Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

12
Dez09

OLHANENSE-BENFICA

José Esteves de Aguiar

 

É sempre arriscado fazer prognósticos a jogos, mas apeteceu-me fazê-lo em relação a este.
 
Na pré-época o Benfica defrontou o Olhanense na final do Torneio do Guadiana e teve que suar muito para ganhar o jogo e o troféu.
 
Jorge Costa socorreu-se de marcações apertadas aos principais criativos do Benfica para manietá-los durante grande parte do encontro, tendo dado ordens aos seus jogadores mais rápidos da frente de ataque para explorarem as costas da defensiva benfiquista.
 
Esta estratégia resultou num jogo bastante eficaz por parte do Olhanense, que conseguiu dominar os acontecimentos durante largos minutos.
 
De cada vez que Ukra, Rabiola e Zequinha partiam para o ataque, faziam-no de forma muito rápida e com boas trocas de bola, bem lançados por Castro, Rui Baião e Messi.
 
Lembro-me perfeitamente de pensar, no final daquele jogo, que o Olhanense era sério candidato a ser a agradável surpresa desta Liga. Afinal enganei-me e anda pelos últimos lugares da classificação.
 
No entanto, os atributos de boa organização, jogo pressionante a meio-campo e rápidos contra-ataques continuam presentes na equipa do Olhanense, a qual pode por isso mesmo causar-nos alguns dissabores no jogo desta noite.
 
Para além das características que acabei de referir, há que acrescentar a motivação extra que todas as equipas têm quando defrontam o Benfica e o facto de contar nas suas fileiras com alguns jogadores emprestados pelo Porto e, naturalmente, empenhados em facilitar a vida ao clube-patrão.
 
Por outro lado, o treinador Jorge Costa é uma daquelas personagens que, no futebol português, sempre nutriu um ódio de estimação pelo Benfica.
 
Sabendo-se que estamos nas vésperas do Benfica-Porto, não é nada difícil prever que a estratégia do Olhanense passará por marcações apertadíssimas aos jogadores do Benfica, que podem ter duas componentes, ambas penalizadoras para o nosso clube – por um lado lesões de jogadores fundamentais do Benfica, por outro levar estes a reagir às provocações que, sem dúvida, lhes serão dirigidas, sendo passíveis de sanção disciplinar.
 
Num caso e no outro o grande beneficiado seria, sempre o Porto. Espero, sinceramente, que o árbitro (apesar de portuense) Artur Soares Dias consiga ser isento e evitar a estratégia que, não duvido, está montada para este jogo.
 
Espero, também que JJ tenha preparado psicologicamente os jogadores do Benfica para a realidade que os espera hoje à noite.
 
É certo que tudo pode alterar-se se o Benfica entrar no jogo – como deve – de forma decidida e a marcar cedo. Nesse caso, o melhor ataque da prova pode voltar a fazer das suas, frente a uma equipa que se apresenta como mais um osso duro de roer na nossa caminhada para o título de campeões nacionais 2009/2010.
 
Vamos jogar à Benfica, do primeiro ao último minuto!

8 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D