Segunda-feira, 14 de Julho de 2008

Pedro Fonseca em 14/07/08 | comentar

Nem sei por onde começar. Se por comentar as palavras dessa caricatura de pessoa apelidada de “Cebola”; se pela entrevista de Quique Flores à TVI; se pelo aceso debate a que temos assistido, deliciados, neste blogue – e ainda bem que assim é, porque o “Novo Benfica” é um espaço incontornável do benfiquismo opinativo.

 

Peço desculpa se vos vou escandalizar, mas sabem sobre o que é que me apetece mesmo escrever? Sobre a mais que provável contratação de Pablo Aimar, El Mago, um dos mais fabulosos números 10 do Mundo. E sabem o que é que isso significa? Que o Benfica, apesar da míngua de resultados desportivos, apesar de todos criticarem a gestão desportiva dos últimos anos, apesar de, até ver, estarmos fora da Liga dos Campeões, apesar de andarmos numa travessia do deserto que parece nunca mais acabar – o Benfica, dizia eu, é credível, é respeitado, tem solidez financeira para se abalançar a um negócio desta envergadura.
Quantos clubes no Mundo, repito, quantos clubes no Mundo teriam a capacidade de se reerguer do abismo? Quantos clubes teriam dentro de si a força, a mística, a determinação para uma vez afogados numa crise diabólica, durante o mandato de João Vale e Azevedo, com tudo o que era poder no futebol português, desde a Federação, à Liga, à Olivedesportos, a muita comunicação social, à esmagadora maioria dos clubes, contra si, se tivessem levantado quase do nada, quase do zero, para construir um estádio fabuloso, palco da final do Euro 2004, um centro de estágio exemplar, 2 pavilhões soberbos (outros ainda não os têm)? E isto para não falar do renascimento de muitas modalidades que voltaram a encontrar o caminho dos títulos: andebol, voleibol – o basquetebol e o hóquei vão lá chegar. E o futebol, claro, também lá chegou 11 anos depois. É pouco? Para o Benfica é sempre pouco, felizmente.
Podemos e devemos ser críticos. Não podemos e não devemos esquecer este trabalho gigantesco. O MEU AMIGO Bruno Carvalho tem todo o direito (era o que mais faltava que não tivesse) para lembrar os anos em que ficamos em 3º, em 4º e também (é verdade Bruno), em 6º. Como eu tenho todo o direito em lembrar que quando batemos no fundo, apareceram benfiquistas disponíveis para nos retirar de lá.
Entre esses benfiquistas disponíveis não esqueço Manuel Vilarinho. Nem esqueço o abraço entre Manuel Vilarinho e Eusébio no último dia de campanha para as eleições de 2000. Vilarinho ganhou, mas a sua gestão desportiva esteve longe de agradar (lembram-se de Mourinho?). Recuso-me, porém, a criticar um homem e um benfiquista da envergadura de Manuel Vilarinho.
Destaco a sua nobreza e a sua dignidade ao apenas cumprir um mandato e passar o testemunho, democraticamente, a Luís Filipe Vieira, cuja candidatura a presidente apoiou. Qualquer benfiquista digno tem de agradecer a Vieira o renascimento do Benfica. Teve falhas na gestão desportiva? Sem dúvida, como todos os outros que o antecederam. Como as teve Jorge de Brito, Damásio (nem se fala!), Fernando Martins (lembram-se de Chalana?), mesmo os “grandes”, como Joaquim Ferreira Bogalho, Fezas Vital ou Maurício Vieira de Brito.
Aqueles que defendem a estabilidade de um plantel como forma de melhor se chegar ao título, também devem defender a estabilidade directiva de um clube. A união e a solidariedade em torno da Direcção, do director desportivo, do treinador e do plantel é essencial para se atingir aquilo que é o desejo de todos os benfiquistas: o título de campeão. A contratação de Pablo Aimar é um sinal de que o clube tem um rumo bem definido e está no caminho certo.
 

música: Like a rolling stone
tags: , ,


55 comentários:
De paul bekas a 16 de Julho de 2008 às 22:01
Bravo pedro

O Aimar vem ai e o Porto ganhou com um penalty a equipa de Fernando Santos, lembram-se dele? O tal grande benfiquista que convidou Pinto da Costa para o casamento da filha e que se diz um grande benfiquista O tal grande benfiquista que muita gente disse que LFV fez mal em despedir, mas que se esquecem do que a imprensa e os peritos diziam do Benfica quando comecou a epoca passada.

Lembram-se???


De Ismael E M Guimarães a 16 de Julho de 2008 às 13:46
Vamos esperar pela contratação e depois é que devemos falar dela. Não devemos nos precipitar. O FCP já está envolvido nessa negócio para nos dificultar a vida.


De Miguel a 16 de Julho de 2008 às 10:02
Se me pedissem para escolher um mérito da comunidade benfiquista eu escolheria o facto de, numa derrota conseguem ver 3 vitórias..

Senão vejamos:

Foram comidos de cebolada no negócio do Rodrigues. Resultado?: Disseram que o jogador não vale nada, blá blá blá, quando ainda há pouco tempo diziam que era dos melhores jogadores em Portugal

Perderam o recurso no Tas: Pois bem, qual foi a conclusão? ainda bem que vão à Champions, assim não se podem concentrar só no campeonato.. Enfim.. Porque fizeram queixa então?

Terceira: Ao que tudo aponta irão perder o Aimar.. Pois já li que, afinal, um dos 3 melhores números dez do mundo(palavras de rui costa) é afinal um jogador banal e cheio de lesões.

O que mais me assusta no meio de tudo isto é ver a vossa lenta decadência, assistindo passivamente à nossa imensa superioridade, quer dentro, quer fora do campo, quer em termos desportivos, financeiros e jurídicos:)


De jose carlos a 18 de Julho de 2008 às 23:43
Um ressabiado é ante Benfiquista de meia tigela! Será que mesmo assim ainda te sobra tempo para dizeres mal do BENFICA porquê.
Come e cala ainda te podes ENGANAR com a tua esperteza!


De Daniel Soares de Oliveira a 15 de Julho de 2008 às 19:47
Deixo um contributo para a história do caso Aimar:

Pablo, o meu 10 espera por ti”, A Bola de 23-06-2008
Rui Costa escreveu carta a Aimar com proposta sedutora. Director desportivo do Benfica já sabe com quem quer ver com a sua camisola. Argentino dá preferência aos encarnados.


A agenda louca de Rui Costa, Record de 24-06-2008
Benfica em semana de grandes decisões. 2ª Feira: Guerreiro sondado. Dica em Stand-by. 3ª Feira: Reunião de Balboa em Madrid. 4ª Feira: Pongolle escolhe. Martins espera. 5ª: Aimar reúne-se em Saragoça

Ataque final, Record de 26-06-2008
Benfica acelera para fechar plantel numa semana. Rui Costa em Saragoça por Aimar...e Ayala pode vir no pacote. Regresso de Miccoli ganha força. Avançado Sobis gostava de jogar na Luz.

Ordem para contratar, A Bola de 30-06-2008
Rui Costa avança com três reforços nas próximas horas. Aimar - Só falta acordo com o Saragoça. Codina - Guarda-redes bem encaminhado. Miccoli - Italiano cada vez mais próximo.

Ataque final a Aimar, A Bola de 01-07-2008
Rui Costa toma hoje posse como administrador da SAD do Benfica. Aimar regressa de férias depois de amanhã; decisão à vista para o número 10.

Rui Costa: "Carlos Martins pode ser o meu sucessor", Correio Manhã de 02-07-2008
"Martins pode ser meu sucessor". O director desportivo dos encarnados diz que segue o médio há dois anos, elogiou o comportamento do Sporting e não quis falar do argentino Aimar.

Benfica quer ter Aimar já na 3ª feira, A Bola de 04-07-2008
Internacional argentino despede-se hoje do Saragoça. Pablo César Aimar está cada vez mais perto do Benfica. Apesar do silêncio dos encarnados e das várias ofertas proteladas em Espanha, é o Benfica que maio seduz "El Mágico", esperado em Lisboa a tempo do arranque da pré-época. O jogador apresenta-se hoje em La Romareda, talvez pela última vez.

Aimar senta-se à mesa com o Benfica, O Jogo de 04-07-2008
Aimar já está em Saragoça e procura agora acertar a sua transferência para o Benfica. O médio chegou ontem a Espanha e tinha prevista uma reunião com os dirigentes do clube que detém o seu passe, encontro que ficou, porém, adiado para hoje

"Ainda não posso falar do Benfica", A Bola de 10-07-2008
«A Bola» com Aimar em Saragoça.

Aimar aperta Saragoça, Record de 11-07-2008
Argentino reuniu-se com líder do clube espanhol e disse-lhe que quer o Benfica.

Jóia de Quique está a chegar, A Bola de 14-07-2008
Aimar embarca hoje ou amanhã para Lisboa. Argentino preso apenas por garantias bancárias.



De ! a 15 de Julho de 2008 às 15:11
O Futebol Clube do Porto devia ter vergonha de andar a aliciar os jogadores que neste momento estão a ser aquisitados pelo Benfica, o que eles fazem não é futebol não é nada!! Foi com grande desagrado que li hoje no Coreio Da Manhã, que o F.C.P andava a aliciar Pablo Aimar, isso é no minimo vergonhoso, mas que ética é que eles têm!?? Soube também que tentaram o mesmo com Carlos Martins e com Balboa...
Não caiam no ridiculo, e que o Aimar assine com o Benfica o mais rápido possível, isso sim vai ser uma chapada sem mão para esse blube..!!!!


De pi a 15 de Julho de 2008 às 16:35
lol...balboa? carlos martins? é só rir...


De jose carlos a 18 de Julho de 2008 às 23:45
ri te ri que quando souberes a verdade vais de certeza chorar!


De goleador a 15 de Julho de 2008 às 15:09


http://www.bolanatola.blogspot.com/



Corrupção no futebol forma campeões.



De Joaquim Queirós a 15 de Julho de 2008 às 15:01
Sou um adepto do Benfica dos anos 50. Do Julinho , do Corona, do Moreira, do Rogério. Fui mais tarde um enfeitiçado pelos anos 60 gloriosos benfiquistas, da era dos colossos comandados por Coluna, Eusébio, José Águas, Zé Agusto , Germano (que foi internacional a quase todos os lugares e até guarda-redes foi numa final da Taça dos Campeões). Tenho mais de 70 anos e nunca estive no Estádio da Luz. Estive lá, uma vez, num jogo com o FC Porto, mas antes de começar a partida vim-me embora. O coração batia muito forte.
Convivi, no entanto, com alguns presidentes, tendo a melhor recordação pessoal de José Ferreira Queimado.
Aguentei - e aguento - os últimos anos negativos. Mas tenho fé, acredito, que continuaremos no bom caminho se formos adeptos de um clube que tenha no emblema a seriedade.
Não conheço Luís Filipe Vieira. É até natural que se o conhecer pessoalmente tenha de fazer uma apreciação menos agradável, mas o que não posso, não podemos, é de forma alguma esconder que ele devolveu ao Benfica a estabilidade financeira, o prestigio e a dignidade de um clube grande, do verdadeiro clube do Povo.
Não tem tido argúcia e sorte no comando das coisas do futebol. Agora, com Rui Costa, benfiquista que terá ainda de passar por um tempo difícil de adaptação , pois isto de dirigir um clube no mundo do futebol é mais difícil do que driblar dois ou três adversários e marcar um golo de antologia. Enfrentar os mafiosos dos agentes dos jogadores, saber safar-se das "sarrafadas" dos dirigentes dos clubes adversários não é coisa fácil.
Tenho esperança que vamos construir uma equipa à Benfica. Não pretendemos ser a Selecção da Argentina, queremos, se possível, ser os mais portugueses possível e jogarmos "à Benfica", com garra, com determinação, nunca parando.
Deixemos os outros ostentar a riqueza podre dos corredores dos tribunais. Para nós BEM FICA sermos sérios na vida e sérios dentro das quatro linhas,


De joaoaugusto a 15 de Julho de 2008 às 15:01
A contratação de Pablo Aimar é um sinal de que o clube tem um rumo bem definido e está no caminho certo. ....


Quando é que le foi contratado?..

Se for ...vamos esquecer tudo este romance...
E se não for?...

O Nosso SLB está no bom caminho ?...para onde ?

Já se foi o Fábio, a seguir prepara-se a cama para o ADU ?...
Será este o caminho certo?
NÂO!!!!!


De Santos a 15 de Julho de 2008 às 13:44
Consigo ver duas maneira de encara a transferência de Aimar neste momento:

-Ou se assume de vez a contratação a qualquer custo!
-Ou se vai buscar Micolli ou Saviola + um 2º Di Maria mas a tempo de fazerem a pré época;

È obvio que existirão mais formas de abordar o problema, mas no fundo trata-se de decidir entre contratar um 10 indiscutivel + um bom avançado, ou contratar um avançado móvel de valor indiscutivél e um 10 bom e com larga margem de progressão! Penso ainda que quique deve descer o maxi pereira para segundo defesa direito (lugar que ocupa na seleção do seu país) e manter o adu como subtituto do Balboa ou do Di Maria!!

Contratem o que contratarem penso que esse deve ser um processo celere, pois dou mais valor a uma boa pré época que contratações de ultima hora!!

Equipa 2x : guarda redes - Quim - Moreira

defesa direito - Nélson - Maxi Pereira

defesa central - Luisão - Ed Carlos

defesa central - David Luís - Miguel Vitor

defesa esquerdo - Léo - Jorge Ribeiro

médio direito - Balboa - Adu

médio defensivo1 - Petit - Ruben Amorim

médio defensivo2 - Yebda - Filipe Bastos

médio ofensivo - Aimar(?) - Carlos Martins

médio esquerdo - Di Maria - André Carvalhas

Avançado centro - Cardozo - Nuno Gomes

Avançado movél - (?) - Urettavizcaya

3as escolhas: Makukula, Sepsi, Yu Dabao, Bruno Costa, Mantorras!!

Parece-me que o que mais importante agora é mesmo rotina tática e duas contratações!!


De Sérgio Oliveira a 15 de Julho de 2008 às 12:53
Também nem sei por onde começar.

O campeonato ainda não começou e já estamos a perder em todas as frentes.

É exactamente este sentimento que todos querem que o SLB tenha para à 5ª jornada já estar a mais de 6 pontos, mas não consigo ter outro.

Tudo me leva a crer que o Apito Dourado já está combinado desde o primeiro dia senão vejamos:

1- Tantas horas de escutas e investigação e pouco se aproveita - alguém acredita?
2- O PC é avisado e leva todos os documentos para Espanha - alguém acredita?
3- 6 pontos ao FCP não aquece nem arrefece
4- Recurso de PC estudado e o clube não recorre
5- Se for preciso o recurso do PC resolve
6- 3 pontos ao Leiria não muda nada
7- Descida de divisão do BFC - pode ser que feche e não se descubra o que o VL e o JL andaram lá a fazer durante anos
8- Como é possível o VL ainda ocupar o cargo que ocupa?
Não estava tudo feito????

Claro que estava, só não pensaram na UEFA!!!

Mas como neste país tudo está tudo pendurado por fios, basta faltar a reuniões, sair delas, adiá-las, o que for necessário para que a UEFA já nem se queira meter.

Que desilusão de país!!!!

E agora só falta um ou outro jogador, Aimar, Miccoli, Simão ou outro qualquer para fazer do Benfica o bombo da festa.

Que vontade dá de dizer compre-se árbitros, dirigentes, juízes, jogadores!!!!! O crime afinal compensa.

Desculpem mas tinha que desabafar!!!!


De goleador a 15 de Julho de 2008 às 15:08
Terça-feira, 15 de Julho de 2008
Corrupção no futebol forma campeões.

O dirigismo do futebol é corrupto. E não só o nacional...tambem o da UEFA.
O caso da penalização desportiva a Pinto da Costa e ao F.C. Porto, vêm destapar a panela de interesses que domina o futebol. Ficámos a saber, tirada a tampa da panela, que os organismos de recurso das decisões dos castigados são manipulados a favor das entidades (clubes) que em devido tempo colocaram nessas estruturas homens de confiança. Nem vale a pena dizer nomes, nem as estruturas infectadas, tão conhecidos são. Até as regras de funcionamento e estatutos desses orgãos, ditos autónomos e soberanos, são "espezinhadas". Aí está o caso UEFA/FPF para ilustrar. Arma-se a confusão sobre o castigo aplicado. Mas é o castigado que beneficia da confusão que é provocada pelos seus homens de mão. Adiam, adiam, até ao infinito. E aqueles que estão acima e poderiam tomar posição escusam-se tambem e deixam correr o marfim, sabendo que o deixar correr é como o código postal, meio caminho andado para fazer ganhar o infractor. Na UEFA, a mesma coisa, com outros intervenientes.
...................

Ver post em
http://www.bolanatola.blogspot.com/


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds