Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

03
Jul08

AOS MEUS CRÍTICOS

Bruno Carvalho

 

George Jardel

 

Apesar de contar apenas com cerca de 1 mês de vida é inegável o enorme sucesso deste nosso blog “Novo Benfica”.

 
Com sinceridade, penso que este sucesso ultrapassou as expectativas de todos os membros do painel deste blog e apenas veio confirmar a necessidade de haver um espaço sério onde se pudesse reflectir de uma forma livre, serena e responsável sobre o Benfica.
 
Pelo meu lado tenho procurado partilhar com todos os benfiquistas os meus pensamentos sobre a realidade actual do nosso clube pretendendo com a minha análise ser o mais objectivo possível de forma a que as minhas opiniões possam ser úteis a quem tem a difícil tarefa e enorme responsabilidade de dirigir o Benfica.
 
Os mais assíduos frequentadores do “Novo Benfica” já terão certamente reparado que os meus posts estão longe de ser um conjunto de aplausos cegos ao que se passa no Benfica ou uma série de acusações mais ou menos grosseiras aos nossos adversários.
 
Para mim, as principais causas para não termos hoje um Benfica ganhador são internas e por isso, por mais que sejam agitadas bandeiras onde nos são mostrados os múltiplos e infindáveis inimigos do Benfica, continuo a achar que, se tivermos uma casa organizada, os melhores jogadores e os melhores treinadores, seremos campeões de uma forma regular e sistemática.
 
Acontece que essa não tem sido a realidade e por isso não vou abster-me de emitir opinião, ainda que para alguns, felizmente uma minoria, isso signifique que eu não seja benfiquista.
 
Acreditem que me custa muito que me acusem de não ser benfiquista pelo facto de dar a minha opinião honesta, descomprometida e construtiva.
 
Mas é precisamente aos que me criticam que me dirijo agora.
 
Devo dizer-vos com clareza: o Benfica existe para ganhar e tem que ganhar. Se estão satisfeitos com o estado das coisas eu não estou!
 
É claro que todos sabemos o difícil legado que Manuel Vilarinho e Luís Filipe Vieira receberam de Vale e Azevedo. Mas até quando isso servirá de desculpa para o Benfica não ganhar? Oito anos ainda não chegaram?
 
Olhemos para a história recente do Benfica. Nos últimos 14 anos o Benfica ganhou 1 campeonato, tantos quantos o Boavista, enquanto o Porto ganhou 10 e o Sporting 2. Nesse período o Porto também ganhou 6 Taças de Portugal, o Sporting 3 e o Benfica 2, enquanto o Boavista, o Beira-Mar e o Setúbal ganharam1 cada. Já agora registe-se que há 18 anos que o Benfica não vai a nenhuma final europeia.
 
Só nos últimos 8 anos já entraram no Benfica cerca de 100 jogadores e foram gastos muitos milhões de euros. Relembro 45 (quase metade!) desses jogadores que o Benfica comprou nesse período:
 
1.            Escalona
2.            Dudic
3.            Cabral
4.            Ronald Garcia
5.            George Jardel
6.            Dani
7.            Ricardo Esteves
8.            Júlio César
9.            Pesaresi
10.        Toni
11.        João Manuel Pinto
12.        Andrade
13.        Fernado Aguiar
14.        Armando Sá
15.        Nuno Santos
16.        Peixe
17.        Éder
18.        Cristiano
19.        Alex
20.        Zach Thorton
21.        Anders Andersson
22.        Amoreirinha
23.        Paulo Almeida
24.        Carlitos
25.        Everson
26.        Karadas
27.        André Luiz
28.        Delibasic
29.        Beto
30.        Karyaka
31.        Marco Ferreira
32.        Manduca
33.        Lauren Robert
34.        Marcel
35.        Manu
36.        José Fonte
37.        Paulo Jorge
38.        Kikin Fonseca
39.        Diego Souza
40.        Miguelito
41.        Andrés Diaz
42.        Luís Filipe
43.        Stretenovic
44.        Bergessio
45.        Edcarlos
 
Já imaginaram um verdadeiro “dream team”, vestido de cor-de-rosa, que se pode construir com todos estes jogadores que já foram do nosso clube?
Eu dou um exemplo:
- Guarda redes: Zach Thorton
- Defesa: Pesaresi, Stretenovic, Júlio César, Toni
- Meio-campo: Everson, Paulo Almeida, Marco Ferreira, Andrés Diaz
- Avançados: George Jardel, Delibasic
 
É uma lista impressionante, não é? E aviso que fui bastante benevolente no critério utilizado, pois existem vários outros jogadores que o Benfica contratou nos últimos anos que facilmente poderiam integrá-la.
 
Será que no Benfica ninguém percebe de futebol? Não é o Benfica um clube de futebol? Um clube de futebol não tem que, por obrigação, ter gente que perceba do que está a fazer? É totalmente incompreensível!!!
 
Todos aqueles que estão contentes pelo Benfica ganhar um campeonato em 14 anos e felizes com a política desportiva do clube, então, de facto, podem criticar-me à vontade.
 
Eu não me vou calar. Quero um Benfica que ganhe. Que tenha as melhores equipas e os melhores treinadores. Quero um clube que não mande embora jogadores como o Deco e o Maniche e que não consiga reconhecer a qualidade de um treinador como José Mourinho (não devia ser difícil!!!).
 
Quero um clube que se concentre no futebol, que teve um ano inteiro para renovar com um jogador e deixou-o ir para o principal adversário e depois invente desculpas e acuse de desonestidade o mesmo empresário que o trouxe para a Luz.
 
Estou cansado de ouvir o Benfica a falar apenas de apitos e não de futebol.
 
Não sou benfiquista? Pensem o que quiserem. Sei que a grande maioria dos benfiquistas pensa como eu. Sei que todos queremos viver alegrias no presente e estamos fartos de viver do passado, por mais glorioso que ele seja.
 
Tenho esperança que Rui Costa consiga alterar este estado de coisas.
 
Viva o Benfica!
 
Bruno Carvalho
 
PS 1: Espero que este ano o equipamento alternativo do Benfica seja branco. Eu compreendo o marketing, mas acho que o equipamento alternativo do Benfica deverá ser sempre branco (como o principal é sempre vermelho). Vamos deixar-nos de idiotices cor-de-rosa!
 
PS 2: Em breve farei um post dando a minha opinião como é que o Benfica se deve organizar para ser um clube vencedor e outro com uma primeira avaliação do trabalho de Rui Costa
 
PS 3: Um abraço para a TERTÚLIA BENFIQUISTA, um excelente blog sobre o nosso clube
 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D