Continuamos Vivos!
Depois da exibição monumental de Guimarães, a provar a ressurreição do Benfica e a forma como tão bem superou o doloroso "apagão" do inicio de época, veio o Estugarda, uma equipa forte, fisica e tecnicamente, de escala e dimensão europeia, apesar do mau desempenho no campeonato.
Até por isso os alemães agarraram-se animicamente ao que lhes restava - a Liga Europa e deram na Luz e que tinham para dar.
O Benfica da primeira parte acusou a saida forçada de Saviola - Jara não é a mesma coisa, ou melhor, não é para a mesma coisa.
A menor inspiração de Salvio e a menos boa elasticidade e rapidez de Sidnei (que grande partida em Guimarães), ocasionaram um primeiro tempo sem o fulgor e a consistência das partidas anteriores.
Jesus aproveitou o descanso e o balneário para reabilitar a equipa e o Benfica apareceu revigorado para uma segunda parte de luxo onde só a manifesta falta de fortuna (e um árbitro tendencioso e impreciso) fizeram com que não resolvesse a eliminatória na Luz.
Grande exibição dos laterais - Maxi Pereira e Fábio Coentrão. Muito bem Javi Garcia (inesgotável energia) , Pablo Aimar (sublime virtuosismo) e Oscar Cardozo que no momento certo voltou a ser decisivo.
O Benfica provou que é, claramente, a equipa em Portugal a jogar melhor futebol. Quem viu a seguir o Sevilha-Porto, percebeu bem a diferença de desempenho e de fortuna.
A verdade é que continuamos vivos, para quem já nos tinha enterrado esta época.
Hoje virá o Sporting, a jogar no seu terreno e moralizado pelo bom desempenho europeu.
É mais uma final. Mas o Benfica paulatinamente tem vencido todas as finais.
E com Saviola no onze, a coisa "pia ainda mais fino"....
Vamos Benfica!
António de Souza-Cardoso
PS: O Novo Benfica irá contar proximamente com novos colaboradores. Prestes a chegar ao 750.000 visitantes o Blog, apesar de alguns poucos (mas com muitos nomes) que o tentam denegrir continua, como o nosso Benfica, vivo e de boa saúde.
Com a mesma independencia e pluralidade que nos juntou. E, principalmente, com o mesmo resistente e transbordante amor ao Benfica. É por isso e só por isso que aqui estamos e é também por isso que, por mais que alguns ladrem, a caravana do Novo Benfica continuará alegremente a passar.