09
Dez09
BENFICA TV: UM ANO À CAMPEÃO
Pedro Fonseca
Nos últimos dias, por influência do meu filho mais velho, tenho passado algumas horas a ver a Benfica TV. “Ver” não é bem o termo, mais correcto é dizer “deliciar-me”. Pela voz do Presidente do Benfica fiquei a saber ontem que hoje o canal faz um ano de emissão.
Já aqui o escrevi e repito: a Benfica TV é um projecto com a importância da construção do novo estádio e do centro de estágios. São estes os três pilares fundamentais do presente e do futuro do Benfica. E os três têm um nome em comum em termos de autoria: Luís Filipe Vieira.
Voltemos à Benfica TV. Nos últimos dias, dizia eu, deliciei-me com horas e horas de benfiquismo: os infantis, os iniciados, os juvenis, os juniores, a disputarem encontros de todas as modalidades; as modalidades seniores e de alta competição, com treinos, entrevistas a treinadores, a jogadores; as tertúlias de debate de ideias e de denúncia dos ataques ao Benfica, etc, etc, etc.
A Benfica TV traduz, como ninguém, o que é o Mundo Benfiquista. E acreditem, é um mundo imenso, incomparável, que mesmo a nós que conhecemos bem o clube há muitos anos nos deixa espantados, estupefactos, boquiabertos.
Sem o canal, talvez que os milhões de benfiquistas não tivessem a percepção total e global do gigante mundial que é o Sport Lisboa e Benfica, das dezenas de milhares de atletas que todos os dias competem com a camisola do Benfica envergada em todos os escalões e em todas as modalidades (muitas delas de que a esmagadora maioria dos portugueses nem conhece o nome) e que todos os dias tornam o Complexo Desportivo da Luz num enorme formigueiro de actividade, de luz, de som, de cor, de alegria.
Sem a Benfica TV era como se tudo isto não existisse. E eu gostava de ver a cara dos nossos adversários, sporting e fcporto, fechados no seu pequenininho mundo, olhando para esta realidade do Benfica que lhes parece tão de ficção científica quando comparada com a sua: pequena, paroquial e provinciana.
Mas mais. Estive também a observar os canais televisivos de outros grande clubes mundiais, como o Real Madrid e o Manchester United (são poucos os clubes que têm este projecto 24 horas a emitir, como o Benfica). A diferença é enorme: os canais do Real Madrid e do Manchester United limitam-se, quase na íntegra, a transmitir antigos jogos de futebol, o que torna a emissão pobre e monótona.
É certo que não têm a dimensão desportiva do Benfica, mas podiam ter mais alguma criatividade nos conteúdos que apresentam. É por isso que não posso deixar, neste seu 1º aniversário, de agradecer a todos quantos fazem a Benfica TV e transmitir-lhes aqui os meus parabéns pelo sensacional trabalho – uma palavra de agradecimento e de parabéns especial para o seu director, Ricardo Palacin.
Os benfiquistas devem estar orgulhosos da Benfica TV. Se as Casas do Benfica, como diz e bem Luís Filipe Vieira, são “embaixadas” e “braços armados” do Benfica, a Benfica TV é a difusora do benfiquismo, da palavra benfiquista, da fé benfiquista.
Uma última palavra para o Presidente do Benfica. O Sport Lisboa e Benfica precisa ainda durante muitos anos da liderança de Luís Filipe Vieira. Se tudo correr bem no plano desportivo, como tudo indica que vai correr, Luís Filipe Vieira merecerá que o seu busto seja colocado no átrio principal do Estádio da Luz, junto aos de Cosme Damião, Joaquim Ferreira Bogalho e Maurício Vieira de Brito.