AFINAL, O PORTO AINDA PODE GANHAR A LIGA NESTE ANO
No plano desportivo, estamos falados: na presente época, o Porto disse adeus a todas as Ligas – da Liga dos Campeões 2009/2010, saiu pela porta pequena, na de 2010/2011, nem por uma janela entrará, da Liga Sagres já está arredado e, para terminar, foi goleado pelo Glorioso na final da Taça da Liga.
Ou seja, Ligas para o Porto, nem vê-las! Mas será mesmo assim?
Tudo quanto referi acima aplica-se ao plano desportivo, mas Pinto da Costa não dorme e já idealizou qual a Liga que o Porto pode ganhar neste ano – a Presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Muito convenientemente, há cerca de um mês e meio, Fernando Gomes apresentou a sua demissão da SAD do Porto, mantendo-se embora como vice-presidente deste clube.
O motivo divulgado nessa altura prendia-se com divergências pela contratação de Kléber pelo Porto. Afinal, Kléber não foi contratado e Fernando Gomes saiu na mesma...
E porquê? Porque Pinto da Costa lhe traçou outra missão – a de conquistar a Presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
De imediato, Fernando Gomes terá começado a procurar apoios, tendo tido a “lata” de afirmar, em entrevista à Lusa neste mês de Março, que não tinha ainda o apoio de qualquer clube…
Pois, andamos todos a dormir e acreditamos mesmo que Fernando Gomes resolveu apresentar uma “candidatura espontânea”…
Com a política de empréstimo de jogadores seguida pelo Porto nos últimos anos, está desde já assegurado o apoio de um largo número de clubes, quer estejam já a beneficiar de tais empréstimos, quer almejem a tal e queiram estar “nas boas graças” de Pinto da Costa e seu séquito.
O Fernando Gomes que vai apresentar-se para a Presidência da Liga será, certamente, um lobo com pele de cordeiro, cheio de boas intenções para gerar consensos, paz e amor para todos os clubes!
Convém é não esquecer que é a mesmíssima pessoa que, exactamente há um ano, em entrevista ao JN, deixou bem claro o seu ódio pelo Benfica.
Permitam-me a transcrição de uma pequena parte dessa entrevista.
À pergunta “Chegou a temer que o F. C. Porto não jogasse a Champions em 2008/09?”, respondeu então Fernando Gomes:
“Foi um episódio muito negro e que só sucedeu porque houve uma pessoa que, exorbitando as suas competências, funcionou como "musa inspiradora" do senhor Cunha Leal, que, apesar de não perceber nada de regulamentos e de ter sido responsável por dois grandes escândalos do futebol português - a inscrição de Ricardo Rocha pelo Benfica e a permissão da realização do jogo Estoril-Benfica no Algarve - lançou a nuvem do artigo 1.04, gerando um alarido que levou a UEFA a abrir o processo. Foi também essa "musa" que deu todas as dicas ao "renomado" José Manuel Delgado, permitindo-lhe que efectuasse uma campanha lamentável contra o F. C. Porto no jornal A Bola. Ainda mais grave é um clube que não logrou atingir a Liga dos Campeões ter agido sem pensar nas consequências para o futebol português. E depois ainda tiveram a lata de vir dizer que, se ganhassem esse direito através dos tribunais, não iriam participar. Só dá mesmo vontade de rir!”
Nessa mesma entrevista, a dado passo Fernando Gomes afirma:
“O FC Porto não se entrega nas mãos do acaso para ser bem sucedido. Não o faz a nível desportivo e também não o faz ao nível financeiro.”
Acrescento eu: também não o faz ao nível das arbitragens e, claramente, planeia também não o fazer ao mais alto nível dirigente da Liga.
Temos que estar altamente vigilantes e atentos, porque novas jogadas de bastidores estão a ser cuidadosamente preparadas. O Benfica incomoda muita gente e o Polvo não dorme!