Outra vez Carlos Xistra!
O Benfica pode ter comprometido decididamente o campeonato. Mas a última jornada prova bem a diferença de critérios. O Porto marcou em casa do Guimarães um golo inédito que até duas bolas em campo tinha.
O Benfica perdeu por um expulsão iniqua de Javi Garvia, com uma falta ao contrário que acabou por estar na origem de um golo onde Roberto volta a ser mal batido.
E com um golo limpo, mal anulado a Jara!
Nem falo do cartão outra vez inédito a Luisão que o impede de jogar contra o Portimonense. Tudo isto serão coincidências. Infelizmente acho que não.
Tenho pena que tenha sido assim, porque a verdade é que o Porto tem feito um campeonato também inédito com apenas 4 pontos perdidos.
Não tenho dúvidas em dizer que o Benfica foi, na maioria da época, melhor do que o Porto.
Claro que também estamos a pagar o facto de sermos a única equipa ainda nas 4 frentes. A gestão fisica é dificil. Tenho dúvidas se apostamos bem em sacrificar Salvio e Nico Gaitan E como, infelizmente, o empate não era suficiente tivemos que arriscar com um Alan Kardec que tarda em segurar o lugar.
Existem muitas explicações para esta decisiva derrota, mas a primeira de todas pelos dois lances decisivos de que já falei, foi Carlos Xistra e os seus auxiliares. E isso é que é verdadeiramente lamentável!
Provavelmente o Porto não precisava disto, mas a verdade é que voltamos a esta insustentável situação de os campeonatos se resolverem por razões que estão para além do desempenho das equipas.
Acho bem, porque também sou assim, que a atitude seja continuar a lutar em todas as frentes. Esperando que mais ninguém venha a interferir com tanta injustiça naquilo que podem ser as glórias que ainda estão reservadas ao Benfica para esta época.
António de Souza-Cardoso