"Porque Mi Gusta Mucho!
Estive para pedir dispensa aos leitores, porque estou numa viagem de trabalho em Buenos Aires, de onde só regressarei no fim-de-semana.
Nunca cá tinha vindo e percebi que é preciso vir para entender o que é a conhecida “Rainha da Prata”.
Em mais nenhum outro Pais da América do Sul (e conheço já muitos) vi a mesma inspiração europeia, misturada com o calor da terra e do sangue que tanto nos encanta nos Países e regiões da América latina.
É um complicado equilíbrio entre a frivolidade da natureza e a altivez civilizacional pela qual a Argentina, pelo especial contexto histórico, foi fortemente tocada.
Quem passeia nesta cidade limpa, monumental, feita a régua e esquadro, desde a autenticidade da Boca e do seu “El Caminito”, até à sofisticação da Rua Florida que escorre generosa até à Plaza Martin, percebe que estamos perante um povo especial, e uma cidade com a magia e o sentido que levou Carlos Gardel, a impor na França de então, o espírito romântico e o ritmo fervilhante do tango.
Mas, dirão os leitores, o que é tudo isto tem a ver com o Benfica?
Pois tem meus Amigos, e eu passo a contar. Tinha eu acabado de comprar uma camiseta oficial da selecção Argentina com um flamejante “ Di Maria” nas costas – a prenda que o meu filho achou que eu lhe devia trazer da Argentina, quando passeando com um amigo pela Reconquista (a par da Florida a maior Rua pedonal de Buenos Aires), senti que me cruzei com algo de familiar e muito afectivo.
O instinto obrigou-me a virar os olhos para trás e, de facto, não estava a sonhar.
Um jovem passeava despreocupado pelas ruas de Buenos Aires, ostentando, impante, uma camisola do Benfica.
Corri para ele, obriguei-o a tirar os “phones” que tinha nos ouvidos. Olhou para mim assarapantado. Ainda pensei que fosse português. Mas ele, receoso da minha impetuosa abordagem, lá gaguejou que era Argentino.
E então fui eu que confessando a minha perplexidade, lhe perguntei o que é que um jovem, num dos Países com o melhor Futebol do Mundo, andava a fazer, todo catita, com uma camisola do Benfica? Seria por Pablo Aimar, por Saviola, por Angel Di Maria?
“No, senor” disse-me ele com alegria e serenidade, explicando simplesmente que trazia aquela camisola porque “ Benfica mi gusta mucho!”.
É assim o nosso Clube. Maior do que nós. Verdadeiramente universal e transbordante de glória e de “aficcion”.
Vejam lá o que será quando voltarmos a ser campeões…
António de Souza-Cardoso