incompleto, grande parte dos jogadores terem voltado há muito pouco tempo (o que é mais grave no benfica por ser dos 3 grandes aquele que terá uma base de plantel com mais oscilações face à temporada transacta - basta haver mudança de treinador) e que até há muito pouco tempo tenhamos andado com demasiados jogadores para treinar convenientemente. Sendo quem deveria começar primeiro acabamos por ser os que começam (em condições) mais tarde. Não é grave...mas tem de se recuperar o tempo perdido!
Saudações Benfiquistas,
Paulo Ferreira