22
Fev10
CONTAS DE CABEÇA
Pedro Fonseca
O Benfica está isolado na frente da Liga, pela primeira vez em todo o campeonato. A 10 jornadas do fim, a sensação é boa e a situação merecida. Contudo, é cedo para embandeirar em arco ou para deitar foguetes antes de uma festa que todos queremos fazer na Luz, contra o Rio Ave, na última jornada.
Estou plenamente convencido que os próximos 4 jogos são decisivos. No que ao Benfica diz respeito, jogamos 2 vezes fora (já sábado com o Leixões e com o Nacional) e em casa com o Paços de Ferreira e com o Sp. Braga.
O fc porto joga 3 vezes fora e 1 em casa. Sendo que vai domingo a Alvalade. O Sp. de Braga joga, como nós, 2 vezes fora e 1 em casa, sendo que visita a Luz. Ou seja, o Benfica tem tudo para sair ileso destas 4 jornadas. O que equivale a dizer que, se tudo correr bem, e se tudo correr bem aos outros dois candidatos, ficamos com 6 pontos de diferença do fc porto e com 4 do Sp. Braga. A 6 jornadas do fim.
Acresce que em Alvalade, na próxima jornada, o Sporting não pode perder. Se isso acontecer, nem sequer quero imaginar o que pode acontecer. Queda do presidente, demissão do treinador, deserção total e absoluta dos adeptos? Qualquer um destes cenários seria aterrador para o futuro do Sporting.
Perdendo, o Sporting tinha a sua pior série de sempre sem ganhar no campeonato e poderia cair para o 8º/9º lugar da classificação, com consequências irreversíveis no estado anímico dos atletas. A descida aos infernos seria inevitável.
Estou assim convencido que a prova de fogo do fc porto (excluindo o jogo com o Benfica, onde tudo já deve estar resolvido) será contra o Sporting e não contra o Sp. Braga, jogo que deixou a nu toda a cumplicidade existente entre estes dois clubes. Vamos a ver como o Sp. Braga se vai mostrar na Luz: o dócil do dragão ou o raivoso?