Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

24
Jul08

3 HOMENS, 1 DESTINO

Bruno Carvalho

 

Penso que Luís Filipe Vieira ainda não percebeu uma coisa ou se percebeu finge não perceber, mas que tem que ser dita com grande clareza:

 
Luís Filipe Vieira e Rui Costa terão que ter forçosamente o mesmo destino.
 
Ainda mais claro: o sucesso de Rui Costa será também o sucesso de Luís Filipe Vieira e o fracasso de Rui Costa será o fim do tempo de Luís Filipe Vieira no Benfica.
 
A temporada passada foi o exemplo de tudo o que um Presidente não deve fazer à frente de um clube de futebol: 
  • despediu o treinador à primeira jornada, treinador esse que transitava da época anterior, ou seja, não era nenhum desconhecido que chegou ao clube com ideias peregrinas
  • colocou (informalmente?) Rui Costa como Director Desportivo a meio da época, o que na prática tornava um jogador como chefe do próprio treinador o que levou naturalmente à saída de Camacho
  • nomeou Chalana como treinador do Benfica quando ainda íamos em 2º lugar com 6 pontos de avanço sobre o 3º. Chalana, bom homem e grande benfiquista, aceitou o lugar. Mas qualquer um via que Chalana não tinha minimamente perfil para o lugar. Não cabe ao líder de uma organização conhecer os seus subordinados? Não sabia Luís Filipe Vieira que Chalana não servia para o lugar? Se não sabia tinha obrigação de saber, por isso é que é o Presidente.
De facto, na época passada, a gestão desportiva do Benfica dificilmente poderia ter sido pior.
 
Se juntarmos o facto de Luís Filipe Vieira ter gasto no verão passado 30 milhões de euros em pseudo reforços e de ainda por cima ter afirmado que o Benfica tinha a melhor equipa dos últimos 10 anos, então o quadro é ainda mais assustador!
 
No entanto, nem tudo foi mau o ano passado.
 
Das ruínas saiu algo de bom: Rui Costa.
 
Tenho que confessar que não conheço Rui Costa pessoalmente, mas gostava muito. Rui Costa representa, para mim, o que o Benfica tem de melhor. Ama o Benfica, é empenhado e destaca-se pelo seu lado humano. O Benfica já merecia alguém assim.
 
Luís Filipe Vieira fez muito bem, repito, muito bem, em ter escolhido Rui Costa para Director Desportivo do Benfica. Daqui lhe envio os meus sinceros parabéns pela escolha.
 
Agora é bom que o Presidente perceba uma coisa, não há lugar para mais “novos ciclos”. Estamos todos cansados desse discurso.
 
Luís Filipe Vieira foi muito claro há dias na entrevista que deu à RTP: Rui Costa tem que ganhar. As palavras são do Presidente, não são minhas. Foi Luís Filipe Vieira quem estabeleceu a meta a Rui Costa.
 
Assim, se Rui Costa ganhar o principal responsável por isso terá sido Luís Filipe Vieira. Foi ele que o escolheu. Foi ele que lhe deu poder. É também dele o mérito.
 
Se Rui Costa não ganhar, o principal culpado será Luís Filipe Vieira. E nesse caso deverá ir-se embora.
 
Não pense Luís Filipe Vieira que conseguirá sobreviver a um eventual e totalmente indesejado fracasso de Rui Costa.
 
Não venha depois com desculpas que não foi ele a jogar, a marcar golos, a treinar, a escolher o treinador ou a escolher os jogadores.
 
Foi Luís Filipe Vieira que contratou todos, por isso tem que assumir tudo para o bem ou para o mal.
 
Parece-me também claro que o sucesso de Rui Costa está dependente do sucesso de Quique Flores, que foi uma escolha pessoal sua e, na minha opinião, uma excelente escolha.
 
Assim, Luís Filipe Vieira, Rui Costa e Quique Flores terão, todos, um destino comum no Benfica.
 
3 homens, 1 destino!
 
 
Bruno Carvalho
 
 
PS: Agradeço o grande apoio que a vasta maioria me deu no post anterior. Acreditem que fiquei admirado por tantos, mesmo alguns que estavam silenciosos, terem demonstrado a sua solidariedade. O Benfica é de facto um clube ímpar, onde todos criticamos, mas depois sabemos sair em defesa dos nossos. Um bem-haja a todos.
 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D