Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

24
Mar10

AFINAL, O PORTO AINDA PODE GANHAR A LIGA NESTE ANO

José Esteves de Aguiar

 

No plano desportivo, estamos falados: na presente época, o Porto disse adeus a todas as Ligas – da Liga dos Campeões 2009/2010, saiu pela porta pequena, na de 2010/2011, nem por uma janela entrará, da Liga Sagres já está arredado e, para terminar, foi goleado pelo Glorioso na final da Taça da Liga.

 

Ou seja, Ligas para o Porto, nem vê-las! Mas será mesmo assim?

 

Tudo quanto referi acima aplica-se ao plano desportivo, mas Pinto da Costa não dorme e já idealizou qual a Liga que o Porto pode ganhar neste ano – a Presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

 

Muito convenientemente, há cerca de um mês e meio, Fernando Gomes apresentou a sua demissão da SAD do Porto, mantendo-se embora como vice-presidente deste clube.

 

O motivo divulgado nessa altura prendia-se com divergências pela contratação de Kléber pelo Porto. Afinal, Kléber não foi contratado e Fernando Gomes saiu na mesma...

 

E porquê? Porque Pinto da Costa lhe traçou outra missão – a de conquistar a Presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

 

De imediato, Fernando Gomes terá começado a procurar apoios, tendo tido a “lata” de afirmar, em entrevista à Lusa neste mês de Março, que não tinha ainda o apoio de qualquer clube…

 

Pois, andamos todos a dormir e acreditamos mesmo que Fernando Gomes resolveu apresentar uma “candidatura espontânea”…

 

Com a política de empréstimo de jogadores seguida pelo Porto nos últimos anos, está desde já assegurado o apoio de um largo número de clubes, quer estejam já a beneficiar de tais empréstimos, quer almejem a tal e queiram estar “nas boas graças” de Pinto da Costa e seu séquito.

 

O Fernando Gomes que vai apresentar-se para a Presidência da Liga será, certamente, um lobo com pele de cordeiro, cheio de boas intenções para gerar consensos, paz e amor para todos os clubes!

 

Convém é não esquecer que é a mesmíssima pessoa que, exactamente há um ano, em entrevista ao JN, deixou bem claro o seu ódio pelo Benfica.

 

Permitam-me a transcrição de uma pequena parte dessa entrevista.

 

À pergunta “Chegou a temer que o F. C. Porto não jogasse a Champions em 2008/09?”, respondeu então Fernando Gomes:

 

“Foi um episódio muito negro e que só sucedeu porque houve uma pessoa que, exorbitando as suas competências, funcionou como "musa inspiradora" do senhor Cunha Leal, que, apesar de não perceber nada de regulamentos e de ter sido responsável por dois grandes escândalos do futebol português - a inscrição de Ricardo Rocha pelo Benfica e a permissão da realização do jogo Estoril-Benfica no Algarve - lançou a nuvem do artigo 1.04, gerando um alarido que levou a UEFA a abrir o processo. Foi também essa "musa" que deu todas as dicas ao "renomado" José Manuel Delgado, permitindo-lhe que efectuasse uma campanha lamentável contra o F. C. Porto no jornal A Bola. Ainda mais grave é um clube que não logrou atingir a Liga dos Campeões ter agido sem pensar nas consequências para o futebol português. E depois ainda tiveram a lata de vir dizer que, se ganhassem esse direito através dos tribunais, não iriam participar. Só dá mesmo vontade de rir!”

 

Nessa mesma entrevista, a dado passo Fernando Gomes afirma:

 

“O FC Porto não se entrega nas mãos do acaso para ser bem sucedido. Não o faz a nível desportivo e também não o faz ao nível financeiro.”

 

Acrescento eu: também não o faz ao nível das arbitragens e, claramente, planeia também não o fazer ao mais alto nível dirigente da Liga.

 

Temos que estar altamente vigilantes e atentos, porque novas jogadas de bastidores estão a ser cuidadosamente preparadas. O Benfica incomoda muita gente e o Polvo não dorme!

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D