Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

01
Jul08

A cegueira

Miguel Álvares Ribeiro

 

 

Só por falta de tempo e capacidade não escrevi ainda o post que gostaria sobre a condição de adepto, a irracionalidade que lhe é inerente e até algumas contradições que tem com os valores da ética desportiva.

 
Vem isto a propósito da recente decisão do TIC e das manifestações de júbilo dos adeptos do fcp, que já pretendem exigir que tenha repercussões na justiça desportiva. Que fiquem satisfeitos porque o seu clube se livrou de mais uma eu até compreendo; que não só não repudiem como até louvem o comportamento dos seus dirigentes é que me parece inaceitável. De facto, acho natural que um adepto tenha uma grande dose de irracionalidade em relação ao seu clube, mas não no que diz respeito às pessoas que o servem (ou deviam servir).
 
Não encontrei ainda ninguém que negasse que a tentativa de corrupção foi consumada (e, tanto quanto sei neste caso não só foi comprovada como até assumida). Refugiam-se os adeptos do fcp numa pretensa generalidade deste comportamento que justificaria os seus dirigentes – apesar de não conseguirem concretizar qualquer situação. Não consigo aceitar esta complacência, até porque não acredito que a aceitassem noutro qualquer campo de actividade.
 
O mais perverso de tudo isto é que o desporto, que devia ser essencialmente uma escola de valores, consiga que pessoas bem formadas compreendam, e até justifiquem, os comportamentos mais atentatórios desses mesmos valores, desde que seja ao serviço do seu clube. Não contem comigo para isso!
 
Neste caso pode-se dizer que só é cego quem quer. O absurdo de toda esta situação lembra-me o título de hoje do JN na sua edição online: Holanda proíbe tabaco nos “charros”!!!
 
Saudações Benfiquistas
 
Miguel Álvares Ribeiro
 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    goleador 02.07.2008

    Caro A.Barreto,
    relativamente às suas questões, tenho para mim, que o "SISTEMA" em vigor no futebol, é o preço que o poder politico está a pagar aos "donos da bola", pela "acção" desses senhores contra o chamado gonçalvismo.
    Lembra-se que até o governo quiz pedir transferência para o Norte?
    Quem dava xitos? Quem liderou todos os processos da criação da Liga e quem encheu de homens de mão os cargos decisores das estruturas do n/futebol?
    São sequelas disso, o poder dominante. Falta dar a vassourada nisso tudo.

    Claro que o Benfica, devido, à crise directiva que atravessou, ficou fragilizado e sem poder opor-se à liderança mafiosa de PC, Major, Adriano Pinto e outros da mesma laia.

    Penso que o mau tempo já lá vai e que finalmente podemos combater as mafias criadas e, politicamente apoiadas.
  • Sem imagem de perfil

    António Barreto 02.07.2008

    Caro goleador;
    Você é um óptimista! Tenho fortes razões para crer que o mau tempo não vai passar tão depressa. Os aliados económicos e políticos do FCP são muito poderosos. É preciso ver para além do Sr PC e do FCP, mas, experimente comparar a constituição accionista do FCP com a do SLB, bem como dos respectivos Conselhos de Administração. Reveja as peripécias do "Apito Dourado" e colaterais e note as coincidências de actos vários de ilustres figuras públicas.
    Sem mais rodeios; a questão primordial subjacente a tudo isto é de natureza política; O FCP, o Sr PC e alguns adeptos, não passam de instrumentos de afirmação política de alguns líderes do Norte. Os seus aliados estão à vista; nem se dão ao trabalho de disfarçar embora mantenham uma pose aparentemente distanciada. Uma roptura social pelo desporto, serve na perfeição os interesses dos apoiantes da regionalização. Portanto, é minha convicção que, neste contexto, o nosso SLB, tem que assumir um discurso político, para sair deste fosso; tema para desenvolver mais tarde.
    Claro que me lembro do Gonçalvismo e dos seus excessos, dos quais o País ainda hoje padece, pois o PREC ainda não terminou e o nosso SLB é a prova disso.
    Pode não parecer, mas este assunto é muito profundo e não deve ser encarado com leviandade por ninguém.
    Cumprimentos,
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2010
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2009
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2008
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D