Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

28
Set09

ALIANÇAS E COLIGAÇÕES

Pedro Fonseca

Após as eleições legislativas de ontem, está na moda falar-se de alianças, coligações, negociações e quejandos. No futebol português este é um léxico que dura há muito tempo. Aconselho José Sócrates e pedir uns conselhos a Pinto da Costa. O presidente do FC Porto sabe como ninguém dividir para reinar, fazer alianças espúrias e coligações anti-natura, tudo para manter inviolável o seu reduto.

 

Durante anos a fio, Pinto da Costa soube insinuar-se junto de um clube com sede em Lisboa para enfraquecer o outro. Foi assim, no Benfica, com Fernando Martins e Manuel Damásio. Foi assim, no Sporting, com Sousa Cintra e Soares Franco. É assim com José Eduardo Bettencourt.
Pinto da Costa sabe bem que no Benfica, há muitos anos, mudou a agulha. Luís Filipe Vieira é um líder forte, carismático e invulnerável a pressões ou acordos que ponham em causa a liderança, a independência e grandeza do Benfica.
Virou-se então o FC Porto para o Sporting, que tem escolhido sistematicamente líderes fracos, submissos, cordatos e acomodados. Soares Franco e José Eduardo Bettencourt são dois exemplos flagrantes desta idiossincrasia.
Como diz o povo com razão: “Pinto da Costa come-os de cebolada”. As imagens de Bettencourt ao lado do presidente do FC Porto são todo um compêndio de como não liderar um clube que se auto-intitula grande. Soares Franco cometeu o mesmo erro e, depois, veio falar de falta de militância.
No relvado os jogadores (e o treinador Paulo Bento) sentiram na pele essa falta de liderança do Sporting. Uma arbitragem tendenciosa (e uma nomeação provocatória) são o resultado dessa submissão do leão ao dragão. Paulo Bento percebe isso bem e, por isso, assume discursos que não devem ser os seus. O treinador do Sporting é literalmente atirado aos “leões”.
Mas o FC Porto tem sofisticado esta estratégia de alianças. Com o Sporting domesticado, é necessário travar de qualquer maneira um Benfica pujante, forte e dominador, dentro e fora das quatro linhas.
Ligações umbilicais a Sporting de Braga e a Olhanense fazem parte desta estratégia. Por isso, é vulgar (e vai continuar a ser vulgar) ouvir Domingos Paciência nem um ai dizer sobre o penálti não marcado contra o FC Porto e quase pedir desculpa por ganhar o jogo. Preparem-se, porque o mesmo vai fazer Jorge Costa.
Em sentido contrário, qualquer falta mal assinalada a meio-campo a favor do Benfica vai ser motivo para grandes alaridos e reacções patéticas. Não é assim, José Mota? Não é assim, Manuel Fernandes? Não é assim, Nelo Vingada.
Vamos ter de viver com esta hipocrisia no futebol português e fazer ouvidos de mercador. Para mudar estas mentalidades, este sistema, este estado de coisas, só há um caminho: Benfica Campeão.

Post-Scriptum 1: Não quero deixar os meus leitores impedidos de saberem a minha opinião sobre o jogo com o Leixões. Solicito, assim, que visitem "O Inferno da Luz".

 

Post-Scritum 2: Saúdo o regresso do Bruno Carvalho a este blogue. É sem dúvida uma mais-valia que não podemos dispensar. Por motivos que me dispenso enunciar, só agora pude ler o seu "post", por isso, a resposta à sua pergunta, que muito me envaidece, segue dentro de momentos.

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    João Soares 29.09.2009

    Ok....Anes não tinhamos um treinador que metia os jogadores a correr, a culpa é do LFV!!!! Agora temos um treinador que mete os jogadores a correr e a jogar à bola mas o mérito já não é do LFV!!!!!!
    Isso é bastante coerente....
    O homem se manda é porque manda, quando está quieto, como tem estado, é porque está quieto!!!!!!!
    Este povo BENFIQUISTA é mesmo único!!!!!!
  • Sem imagem de perfil

    BALBINA DOS QUINTAIS 30.09.2009

    é verdade Sr. Soares este povo Benfiquista é mesmo único. Mas já foi mais. No tempo em que o Benfica teve Presidentes á sua altura e dignos do lugar que ocuparam, jamais a Mística consentiria que se passassem 8 miseráveis anos com um presidente a encher o rabo de dinheiro com negociatas em nome do Benfica.
    Para o Sr. Soares, o facto do Benfica ter uma equipa ganhadora obriga a um acto subserviente e vergonhoso de agradecimento para com o ex presidente do Alverca. Para mim, entendo esse facto como uma obrigação de qualquer Presidente do Benfica. Qualquer Presidente do Benfica tem por obrigação dotar a equipa de todas as condições para fazer dela campeã. Como deverá ser do seu conhecimento, o Benfica teve Presidentes que chegaram a comprar determinados jogadores por forma a não irem parar aos clubes rivais. O Sr já deve estar esquecido dos camiões de jogadores que o seu presidente comprou, muitos dos quais nem nos distritais tinham lugar.
    Ficaria agradecido a um Presidente que fosse Benfiquista e que trabalhasse em prol do Benfica. Não posso ficar agradecido a um individuo que só dá 10 ao Benfica para sacar 50. Mas se fica contente com os 10, continue a bater palmas

  • Sem imagem de perfil

    João Soares 02.10.2009

    Sinto-me confudido...Onde é que o sr. viu escrito que eu me sinto feliz com o que não temos conquistado?????? Por favor, diga-me!!!!!!!!!!
    Meu caro, limitei-me a constatar o bom espirito anti-Luis Filipe Vieira, que eu não consigo perceber, se as coisas estão mal a culpa é dele, se as coisas começam a correr bem ele já não tem responsabilidade nenhuma?????? Por favor explique-me....
    Eu não sou, nem nunca serie pró-um presidente qualquer, sou e sempre serei pró-BENFICA, agora não tenho memória curta e sei que à 10 anos atrás andavamos de casa às costas, sei que o clube estava falido, sei que tinhamos um presidente que acabava com as modalidades, sei que tinhamos 94000 sócios........Sei que ele se tem esforçado para fazer o nosso clube entrar no caminho que nunca deveria ter saido, mas relembro-lhe que o clube saiu do caminho das vitórias muito antes de Luis Filipe Vieira chegar à presidência....
    Infelizmente não tem aparecido ninguém que dê luta ao Luis Filipe Vieira (não me diga que acha que o BC e os outros do movimento do veiga eram dignos da presidência??????)!!!!!
    O homem não é perfeito, comete erros e tem atitudes correctas, mas não tem aparecido ninguém da "nossa" confiança que dirija de melhor forma os destinos do clube!!!!!!!!!!!
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2011
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2010
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2009
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2008
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D