O segredo é Ganhar!
Uma das melhores virtudes do actual treinador do Benfica é a de conciliar trabalho, atitude e ambição.
Não vejo (ainda não vi..) tibiezas ou meias palavras no discurso frontal e no pensamento positivo de Jorge Jesus.
Estou muito à vontade para o dizer porque confesso que a sua contratação, sem me ter suscitado repulsa ou desmerecimento, também não foi daquelas que me pôs aos saltos de entusiasmo.
Sempre me pareceu um treinador batalhador e determinado mas com uma carreira mais associada a clubes de média dimensão. Tive sincero receio que este bom treinador fosse diminuído pela frágil cultura de organização do Benfica, onde não se sabia quem mandava mas sabia-se que ninguém tinha culpa de nada.
Enganei-me. Ao contrário, Jorge Jesus tem ajudado a criar essa cultura organizacional, começando pelo aspecto mais simples que é o trabalho e a atitude dos jogadores.
Amanhã contra o AEK, Jorge Jesus não se contenta com menos do que a vitória. E é esta atitude que o Benfica deve ter sempre, em cada disputa, dentro ou fora do campo. Condescender com um bocadinho menos do que ganhar, é abrir a porta para começar a perder.
Na memória, ainda dolorosa, do jogo com o Olympiacos, cumpre ao Benfica mostrar o que efectivamente mudou. Que é uma equipe diferente para muito melhor.
Que é uma equipe mais próxima do Benfica campeão e europeu porque todos almejamos.
Queira Deus que Jesus continue assim. Porque tudo melhora. Até as acções cuja capitalização bolsista já vale mais do que as do Porto e Sporting, juntos!!!
O segredo é, como sempre disse, ganhar.
António de Souza-Cardoso