30
Nov09
PORRA, SERÁ QUE NÃO PERCEBEM?
Pedro Fonseca
A análise ao jogo está feita, vamos então para algo completamente diferente.
Quem ganhou e quem perdeu o derby/clássico? Essas contas vão ter de ser feitas mais lá para diante, mas desde já sublinho a afirmação de Jorge Jesus: o sporting pode começar a pensar na próxima época.
Jesus acertou na mouche e talvez nunca antes um candidato ao título tenha ficado fora do título tão cedo. Portanto, o pontito serviu ao Sporting para passar de oitavo para sétimo. Não é nada mau, nos tempos que correm.
Perdeu o Benfica dois pontos? Talvez. Perdeu-os certamente para o Braga, que ganhou em Alvalade. Para o fcporto, logo se vê. Para já, o que há a assinalar é que passamos incólumes um terreno perigoso.
Vejam bem, eu escrevi perigoso, não difícil. Perigoso porque apesar de moribundo, o sporting não tem só o médico Eduardo Barroso à cabeceira da cama, tem também um corpo de ilustres funcionários do Estado, desde ministros e ex-ministros, presidentes de conselhos de administração de empresas públicas e ex-presidentes de conselhos de administração de empresas públicas, banqueiros e ex-banqueiros, presidentes da liga e dos árbitros, tubarões da comunicação social, etc.etc.etc.
Ou vocês, queridos amigos leitores, não sabem que o Sporting é o clube do regime, o clube mais centralista de Portugal, o clube do Terreiro do Paço, o clube das elites que nos desgovernam desde a I República?
Pois é, é… E acham vocês que um clube tão fino, da linha de Cascais-Estoril, pode sucumbir assim, sem mais nem menos? Claro que não. Tudo fizeram para o sporting não entrar em coma profundo.
Bettencourt foi ao congresso dos árbitros – foi bom, mas era capaz de não chegar. O amigo Vítor Pereira ajudou no processo – Proença para alvalade. E o amigo Proença, que não é novato nestas andança (pois não, Proença, lembras-te do ano passado no dragão e em 2003/2004 na Luz, também contra o sporting?), foi o executor perfeito da estratégia.
Entrada por trás de Adrien sobre Saviola? Proença sabe que o International Board é claro ao dizer que é vermelho. Mas, nos auriculares, Pereira disse: amarelo. Proença cumpriu. Entrada a “matar” de Veloso sobre Di Maria? Vermelho até na China. Proença é daltónico, nada assinalou. Mão na bola de Polga a centro de Ramires? Sim, era segundo amarelo para o central do sporting, mas Proença (ah, e o seu auxiliar…!!!) fizeram que não viram.
Pois é, vale a pena esmiuçar melhor o jogo e vê-se logo que as coisas em Portugal apostam no politicamente correcto. Pode ser que um dia nos cansemos disto a sério.
Post-scriputm: Desafio os meus amigos leitores a elencarem os nomes de ilustres sportinguistas que ocupam lugares nas instituições que acima referi. E leiam n´”O INFERNO DA LUZ”, algo completamente diferente.